sábado, 16 de maio de 2020


Brasil se aproxima de 90 mil recuperados do coronavírus


Os dados divulgados neste sábado (16) pelo Ministério da Saúde mostraram que o Brasil está perto de ultrapassar a marca de 90 mil pessoas recuperadas do coronavírus.

No total registrado pelo ministério, são 89.672 pessoas curadas da Covid-19 no país, o equivalente a 38,5% dos infectados. Outros 127.837 estão em acompanhamento, eles representam 54,8% do total. “São considerados como ‘em acompanhamento’ todos os casos notificados nos últimos 14 dias pelas Secretarias Estaduais de Saúde e que não evoluíram para óbito”, explica Ministério da Saúde. A taxa de letalidade caiu, ontem era de 6,8%, e pelos números publicados hoje é de 6,7%.

Com informações do R7 - BG - @plantaocaico 



Município de Ipueira registra os 2 primeiros casos de Covid-19




O pequeno Município de Ipueira com cerca de 2 mil habitante, registrou neste sábado  (16), os 02 (dois) primeiros casos confirmados de Covid-19 (Novo corona vírus)e. Trata-se de uma Senhora de 48 anos e de uma jovem de 27 anos. 

Vale lembrar que o município vem realizando ações preventivas com instalação de barreiras sanitárias nas duas entradas da Cidade e conscientizando sua população para o uso de máscaras.

@plantaocaico 

Sem condição de cumprir as exigências sanitárias, retomada das obras da Barragem de Oiticica é adiada


Após diálogo com o Movimento dos Atingidos pela construção da Barragem de Oiticica e a constatação, pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), de que o Consórcio EIT/Encalso não teria condição de cumprir as exigências sanitárias e preventivas para evitar contágio da Covid-19, o Governo do Estado adiou, até o próximo dia 20, a retomada das obras do reservatório, em Jucurutu.

Em nota endereçada à Governadora Fátima Bezerra, a comunidade expôs preocupação com a atual situação de crescimento acelerado do contágio da Covid-19 no interior, levando em consideração que a maioria dos trabalhadores da obra são moradores de Barra de Santana, a comunidade a ser realocada.

Os recursos de R$ 50 milhões destinados ao Complexo de Oiticica são provenientes das emendas impositivas da bancada federal em 2019, então não existe a possibilidade de serem contingenciados. Eles se encontram na conta da Semarh e parte já foi utilizado para pagamento de faturas.

“A questão de Oiticica e a redenção hídrica do Seridó é uma prioridade que sempre esteve pautada nas minhas principais lutas enquanto pessoa pública. E agora como governadora não é diferente. Estamos trabalhando com muito afinco e não mediremos esforços para tornar possível esse sonho da região do Seridó” enfatiza a governadora Fátima Bezerra.

Logo que o Consórcio concluir a implantação de todos protocolos e medidas preventivas quanto a contaminação por Covid-19, será feita uma vistoria com a Sesap, para atestar o cumprimento do que foi pactuado. Até que isso aconteça, a orientação ao consórcio é que garanta o pagamento do salário dos trabalhadores, uma vez que não existe nenhuma fatura em atraso.

@plantaocaico 


Prefeitura de Caicó vai ampliar passagem molhada da Soledade através da Sudene




A Prefeitura de Caicó vai reformar e ampliar a passagem molhada que liga os bairros Soledade e Paraíba. A ação será feita graças a um convênio de 250 mil reais firmado fundo a fundo entre o Município e a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE). 

Pleito antigo dos moradores das zonas sul e oeste, a ação só será possível graças à determinação do Prefeito Batata em escolher esse projeto para como meta prioritária em uma emenda de 250 mil reais destinada a Caicó pela senadora Zenaide Maia por meio da Sudene.

“Foi escolhido fazer o projeto com essa destinação por questões totalmente técnicas, já que se encaixa dentro dos critérios exigidos pela SUDENE e é uma necessidade urgente tendo em vista já terem ocorridos diversos acidentes devido às condições precárias da atual passagem molhada”, disse o Prefeito Batata. 

A proposta apresentada pelo Município foi aprovada nesta sexta-feira (15) e agora seguirá os trâmites normais para ser contratada e depois realizada a obra em 2021, devido não ser mais possível viabilizar esse ano por impedimentos relacionados aos prazos da justiça eleitoral.

@plantaocaico