Os shows marcados para comemorar os 471 anos de Salvador, no final de março, estão suspensos. O prefeito ACM Neto confirmou o cancelamento em reunião na manhã desta sexta-feira (13). A medida é em razão da pandemia do coronavírus no mundo, que já afetou diversos países e começa a se alastrar pelo Brasil.
A prefeitura já prepara um plano de contingenciamento. Por enquanto, casos confirmado na Bahia só foram registrados em Feira de Santana. Ao revelar a suspensão dos eventos musicais, Neto garantiu que o restante da programação das comemorações está mantida.
"Nós entendemos que esse não é o momento de comemoração, de festa. Teremos motivos de sobra para enaltecer a cidade. Mas, nesse momento, não cabe e não há qualquer sentido da gente fazer um festa num momento como esse. A minha decisão é de suspender e realizar em outra data. Quando vai ser? Não sei. Estamos tranquilos para evitar histerias, mas a decisão é de suspender", disse o prefeito em coletiva, segundo o Correio 24h.
O Governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, assinou na tarde desta sexta-feira (13), um decreto definindo medidas para a contenção do novo coronavírus no estado. Dentre as providências, está o fechamento do Maracanã para o público, o que impacta diretamente na partida deste sábado (14), entre Flamengo e Portuguesa, que estava marcada para acontecer no palco, a partir das 18h.
A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FFERJ) já havia se manifestado dando indícios de que a partida entre Flamengo e Portuguesa seria disputada com portões fechados. Logo depois, a CBF emitiu um comunicado decretando que os jogos no Rio e em São Paulo fossem disputados sem público. Com a determinação do Governo do Estado, porém, o embate poderá ser suspenso.
Procedimento arriscado
A pedida para essa sexta-feira à noite é nosso FILÉ À CORDON BLEU! Ainda não conhece? Ele é um filé à milanesa que vem super recheado com #queijo e #presunto! Irresistível!
Em atenção às publicações que circulam em redes sociais, sobre um caso suspeito de um jovem de São Fernando que voltou da Europa há mais de 14 dias (voltou precisamente há mais de 23 dias), o HOSPITAL REGIONAL DO SERIDÓ TELECILA FREITAS FONTES – HRSTFF informa que o caso que estava sendo considerado como suspeito, NÃO FOI CONSIDERADO SUSPEITO PARA CORONA VÍRUS (COVID-19), de acordo com o CIEVS E MINISTÉRIO DA SAÚDE, por apresentar sintomas leves e ultrapassar o prazo dos critérios epidemiológicos (14 dias).
O exame realmente foi coletado, mas não será analisado para COVID-19. Com isto, o paciente NÃO PRECISARÁ ficar em isolamento domiciliar.
Hospital Regional do Seridó Telecila Freitas Fontes- HRSTFF
O Governo do Estado anunciou nesta sexta-feira (13), por meio do Twitter da Secretaria de Planejamento e das Finanças (Seplan), que irá adiantar para este sábado (14) o pagamento dos servidores que recebem até R$ 4 mil, além da categoria da segurança pública e 30% para quem recebe acima desse valor.
Pelo calendário que havia sido anunciado pelo Governo no começo do ano, o pagamento de março só seria feito no dia 15 (domingo) para as categorias destacadas acima.
O complemento (70%) de quem ganha acima de R$ 4 mil e o pagamento integral dos servidores de órgãos com recursos próprio seguem previstos para o dia 31 de março.
Grande Ponto / Plantão Caicó
(Bloomberg) – A Boeing e a Airbus, que até recentemente não conseguiam fabricar aviões com rapidez suficiente para atender às companhias aéreas, de repente enfrentam o risco oposto: produzir jatos sem ter compradores.
A demanda por novas aeronaves seca diante da cautela de clientes que evitam as viagens aéreas por temor do coronavírus, interrompendo a expansão mais longa da história da aviação. Esse boom de 16 anos começou quando as companhias aéreas emergiam de outra crise de doença infecciosa, a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS). Agora, o novo vírus aponta indica tempos de crise.
Em menos de um mês, a turbulência enxugou o valor de mercado da indústria aeroespacial dos EUA em cerca de US$ 175 bilhões, uma significativa fonte de exportações do país. E o futuro parece igualmente sombrio. A receita de passageiros pode cair até US$ 113 bilhões este ano se o vírus se espalhar extensivamente, de acordo com a Associação Internacional de Transporte Aéreo, a maior do setor aéreo global.
“Pessoalmente, acho que vai piorar antes de melhorar”, disse Domhnal Slattery, diretor-presidente da Avolon Holdings, a terceira maior empresa global de leasing de aeronaves.
A Boeing e a Airbus, que nadavam no dinheiro devido à onda de compras de companhias aéreas de US$ 1,15 trilhão desde 2008, agora estão concentradas em preservar capital e evitar os “white tails”. Esse é o termo do setor para aeronaves sem comprador. Mesmo companhias aéreas de porte, como Delta Air Lines e United Airlines, avaliam cuidadosamente os planos antes de comprar novos aviões.
As restrições de viagens relacionadas à pandemia têm impedido que representantes de companhias aéreas da China, o maior mercado internacional para novos aviões, visitem o centro de entregas da Boeing, em Seattle, ou da Airbus, na França, para testar e assinar contratos de novos jatos.
Para garantir que as encomendas às companhias asiáticas cheguem no prazo, a Boeing discute com alguns clientes o adiamento dos pagamentos antes da entrega, de acordo com uma pessoa a par do assunto.
A Boeing disse que monitora de perto o mercado e as necessidades dos clientes. A empresa já usou US$ 7,5 bilhões dos US$ 13,8 bilhões de um empréstimo feito em janeiro para ajudar a aumentar o caixa até que o Max volte ao mercado.
“Administrar nossa liquidez e o balanço patrimonial são as principais áreas de foco”, disse um porta-voz, acrescentando que “avaliará todas as alavancas para ajudar a fornecer liquidez adequada à medida que enfrentamos os desafios atuais.”.