quarta-feira, 4 de março de 2020


Relatório de Situação Volumétrica dos Principais Reservatórios do RN

O Relatório de Situação Volumétrica dos Principais Reservatórios do RN demonstra que as reservas hídricas superficiais totais do Estado já ultrapassam os anos de 2016 e 2017 no final da quadra invernosa, totalizando mais de 1 bilhão de metros cúbicos, percentualmente, 23% do volume que as bacias hidrográficas potiguares conseguem acumular nos mananciais monitorados.
No mesmo período de 2019, as reservas potiguares eram de 942.090.510 m³, correspondentes a 21,52% da acumulação máxima das bacias nos açudes monitorados.

Inmet emite aviso de fortes chuvas para todo o RN; ventos de até 60 km/h


O Instituto Nacional de Meteorologia publicou, nesta quarta-feira (04), um novo aviso de “chuvas intensas” com grau de severidade “perigo potencial” para todas as cidades do Rio Grande do Norte. A imagem de satélite capturada pelo instituto mostra todo o território do RN coberto por uma frente fria.

O aviso é válido das 10h14 desta quarta-feira (04) até às 10h da quinta-feira (05). São previstas chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos entre 40 e 60 km/h.

Fonte: Portal Grande Ponto


Nasa alerta para asteirode que pode acabar com a humanidade




Segunda a NASA, um asteroide chamado de 1998 OR2, que tem 4 quilômetros de diâmetro, estaria entrando no caminho da órbita da Terra. Viajando a 31,320 km/h, ele vai se aproximar do planeta no dia 29 de abril — e, caso realmente entre na nossa atmosfera e se encontre com a Terra, é bem provável que as condições de vida para a humanidade deixem de existir — segundo a Sociedade Planetária, um asteroide com um quilômetro já seria capaz de destruir o mundo.

PortalR7



Polícia Civil deflagra Força-Tarefa em Ceará-Mirim e em São Gonçalo do Amarante para combater grupos criminosos


A Polícia Civil do Rio Grande do Norte divulgou, nesta terça-feira (3), a deflagração de uma Força-Tarefa que objetiva identificar e prender integrantes de grupos criminosos por roubos praticados em fazendas na Zona Rural de Ceará-Mirim e em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal. As ações são coordenadas pelo delegado-geral adjunto, Odilon Teodósio. Os trabalhos da operação começaram neste sábado (29) e seguirão até a próxima sexta-feira (6). 

Na Polícia Civil, estão participando as equipes da Diretoria de Polícia da Grande Natal (DPGRAN), Diretoria de Polícia Civil do Interior (DPCIN), Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (DEICOR) e Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (DEFUR), com atuação diretamente nas investigações e no cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão. As ações contam ainda com o apoio da Polícia Militar, por meio da Patrulha Rural Ostensiva. 

A Força-Tarefa foi criada após a verificação de inquéritos policiais instaurados nas delegacias das cidades de Ceará-Mirim e em São Gonçalo do Amarante, que registraram ações frequentes de crimes praticados em fazendas. A Polícia Civil pede que a população continue enviando informações de forma anônima através do Disque Denúncia 181.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil/RN.

Município de Caicó conclui o pagamento da folha salarial de fevereiro dos servidores municipais


Nesta quarta-feira (04), a prefeitura municipal de Caicó conclui o pagamento do mês de fevereiro dos servidores efetivos e comissionados da Saúde. Também nesta quarta-feira recebem o mês de fevereiro, os contratados da Saúde. 

Com esse pagamento, o município conclui a folha de fevereiro de todos os servidores efetivos, comissionados e contratados. 

Na terça-feira (03), o Município de Caicó também efetuou o pagamento do mês de fevereiro dos contratados da Infraestrutura, Educação e Agricultura. 

Nos próximos dias, o Município quitará o mês de janeiro e a rescisão dos servidores contratados da Saúde.

Caicó: Polícia Civil conclui investigação de tentativa de roubo a vendedor de gás

Policiais civis da Delegacia Especializada em Atendimento ao Menor Infrator (DEA) de Caicó concluíram, nesta quarta-feira (04), as investigações sobre a tentativa de roubo a um entregador de gás, praticado no dia 13 de fevereiro deste ano, no bairro Vila do Príncipe, no município de Caicó. 

As investigações apontaram que um adolescente de 17 anos, fazendo uso de um simulacro de arma de fogo, tentou praticar o roubo. Este adolescente já possui outros procedimentos lavrados em seu desfavor na DEA/Caicó e todos serão encaminhados ao Ministério Público para as devidas providências necessárias.

A Polícia Civil pede que a população continue enviando informações de forma anônima através do Disque Denúncia 181.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil/RN.

Polícia Civil prende, em Macaíba, suspeito por latrocínio contra policial militar da reserva


Policiais civis da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e da Delegacia Municipal de Macaíba deram cumprimento, nesta quarta-feira (4), a três mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão temporária em desfavor de Wanderson Rodrigues de Souza, mais conhecido como “Tijolinho”, 22 anos. Ele foi preso em sua residência no bairro Vilar, no município de Macaíba. 

Segundo as investigações realizadas pela DHPP, Wanderson Rodrigues é suspeito de ser coautor do latrocínio que vitimou o coronel da reserva da Polícia Militar Francildo de Souza Nunes. O crime aconteceu no dia 28 de dezembro de 2019, quando dois homens realizaram um roubo a uma loja de roupas no bairro Cidade Alta, na Capital Potiguar. Durante a ação, a vítima foi atingida por disparos de arma de fogo e morreu no local. Um dos suspeitos morreu em confronto com policiais militares, logo após o crime.

Wanderson Rodrigues foi conduzido até a delegacia e encaminhado ao sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça. A Polícia Civil pede que a população continue enviando informações de forma anônima através do Disque Denúncia 181.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil/RN.

CBF DEFINE GRUPOS DA SÉRIE D .



Na noite desta terça-feira (03), a Confederação Brasileira de Futebol(CBF) definiu os grupos da Série D do Campeonato Brasileiro 2020, que tem data prevista para começar entre os dias 23 e 24 de Maio. Neste novo formato, os grupos serão compostos por oito equipes, no qual os quatro primeiros colocados avançam para as fases de mata-mata .

O estado do Rio Grande do Norte será representado por ABC, América, Globo FC e Potiguar de Mossoró .

Confira os grupos das equipes potiguares:

Grupo A3:

América/RN .
Globo FC/RN .
Campinense/PB .
Atlético/PB .
Floresta/CE .
Guarany de Sobral/CE .
Salgueiro/PE .
Afogados/PE .

Grupo A4:

ABC/RN .
Potiguar de Mossoró/RN .
Vitória da Conquista/BA .
Central/PE .
Coruripe/AL .
Jaciobá/AL .
Frei Paulistano/SE .
Itabaiana/SE .

Brasil e Estados Unidos fecham acordo militar inédito


Brasil e Estados Unidos fecharam um acordo militar inédito que, se explorado integralmente, poderá ajudar a abrir o maior mercado de defesa do mundo à indústria nacional.

O acordo, conhecido pela sigla RDT&E (sigla inglesa para pesquisa, desenvolvimento, testes e avaliação), será assinado na semana que vem, durante a visita do presidente Jair Bolsonaro a Miami.

Politicamente, servirá para Bolsonaro dizer que sua opção pelo alinhamento automático aos EUA de Donald Trump está rendendo frutos.

Na realidade, o RDT&E começou a ser negociado por iniciativa americana em 2017, no governo de Michel Temer (MDB), mas a aproximação entre Bolsonaro e Trump acelerou as tratativas.

Em março do ano passado, o Brasil recebeu o status de aliado privilegiado fora da Otan (a aliança militar ocidental). Isso em si não significa nada sem tratados específicos, e essa lacuna deverá começar a ser suprida pelo RDT&E.

O acordo, por ser internacional, precisa de ratificação dos Congressos dos dois países. A expectativa no Itamaraty é de uma tramitação rápida, ao estilo daquela do texto de salvaguardas que permitirá aos EUA lançar foguetes da base de Alcântara (MA) em cerca de seis meses.

Essa visão otimista vai depender do Parlamento em pleno conflito político com Bolsonaro e paralisado a partir de julho, devido às campanhas eleitorais municipais.

Dois acordos anteriores que permitiram a costura do RDT&E, de 2010, só foram aprovados cinco anos depois.

O RDT&E permitirá, uma vez valendo, que os dois governos assinem acordos de projetos. A partir daí, empresas de ambos os países podem ser selecionadas e contratadas para tocar programas, que sempre terão a gerência de autoridades brasileiras e americanas.

Negociadores do acordo não descartam que projetos sejam sugeridos diretamente por empresas interessadas e encampados pelos governos.

FOLHAPRESS / BG