sexta-feira, 13 de março de 2020


Governo do RN anuncia nomeação de 970 profissionais de saúde

O Governo do Rio Grande do Norte anunciou na tarde desta sexta-feira (13), que irá nomear  970 profissionais de saúde para atuarem no Estado. A informação foi divulgada pela própria governadora Fátima Bezerra, juntamente com o secretário de Saúde Pública, Cipriano Maia, e a secretária Administração e dos Recursos Humanos, Virgínia Ferreira. De acordo com Fátima, a nomeação dos profissionais será publicada na edição deste sábado (14) do Diário Oficial do Estado. A governadora também informou os profissionais que serão contratados são os aprovados em concurso público realizado no ano de 2018.

Cancelados shows de Psirico, Safadão e Alok no aniversário de Salvador


Os shows marcados para comemorar os 471 anos de Salvador, no final de março, estão suspensos. O prefeito ACM Neto confirmou o cancelamento em reunião na manhã desta sexta-feira (13). A medida é em razão da pandemia do coronavírus no mundo, que já afetou diversos países e começa a se alastrar pelo Brasil.

A prefeitura já prepara um plano de contingenciamento. Por enquanto, casos confirmado na Bahia só foram registrados em Feira de Santana. Ao revelar a suspensão dos eventos musicais, Neto garantiu que o restante da programação das comemorações está mantida. 

"Nós entendemos que esse não é o momento de comemoração, de festa. Teremos motivos de sobra para enaltecer a cidade. Mas, nesse momento, não cabe e não há qualquer sentido da gente fazer um festa num momento como esse. A minha decisão é de suspender e realizar em outra data. Quando vai ser? Não sei. Estamos tranquilos para evitar histerias, mas a decisão é de suspender", disse o prefeito em coletiva, segundo o Correio 24h. 


GOVERNADOR DO RIO ASSINA DECRETO QUE DETERMINA FECHAMENTO DO MARACANÃ PARA O PÚBLICO


O Governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, assinou na tarde desta sexta-feira (13), um decreto definindo medidas para a contenção do novo coronavírus no estado. Dentre as providências, está o fechamento do Maracanã para o público, o que impacta diretamente na partida deste sábado (14), entre Flamengo e Portuguesa, que estava marcada para acontecer no palco, a partir das 18h.


A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FFERJ) já havia se manifestado dando indícios de que a partida entre Flamengo e Portuguesa seria disputada com portões fechados. Logo depois, a CBF emitiu um comunicado decretando que os jogos no Rio e em São Paulo fossem disputados sem público. Com a determinação do Governo do Estado, porém, o embate poderá ser suspenso.



Segundo caso mundial de cura de paciente com HIV é confirmado


Um paciente portador do HIV que foi submetido a um transplante de células-tronco está agora "curado", tornando-se o segundo no mundo a se recuperar da aids, anunciaram seus médicos nesta terça-feira.

Quase dez anos após o primeiro caso confirmado de um paciente com HIV que conseguiu se livrar dele, este segundo caso, conhecido como "paciente de Londres", não apresenta sinais do vírus há 30 meses, segundo os resultados publicados na revista The Lancet HIV.
 
Em março de 2019, o professor Ravindra Gupta, da Universidade de Cambridge, anunciou que este homem diagnosticado soropositivo em 2003 estava em remissão, não mostrando sinais do vírus há 18 meses.

O médico pediu cautela, porém, e insistiu no termo remissão - e não cura -, pedindo mais tempo. Um ano depois, sua equipe deu esse passo. "Sugerimos que nossos resultados representam uma cura do HIV", escrevem, depois de testarem amostras de sangue, tecido e esperma.

"Testamos um número considerável de lugares, onde o vírus gosta de se esconder e praticamente tudo deu negativo", fora alguns restos "fósseis" de vírus inativos, disse o dr. Gupta à AFP.
"É difícil imaginar que todos os vestígios de um vírus que infecta bilhões de células foram eliminados", comemorou.
Como o "paciente de Berlim", o americano Timothy Ray Brown considerado curado em 2011, esse "paciente de Londres" foi submetido a um transplante de medula óssea para tratar um câncer de sangue e, assim, recebeu células-tronco de doadores portadores de uma mutação genética rara que impede o HIV de se estabelecer, o CCR5.

O fato de a cura do paciente de Berlim ter permanecido única por quase dez anos sugeriu a alguns que era apenas um golpe de sorte.

"Nossas descobertas mostram que o sucesso do transplante de células-tronco como tratamento para o HIV, relatado pela primeira vez há nove anos para o paciente de Berlim, pode ser replicado", afirmam os pesquisadores, que agora esperam obter outros casos de sucesso.

"Outros pacientes receberam tratamento semelhante, mas nenhum está em remissão (...). Provavelmente haverá outros, mas isso levará tempo", comentou o professor Gupta.

Procedimento arriscado 


Enquanto isso, o paciente de Londres decidiu revelar sua identidade esta semana em uma entrevista ao jornal "The New York Times". "Quero ser um embaixador da esperança", disse Adam Castillejo, de 40 anos, que cresceu em Caracas, na Venezuela.

Os pesquisadores reconhecem, contudo, que seu método ainda não é uma solução para as milhões de pessoas que vivem com a doença em todo mundo e que a controlam com antirretrovirais por toda vida. 

O procedimento usado para os dois pacientes curados é muito pesado e arriscado, além de levantar questões "éticas", ressalta o professor Gupta. "Temos que colocar na balança a taxa de mortalidade de 10% para um transplante de células-tronco e o risco de morte, se não fizermos nada", segundo ele.

"Um trabalho como esse é importante para o desenvolvimento de estratégias de tratamento que possam ser mais amplamente aplicáveis", comenta o dr. Andrew Freedman, da Universidade de Cardiff, que não está envolvido no estudo.

Outros cientistas são mais cautelosos. "O paciente de Londres está realmente curado?", questiona Sharon Lewin, da Universidade de Melbourne.

"Os dados (...) obviamente são empolgantes e encorajadores, mas, no final, apenas o tempo dirá", observou, estimando ser necessário "mais do que um punhado de pacientes curados do HIV para avaliar a probabilidade de um retorno tardio e inesperado da replicação do vírus".

O "paciente de Londres" também continuará a ser testado regularmente para monitorar um possível reaparecimento do vírus. Quase 38 milhões de pessoas vivem com HIV em todo mundo, mas apenas 62% recebem terapia tripla. Quase 800.000 pessoas morreram em 2018 por doenças relacionadas à aids. O surgimento de formas de HIV resistentes a medicamentos também é uma preocupação crescente. 



Restaurante e Pizzaria Certo

A pedida para essa sexta-feira à noite é nosso FILÉ À CORDON BLEU! Ainda não conhece? Ele é um filé à milanesa que vem super recheado com #queijo e #presunto! Irresistível!


Restaurante e Pizzaria Certo está localizado na Av. Seridó, em frente ao Açougue público no Centro de Caicó.

Aberto todos os dias das 11:00 hs às 23 hs!

Faça já o seu pedido ligando para 84 - 3417 - 4084 ou pelo nosso App (Restaurante e Pizzaria Certo).

Hospital regional do Seridó emite nota e descarta suspeita de infecção de paciente com corona virus (Covid-19), naquela unidade de saúde



Em atenção às publicações que circulam em redes sociais, sobre um caso suspeito de um jovem de São Fernando que voltou da Europa há mais de 14 dias (voltou precisamente há mais de 23 dias), o HOSPITAL REGIONAL DO SERIDÓ TELECILA FREITAS FONTES – HRSTFF informa que o caso que estava sendo considerado como suspeito, NÃO FOI CONSIDERADO SUSPEITO PARA CORONA VÍRUS (COVID-19), de acordo com o CIEVS E MINISTÉRIO DA SAÚDE, por apresentar sintomas leves e ultrapassar o prazo dos critérios epidemiológicos (14 dias).

O exame realmente foi coletado, mas não será analisado para COVID-19. Com isto, o paciente NÃO PRECISARÁ ficar em isolamento domiciliar. 

Hospital Regional do Seridó Telecila Freitas Fontes- HRSTFF




Ministro Rogerio Marinho libera 215 mil para duas obras de calçamento em Caicó



O Ministério do Desenvolvimento Regional liberou nesta sexta-feira (13) a quantia de 215 mil referentes a parcelas de dois convênios de obras de pavimentação na cidade de Caico.

O primeiro convênio que recebeu 155 mil reais é oriundo de uma emenda do próprio Rogerio quando era deputado federal e solicitada pelo prefeito Batata que contemplou o calçamento da rua dos ciganos na boa passagem entre outras ruas que ainda serão pavimentadas.

O outro convênio que recebeu 60 mil reais é oriundo de uma emenda do deputado federal Beto Rosado que irá contemplar pavimentação de ruas do Walfredo, Penedo e Recreio.

A Prefeitura vai convocar as empresas responsáveis pelas obras para determinar o início imediato dos serviços.

Governo anuncia antecipação do pagamento para servidores do RN



O Governo do Estado anunciou nesta sexta-feira (13), por meio do Twitter da Secretaria de Planejamento e das Finanças (Seplan), que irá adiantar para este sábado (14) o pagamento dos servidores que recebem até R$ 4 mil, além da categoria da segurança pública e 30% para quem recebe acima desse valor.

Polícia Civil apreende adolescente por tráfico de drogas em Caicó


Policiais civis da Delegacia Especializada em Atendimento a Adolescente Infrator (DEA) de Caicó apreenderam, nesta terça-feira (10), um adolescente de 16 anos. Ele foi apreendido, no bairro Walfredo Gurgel, no município de Caicó, em cumprimento a um mandado de busca e apreensão em seu desfavor. 

No momento das diligências, foram apreendidos com ele: um saco contendo, aproximadamente, 20g de cocaína, uma balança de precisão e uma máquina de cartões. Ele confessou a prática de tráfico de drogas. A Polícia Civil pede que a população continue enviando informações de forma anônima através do Disque Denúncia 181. 

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil/RN – SECOMS.

Coronavírus interrompe 16 anos de expansão para Boeing e Airbus


(Bloomberg) – A Boeing e a Airbus, que até recentemente não conseguiam fabricar aviões com rapidez suficiente para atender às companhias aéreas, de repente enfrentam o risco oposto: produzir jatos sem ter compradores.

A demanda por novas aeronaves seca diante da cautela de clientes que evitam as viagens aéreas por temor do coronavírus, interrompendo a expansão mais longa da história da aviação. Esse boom de 16 anos começou quando as companhias aéreas emergiam de outra crise de doença infecciosa, a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS). Agora, o novo vírus aponta indica tempos de crise.


Em menos de um mês, a turbulência enxugou o valor de mercado da indústria aeroespacial dos EUA em cerca de US$ 175 bilhões, uma significativa fonte de exportações do país. E o futuro parece igualmente sombrio. A receita de passageiros pode cair até US$ 113 bilhões este ano se o vírus se espalhar extensivamente, de acordo com a Associação Internacional de Transporte Aéreo, a maior do setor aéreo global.

“Pessoalmente, acho que vai piorar antes de melhorar”, disse Domhnal Slattery, diretor-presidente da Avolon Holdings, a terceira maior empresa global de leasing de aeronaves.

A Boeing e a Airbus, que nadavam no dinheiro devido à onda de compras de companhias aéreas de US$ 1,15 trilhão desde 2008, agora estão concentradas em preservar capital e evitar os “white tails”. Esse é o termo do setor para aeronaves sem comprador. Mesmo companhias aéreas de porte, como Delta Air Lines e United Airlines, avaliam cuidadosamente os planos antes de comprar novos aviões.

As restrições de viagens relacionadas à pandemia têm impedido que representantes de companhias aéreas da China, o maior mercado internacional para novos aviões, visitem o centro de entregas da Boeing, em Seattle, ou da Airbus, na França, para testar e assinar contratos de novos jatos.


Para garantir que as encomendas às companhias asiáticas cheguem no prazo, a Boeing discute com alguns clientes o adiamento dos pagamentos antes da entrega, de acordo com uma pessoa a par do assunto.

A Boeing disse que monitora de perto o mercado e as necessidades dos clientes. A empresa já usou US$ 7,5 bilhões dos US$ 13,8 bilhões de um empréstimo feito em janeiro para ajudar a aumentar o caixa até que o Max volte ao mercado.

“Administrar nossa liquidez e o balanço patrimonial são as principais áreas de foco”, disse um porta-voz, acrescentando que “avaliará todas as alavancas para ajudar a fornecer liquidez adequada à medida que enfrentamos os desafios atuais.”.





Prefeitura de Caicó sorteia quarta-feira moto 0Km em relação ao programa de incentivo ao pagamento do IPTU


A prefeitura municipal de Caicó sorteará na quarta-feira (18), dentro do programa de incentivo ao pagamento do IPTU, uma moto 0Km com os contribuintes quites com o Imposto Predial e Territorial Urbano – 2018.

De acordo com o secretário municipal de Tributação e Finanças, Francisco Oliveira, os participantes concorrerão ao sorteio com os respectivos números de inscrição municipal ou sequencial imobiliário de seus imóveis, constantes nos carnês. 

“O sequencial do IPTU que bater com o primeiro prêmio da Loteria Federal será o sorteado e estando todo em dia, o contribuinte vem receber a moto ainda na próxima semana no Centro Administrativo”, destacou Francisco.

REFIS: Tributação inicia renegociação dos débitos dos contribuintes em Caicó


O contribuinte com dívidas tributárias junto ao Município de Caicó já pode procurar desde o dia 11 de março, a secretaria municipal de Tributação e Finanças e renegociar seus débitos com desconto de multas e juros, através do Programa de Recuperação Fiscal (Refis), cuja Lei foi aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito de Caicó, Robson de Araújo (Batata). 
Através do REFIS, o Município de Caicó fica autorizado a dispensar o pagamento dos juros e multas relacionados a débitos tributários e não tributários municipais vencidos até 31 (trinta e um) de dezembro de 2019 ou decorrentes de fatos geradores ocorridos até a mesma data, inscritos ou não na dívida ativa do Município, inclusive com cobrança ajuizada.

De acordo com o secretário municipal de Tributação e Finanças, Francisco Oliveira, o contribuinte pode procurar a Tributação até o dia 26 de abril de 2020 e renegociar suas dívidas, sendo que o débito pode estar em dívida ativa, no SPC ou ajuizado. 

 “Muitos contribuintes que estavam aguardando a aprovação do REFIS e o projeto ser sancionado, agora têm a oportunidade de ficar em dia com o Município e ainda contribuir para que esses recursos arrecadados sejam destinados para obras importantes para a cidade”, destacou o prefeito Batata.

Petrobras reduz preços da gasolina em 9,5% e do diesel em 6,5% em meio à forte queda do petróleo

A Petrobras informou nesta quinta-feira, 12, que reduziu o preço da gasolina em 9,5%, ou R$ 0,1600 o litro, e do diesel em 6,5%, em R$ 0,1250 o litro em todas as praças. A queda vem em resposta à drástica redução do preço do petróleo no mercado internacional.

Desde o início do ano a commodity vem caindo de preço por causa do coronavírus, que ameaça o crescimento da economia global, e mudou de patamar nos últimos dias por uma queda de braços entre a Rússia e a Arábia Saudita pelo volume de petróleo disponível no mercado.
Nesta quinta, o barril do petróleo operava por volta dos US$ 33, depois de ter aberto o mês de março em torno dos US$ 50.

Sesap confirma o primeiro caso de coronavirus no RN

A Secretaria de Estado da Saúde Pública e a Secretaria Municipal de Saúde de Natal confirmam, na noite desta quinta-feira (12/03), o primeiro caso importado do novo Coronavírus (Covid-19) no Rio Grande do Norte.
Trata-se de paciente com histórico de viagem à Europa (França, Itália e Áustria), de 24 anos do sexo feminino. A referida paciente passa bem e está seguindo as recomendações de isolamento preconizadas em Natal, onde reside. As análises laboratoriais foram realizadas pelo Instituto Evandro Chagas, no Pará, referência nacional para os exames do Covid-19.
Importante destacar que a paciente foi contaminada na Europa, ou seja, ainda não temos transmissão local no RN – quando ocorre de pessoa a pessoa. A paciente começou a manifestar os sintomas da doença, ao retornar ao Estado procurou assistência médica. Desde a notificação, todas as medidas de controle e prevenção da doença vêm sendo tomadas pelas Secretarias de Estado e Secretaria Municipal de Saúde de Natal.
As Secretarias reforçam a necessidade da população manter as medidas de higiene que protegem não só para o Covid-19, mas para diversos vírus de transmissão respiratória que circulam em nosso território, como sarampo e a influenza. Os potiguares também devem ficar atentos às informações oficiais, evitando propagar fake news.
Por fim, A Sesap-RN e a SMS Natal reafirmam que este não é um momento para pânico. O Estado vem intensificando a articulação com os municípios para operacionalizar o plano de contingências que prevê a ampliação das ações assistenciais, de vigilância e de educação em saúde. Trabalhando arduamente para atender os casos suspeitos por covid-19 independente de confirmação, buscando, assim, evitar novos adoecimentos.