domingo, 8 de março de 2020


Conheça o golpe que faz caixa eletrônico ‘cuspir’ dinheiro


      Foto: Reprodução


Jackpotting é o nome dado ao golpe em que criminosos instalam malwares em caixas eletrônicos para fazer com que a máquina libere dinheiro. Com a fraude, que também pode ser aplicada a partir da manipulação do hardware do dispositivo, os golpistas conseguem sacar até 40 cédulas a cada 23 segundos e esvaziar as gavetas em poucos minutos.

Há registros de ataques de jackpotting em bancos do México, Europa e Estados Unidos, mas é difícil precisar a quantia roubada. Para se ter uma ideia da magnitude da fraude, entre fevereiro e novembro de 2017 foram registrados dez golpes do tipo na Alemanha, rendendo US$ 1.5 milhão de dólares aos criminosos. A seguir, confira sete fatos sobre a técnica.

Como funciona

O primeiro passo para aplicar um golpe de jackpotting é instalar o malware na máquina. Para vasculhar o equipamento sem levantar suspeitas, os criminosos costumam se vestir como técnicos de caixas eletrônicos. Quando encontram uma porta para conectar o cabo, eles sincronizam seus notebooks com o computador da máquina e transferem o software malicioso.

Feita a instalação, os golpistas podem ativar o malware a partir do teclado da máquina ou de comandos remotos via smartphone. Após a emissão das notas, é preciso que alguém se dirija ao banco para sacar o dinheiro roubado. Esse trabalho é feito pelas mulas, pessoas que realizam operações de alto risco sob o comando de criminosos.

Techtudo


Ministério da Saúde: casos do novo coronavírus sobem para 19 no Brasil


O número de casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19) chegou a 19, segundo atualização divulgada neste sábado (7) pelo Ministério da Saúde. São seis pacientes infectados a mais em comparação com o balanço apresentado ontem (6) pelo órgão.

O maior crescimento foi em São Paulo. O estado, que tinha 10 casos confirmados, informou mais três na atualização de hoje. O quarto foi um novo paciente no Rio de Janeiro, que chega a dois casos positivos. Um novo caso também foi confirmado na Bahia, que também chega a dois infectados e houve a confirmação de um caso no Distrito Federal. Além dessas unidades da Federação, foi confirmada uma pessoa infectada no Espírito Santo.