domingo, 1 de março de 2020


Brasil monitora 252 pacientes com suspeita de coronavírus


  Foto: Fernando Frazão


O Ministério da Saúde monitora 252 pacientes com suspeita de infeção pelo novo coronavírus. Foram descartados 89 casos.

Os números foram atualizados hoje (1º) na Plataforma Integrada de Vigilância em Saúde. A maioria das suspeitas é de São Paulo, com 136 casos.

Até ontem, havia 207 pacientes com suspeita de infeção pelo novo coronavírus e 79 casos tinham sido descartados.

O país continua com dois casos confirmados em São Paulo. Os dois casos confirmados têm como local de infecção a Itália. Ambos são brasileiros e moram no estado de São Paulo. Os casos não têm vínculo entre si e foram identificados em unidade de saúde privada, conforme informou o ministério.

A partir desta segunda-feira (2), o Ministério da Saúde também inicia um novo fluxo e adotará integralmente os dados repassados pelos gestores locais. Antes, cada notificação era reanalisada pela equipe da pasta. A ação de descentralização da consolidação dos casos busca dar agilidade de resposta à doença. Os ajustes do novo fluxo estão sendo realizados neste fim de semana.

Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

Agência Brasil / BG


Mulher é morta dentro de motel próximo a Taboleiro Grande e homem ferido é socorrido para cidade de Pau dos Ferros


Uma mulher foi assassinada por volta das 02:20hs da madrugada de hoje 01 de Março em um motel próximo à cidade de Taboleiro Grande e um homem foi ferido e socorrido para cidade de Pau dos Ferros, o corpo da vítima se encontra no local, o nome ainda não foi divulgado e nem no homem ferido.
Segundo a Policia Militar de Taboleiro Grande o acusado seria a pessoa de Adriano que se evadiu do local, a PM segue em diligencia na tentativa de capturar o autor do crime.
Uma equipe do ITEP foi acionada.

Fonte: Blog do Cobra

Coronavírus: Brasil vai receber 2 mil voos de países com casos


A Polícia Federal e a ABIN (Agência Brasileira de Inteligência) monitoram todos os voos que chegarão ao Brasil entre esta terça-feira (25) e o dia 30 de março. Uma tabela de acompanhamento, obtida com exclusividade pela Record TV, foi montada e pelo levantamento 2.013 voos de países com casos confirmados até agora irão pousar em aeroportos brasileiros. 

Além destes serão 316 voos de países onde ainda não há casos confirmados. 

A maior parte dos voos de países com casos confirmados vem da Europa: são 651 só da Alemanha, 605 da França e 519 da Itália. Há ainda 13 voos da China. Voos da Espanha e Inglaterra são considerados de países de casos confirmados, mas estão fora da definição de caso suspeito atualizada pelo Brasil. 

Nesta segunda (24), o Ministério da Saúde dobrou de oito para 16 o número de países na lista de alerta. Passageiros que chegarem destes locais e que manifestarem os sintomas serão chamados a procurar as autoridades de saúde, ainda no aeroporto. Não haverá, no entanto, medidas de bloqueio e nem checagem um a um.

R7 / Portal Grande Ponto.