domingo, 29 de março de 2020


89 casos notificados e nenhum caso confirmado de coronavirus em Caicó


Boletim Covid-19 
Hospital Regional Telecila Freitas Fontes 
29/03/20

Municípios de residência dos pacientes em isolamento domiciliar ou internados: Caicó, São Fernando, Marcelino Vieira, São José do Seridó, Apodi, Jardim do Seridó, Jardim de Piranhas.

@hrserido / @plantaocaico

Bolsonaro planeja decreto para autorizar atividades de autônomos



Foto: Hugo Barreto/Matrópoles


O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou que pensa em editar um decreto tornando essencial toda atividade que sirva como meio de subsistência. Após retornar de um passeio por Ceilândia e Taguatinga neste domingo(29/03), ele afirmou que passou a pensar no assunto após conversar com os comerciantes e ambulantes.

“Tive a ideia agora e eu estou pensando em fazer um decreto desse, pra ver se cabe. Eu acho que é justo. Se o cara que corta grama não cortar grama, ele não vai ter dinheiro pra comprar arroz, feijão, leite pras crianças. Ele vai cortar grama, pô. Vai deixar a molecada morrer de fome?”, questionou.

Atualmente, apenas algumas modalidades de comércio estão autorizadas a funcionar, como supermercados, açougues, farmácias, padarias e veículos de comunicação. “Essencial é tudo aquilo que sirva para o homem e a mulher levar o leite para as crianças em casa. Levar o arroz e o feijão pra dentro de casa. Se não conseguir fazer isso, ele vai ter problema seríssimo de fome, subnutrição, inanição, talvez até morte”, destacou.

Metrópoles


Complexo Coremas/Mãe d’Água atinge mais de 35% de sua capacidade hídrica


O Rio Piancó continua com um bom volume de água, algo que vem beneficiando o principal manancial da Paraíba, o Açude de Coremas, e na manhã desde domingo, 29, ele pegou mais 28 centímetros d’água. Toda a recarga do manancial em 2020 é de 10,86 metros, o manancial está agora com 247.862.283 m³ d’água, segundo tabela da  Agência Nacional de Águas (ANA).

O Açude de Coremas, por exemplo, tem capacidade hídrica de mais de 744 milhões de metros cúbicos de água, e agora está com mais de 247 milhões, o que corresponde 33% de sua capacidade total; recebeu mais de 125 milhões de metros cúbicos, em 10 dias, no período de 18 de março a até 28, ou seja, dobrou seu volume hídrico.

Já o manancial de Mãe d’Água tem capacidade hídrica de 545 milhões de metros cúbicos, está agora com mais de 207 milhões de metros cúbicos de água, o que corresponde a mais 38% de sua capacidade total. Os dados são da AESA, verificados neste sábado (28).

Ou seja, o Complexo Coremas/Mãe d’Água juntos tem reservado aproximadamente 455 milhões de metros cúbicos de água. Os mananciais são chamados de Complexo porque em um determinado ponto eles se encontram, formando um único reservatório, e quando estão totalmente cheios, se tornam uma das maiores represas do Nordeste, chegando a mais de um bilhão e duzentos milhões de metros cúbicos de água.

Fonte:Blog do Jordan Bezerra / Jeftenews 


Jovem de 26 anos morre com diagnóstico de Covid-19 em São Paulo

Um jovem de 26 anos morreu com o diagnóstico de Covid-19 em São Paulo neste sábado (28). A vítima, não identificada, estava internada desde o dia 23 no Hospital Santa Cruz, que comunicou a morte.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O jovem procurou o pronto-socorro da unidade com quadro de síndrome respiratória grave. Segundo nota divulgada pela assessoria de imprensa do hospital, ele estava em tratamento para hiperuricemia, quando há presença de altos níveis de ácido úrico no sangue.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Mossoró confirma primeiro caso de morte por coronavírus


A Secretaria de Estado da Saúde Pública e a Secretaria Municipal de Saúde de Mossoró acabam de confirmar, na noite deste sábado (28/03), o primeiro óbito pelo novo coronavírus no Rio Grande do Norte. A vítima é um homem de 61 anos, com histórico de diabetes, e que teve contato com caso suspeito. 

O paciente deu entrada em hospital privado na cidade de Mossoró no dia 21 de março, na última sexta-feira (27), teve a confirmação que estava com a Covid-19, indo a óbito na noite deste sábado. O Governo do RN e a Prefeitura de Mossoró se solidarizam com a família e desejam força para superar esse difícil momento. 

A morte de um potiguar por Covid-19 reforça o que tem sido recomendado diariamente: a população que pode deve ficar em casa e todos devem seguir as orientações das autoridades sanitárias e epidemiológicas. Esse período exige de cada um de nós consciência e responsabilidade.