O governador de São Paulo, João Doria, divulgou neste sábado (21) que o estado tem 15 mortos por coronavírus. No total, são 396 casos confirmados, com 34 pessoas internadas em UTIs, e nove mil suspeitos. Doria decretou quarentena de 15 dias. Bares, cafés e restaurantes deverão suspender seus serviços.
Foto: Michel Jesus/Agência Câmara
O ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou que o Congresso deveria adiar as eleições municipais deste ano, marcadas para outubro, para conter o avanço do novo coronavírus no país. O comentário foi feito durante reunião por videoconferência com prefeitos de capitais, neste domingo, 22.
Para Mandetta, a disputa eleitoral pode comprometer o foco dos gestores e causar uma “tragédia”. “Faço aqui até uma sugestão. Está na hora de o Congresso falar: ‘adia’, faz um mandato desses vereadores e prefeitos. Eleição no meio do ano… uma tragédia, por que vai todo mundo querer fazer ação política”, disse.
O ministro fez o comentário em resposta a um dos prefeitos que mencionou dificuldades políticas com outros atores da região para adotar algumas medidas de contenção.
“Não é hora de falar sobre isso”, cortou o prefeito de Campinas, Jonas Donizette, presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP). Em seguida, foi dada a palavra a um outro gestor, e não se tocou mais no assunto.
Desde que se intensificaram as consequências da pandemia, líderes do Congresso começaram a falar na possibilidade de adiar o pleito que escolherá os novos prefeitos e vereadores.
Exame / BG
Um contabilista de Rondônia moveu uma ação popular na Justiça Federal em Brasília em que pede a condenação do presidente da China, Xi Jinping, a indenizar o Brasil em R$ 5 bilhões, em razão da pandemia do coronavírus.
Diz ele, por meio de seu advogado, que ‘quem deve arcar com todos os prejuízos causados ao povo brasileiro é a República Popular da China, que, através de seu Presidente, como é público e notório, negligenciou e agiu com omissão quando lhe foi informado de que estava existindo um vírus de auto poder de contágio e poderia causar graves danos à saúde pública’.
O autor da ação pede, por meio de seu advogado, que a Justiça obrigue a Advocacia-Geral da União a buscar responsabilização civil da China, sob pena de R$ 100 mil em multa caso ele desobedeça uma eventual liminar.
Advogados ouvidos pelo Estado entendem que o processo é inadmissível, muito menos por meio de ação popular. “Meu, é sem pé nem cabeça, a maior aberração que eu já vi”.
ESTADÃO CONTEÚDO
A Governadora Fátima Bezerra anunciou no final da noite deste sabádo que vai baixar uma portaria requistando o Hospital PAPI e todos os equipamentos que estiveram dentro.
O Hospital será gerenciado pela secretária de Saúde enquanto estivermos na crise generalizada provocada pelo Coronavírus.
O Hospital que está desativado e foi adquirido pelo grupo que está a frende do Hospital Rio Grande há 10 dias, será usado para casos suspeitos e confirmados do Covid-19 aqui no estado.