quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020


Polícia Civil prende, em Caicó, ex-secretário de saúde do Estado do Ceará


Policiais Civis da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (DEICOR) prenderam, nesta quarta-feira (19), Antônio Diego Lima Rodrigues, 37 anos. Ele foi preso no município de Caicó, em cumprimento a um mandado de prisão preventiva.

O suspeito foi gestor na área de saúde por 11 anos e responde a dez processos por fraude em licitação e desvio de verba pública. Ele estava foragido há 02 meses, residindo em Caicó, onde cursava Medicina na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). 

Após informações repassadas pela Polícia Civil cearense, no sentido de que Antônio Diego estaria residindo no Estado do Rio Grande do Norte, os policiais civis realizaram uma investigação para identificar a localização, que culminou na prisão do suspeito. 

A Polícia Civil pede para que a população continue enviando informações de forma anônima, através do disque denúncia 181, e dos números de denúncia da DEICOR: (84) 3232-2862 ou (84) 98135-6796 (WhatsApp).

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil/RN

Senador cearense é baleado ao confrontar policiais


O senador Cid Gomes (PDT-CE) foi baleado com um tiro de bala de borracha na tarde desta quarta-feira (19) em meio a um protesto de policiais que reivindicam aumento salarial. O senador pilotava uma retroescavadeira e tentava furar um bloqueio feitos por policiais militares no Centro de Sobral.

Ainda não foram divulgadas informações sobre o estado de saúde de Cid Gomes. Imagens feitas por pessoas que acompanharam a manifestação mostram o senador consciente e com a blusa manchada de sangue.

Durante a confusão, tiros foram disparados na direção de Cid Gomes, que quebraram os vidros do veículo utilizado pelo senador. Conforme a assessora do político, ele foi baleado no peito e foi encaminhado ao Hospital do Coração de Sobral.

Com informações do G1.

Álvaro Dias decide sair do MDB após o carnaval

De acordo com uma fonte do Plantão Caicó, o prefeito de Natal, Álvaro Dias,decidiu que vai sair do MDB. Fontes próximas ao prefeito afirmam que a decisão está tomada e após o carnaval deve aconteceu a mudança.  Álvaro ainda não escolheu o partido ao qual vai se filiar.




Polícia Civil prende suspeito por roubo e furto em Caicó


Policiais civis da Delegacia Municipal de Caicó deram cumprimento, na manhã desta quarta-feira (19), a um mandado de prisão preventiva, expedido pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Caicó, em desfavor de Sérgio Viturino de Araújo, 22 anos. Ele foi preso em sua residência, localizada na Av. Coronel Martiniano, no bairro Penedo, no município de Caicó. 

Sérgio é suspeito da prática do crime de roubo majorado contra entregadores de comida (delivery), em novembro de 2019. Além disso, também é suspeito da prática de furto qualificado em residência. Ele foi conduzido até a delegacia e encaminhado ao sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça.  

A Polícia Civil pede para que a população continue enviando informações de forma anônima, através do disque denúncia 181. 

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil/RN.

Bolsonaro diz que no Brasil há direitos trabalhistas demais


O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta semana para o Canal da Leda Nagle, no YouTube, que os trabalhadores que estão reclamando da falta de emprego e que "criticam o patrão" deveriam tentar empreender para "ver como é barra pesada ser empresário no Brasil".

O presidente disse, ainda, que já manifestou ao ministro da Economia, Paulo Guedes, o desejo de criar um programa intitulado "Minha Primeira Empresa". Bolsonaro afirmou que sabe que a vida do trabalhador é difícil, mas que "a do empresário também é". "É a mesma coisa com direitos trabalhistas", disse.

"Tudo o que é demais atrapalha. É tanto direito que os patrões, os empreendedores, contratam o mínimo possível e pagam o mínimo possível", comentou, defendendo que o trabalhador escolha entre "menos direito e mais emprego ou todos os direitos e o desemprego".

Bolsonaro também voltou a criticar a multa de 40% sobre o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) a que os trabalhadores têm direito em casos de demissão sem justa causa. "Essa multa apareceu no final do governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o ministro do Trabalho à época era o Francisco Dornelles, que elaborou esse projeto para evitar demissões", comentou Bolsonaro. "Num primeiro momento, funcionou para evitar as dispensas, mas hoje em dia as pessoas já não contratam mais", concluiu.

R7



Reservatórios monitorados no RN estão com 21,53% da capacidade total; veja situação dos principais


O Governo do Estado do Rio Grande do Norte monitora, por meio do Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), 47 reservatórios com capacidade superior a 5 milhões de metros cúbicos, responsáveis pela segurança hídrica estadual. O Relatório do Volume dos Principais Reservatórios Estaduais divulgado nesta terça-feira (18) indica que mesmo com as recentes chuvas os principais mananciais do Estado não receberam recarga expressiva. Apesar disso, as reservas hídricas superficiais totais continuam superiores ao apresentado mesmo período de 2019.

Em relação ao relatório apresentado no último dia 10 de fevereiro, o açude Itans, localizado em Caicó, que apresentava apenas 0,05% da sua capacidade, se apresenta como seco. Em 2019, neste mesmo período o manancial possuía 1,66% de sua capacidade.

A barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior reservatório do RN, com capacidade para 2,37 bilhões de metros cúbicos, atualmente está com 521.088.765 m³, correspondentes a 21,96%. No mesmo período do ano passado o reservatório estava com 476.585.733 m³, percentualmente, 19,86% da sua capacidade total.

Segundo maior reservatório do Estado, a Barragem Santa Cruz do Apodi, com capacidade para 599.712.000 m³, acumula atualmente 108.467.001 m³, o que corresponde a 18,09% do seu volume total. Em 2019, o manancial estava com 132.484.526 m³, percentualmente, 22,09% da sua capacidade total.

O açude Umari, localizado em Upanema, com capacidade para 292.813.650 m³, atualmente acumula 81.973.503 m³, percentualmente, 28% da sua capacidade total. Já no mesmo período do ano passado o reservatório estava com 98.297.416 m³, correspondentes a 33,57% do seu volume máximo.

As reservas hídricas superficiais totais do Estado atualmente são 942.298.261 m³, percentualmente, 21,53% da capacidade total de acumulo das bacias potiguares, que é de 4.376.444.842 m³. No mesmo período do ano passado o volume total das reservas hídricas monitoradas era de 932.099.976 m³, percentualmente, 21,29% da capacidade total.

Dos 47 reservatórios monitorados pelo Igarn, 12 permanecem com menos de 10% das suas capacidades, considerados em nível de alerta, percentualmente, 25% dos mananciais monitorados. Já os secos são 7, o correspondente a 14,89% dos reservatórios. No mesmo período do ano passado os mananciais em nível de alerta eram 9, percentualmente, 19,14% dos açudes monitorados. Os secos eram 8, percentualmente, 17% dos mananciais monitorados.

Os reservatórios com níveis inferiores a 10% são: Bonito II, localizado em São Miguel; Jesus, Maria, José, em Tenente Ananias; Lucrécia, localizado no município de Lucrécia; Malhada Vermelha, em Severiano Melo; Zangalheiras, em Jardim do Seridó; Marechal Dutra (Gargalheiras), em Acari; Passagem das Traíras, em São José do Seridó; Esguicho, em Ouro Branco; Cruzeta, localizado na cidade de Cruzeta; Dourado, em Currais Novos; Santa Cruz do Trairi, em Santa Cruz e Flechas, localizado em José da Penha.

Já os secos são: Santana, localizado em Rafael Fernandes; Pau dos Ferros, localizado em Pau dos Ferros; Pilões, localizado no município de Pilões; Inharé, em Santa Cruz; Trairi, em Tangará, Japi II, em São José do Campestre e Itans, localizado em Caicó.