segunda-feira, 25 de maio de 2020


Secretaria Municipal de Saúde de Caicó confirma 8 novos casos de Covid-19 nesta segunda-feira



Boletim COVID-19
A Secretaria Municipal de Saúde vem através desta informar a confirmação de OITO novos casos positivos para COVID - 19 hoje, 25/05/2020, totalizando QUARENTA casos confirmados no município.

Trigésimo terceiro caso: Mulher de 26 anos, sem sintomas, em isolamento domiciliar, com
comorbidade, residente na zona leste, diagnosticada por Teste PCR.
Trigésimo quarto caso: Mulher de 53 anos, sem sintomas, em isolamento domiciliar, com comorbidade, residente na zona Leste, diagnosticada por teste sorológico em laboratório particular.
Trigésimo quinto caso: Criança de 10 anos, sem sintomas, em isolamento domiciliar, residente na zona Leste,  teste rápido positivo.
Trigésimo sexto caso: Homem de 62 anos, sem sintomas, em isolamento domiciliar, com
Comorbidade, residente na zona central, teste rápido positivo.
Trigésimo sétimo caso: Mulher de 63 anos, sem sintomas, em isolamento domiciliar, sem comorbidade residente na zona central, teste rápido positivo.
Trigésimo oitavo caso: Homem de 31 anos, sem sintomas, em isolamento domiciliar, sem comorbidade residente na zona oeste, teste rápido positivo.
Os trigésimo nono e quadragésimo casos estão em processo de levantamento de informações.

@plantaocaico 

Governo promete pagar gratificação de insalubridade retroativa ao mês de abril aos profissionais de saúde





O Governo do RN paga no próximo dia 31 a gratificação por insalubridade aos profissionais de saúde que atuam no combate ao novo coronavírus. O pagamento será retroativo ao mês de abril e terá vigência durante o período de emergência em decorrência da Covid-19. “Esta é uma medida importantíssima de valorização dos servidores que estão na linha de frente de combate à pandemia. É uma reivindicação justa e legítima, e também um reconhecimento do Governo do Estado àqueles que, diretamente e com o risco da própria vida, estão dando o melhor de si para prestar assistência de saúde à população”, afirmou a governadora Fátima Bezerra.

O pagamento da insalubridade é resultado de um acordo com o Ministério Público do Trabalho. O percentual é de 40% sobre o salário base para quem trabalha na linha de frente e de 20% do salário base para pessoal administrativo.

 
A secretária de Estado da Administração (SEAD) do Estado, Virgínia Ferreira, confirma que todos os cálculos estão feitos e revisados e que no próximo dia 31 será efetivado o pagamento retroativo ao mês de abril e o mês de maio. “É uma conquista, é um cuidado que estamos tendo com os profissionais da saúde”, afirmou Virgínia Ferreira. O montante mensal é no valor de R$ 4.487.415,59. Os cálculos da SEAD até dezembro projetam o pagamento de R$ 43.705.237,23 a 8.396 profissionais.

O acordo firmado com o Ministério Público do Trabalho e o Estado do Rio Grande do Norte, na Ação Civil Pública nº 000206/65-2018.5.21.0004, tem vigência durante o período de emergência em Covid-19.

O Estado efetuará o pagamento de adicional de insalubridade no percentual de 40%, a partir do mês de abril de 2020, para todos os servidores que trabalhem na área da assistência, nas unidades hospitalares da rede pública de saúde do Estado do RN, no SAMU (Serviço de Atendimento Médico de Urgência), no NUVISA (Núcleo de Vigilância Sanitária e Epidemiológica) e SVO (Serviço de Verificação de Óbito).

Para o pessoal que trabalha na área administrativa, o Estado fará o pagamento do adicional de insalubridade no percentual de 20%, a partir do mês de abril de 2020, para todos os servidores das unidades hospitalares da rede pública de saúde do Estado do RN.

O acordo com o MPT também contempla que os servidores lotados em unidades hospitalares, com ou sem leitos específicos para a Covid-19 que, por motivo de enquadramento no grupo de risco, forem transferidos para outro local de trabalho, no setor administrativo ou no setor de regulação, em atividade presencial, mantêm o direito ao pagamento do adicional de insalubridade da lotação de origem.
@plantaocaico 

Prefeito Batata agradece destinação de mais 5 respiradores para Caicó




O Prefeito Batata Araujo recebeu nesta segunda-feira (25), a confirmação de que o Hospital Regional de Caicó está sendo contemplado com mais 5 respiradores do lote de 40 que foram recebidos nesta segunda-feira pelo Estado do Rio Grande do Norte através do Ministério da Saúde. 

Essa notícia chega em boa hora e irá garantir que Caicó possa ter leitos suficientes para atender a demanda da região do Seridó e até mesmo está à disposição de outras regiões do estado caso haja necessidade de leitos de UTI. 

“ O SUS é uma rede de assistência que precisa está sempre interligada e por esse motivo nunca podemos negar recebimento de um paciente que esteja necessitando de atendimento”. Disse o Prefeito
@plantaocaico 

Avião que realizava treinamento em Caicó faz pouso de "barriga" na base aérea de Parnamirim



O avião modelo bandeirante da Força Aérea Brasileira fez um pouso de "barriga" na tarde da última quinta-feira  (21).

A aeronave operada pelo Esquadrão Rumba, do 1°/5° Grupo de Aviação (1°/5° GAV) - Ala 10, provavelmente sofreu uma falha no sistema hidráulico, que não permitiu o acionamento do trem de pouso. -
Sem conseguir acionar o trem de pouso, a aeronave precisou realizar um procedimento de pouso de emergência, deslizando de "barriga" na pista da Ala 10. 

O acidente não gerou nenhuma fatalidade entre os tripulantes da aeronave, mas o Serviço de Salvamento é Combate à Incêndios da base foi acionado para evitar um possível foco de incêndio.

Desde do ano passado que essa e outras aeronaves vem realizando treinamento no aeródromo Rui Mariz em Caicó, inclusive na manhã desta segunda-feira (25), teve vários pousos e decolagens com um avião modelo Bandeirante da FAB.

AeroFlip - @plantaocaico

PRF realiza escolta de caminhão com respiradores de Recife/PE para Natal/RN



Atendendo solicitação da Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social do Rio Grande do Norte, a Polícia Rodoviária Federal realizou, neste domingo (24), a escolta de um caminhão transportando 80 respiradores entre as cidade de Recife/PE e Natal/RN.

Os equipamentos foram repassados pelo Ministério da Saúde, sendo 40 para o governo do estado e 40 para o município de Natal. Os respiradores serão utilizados no suporte a pacientes da COVID-19.

A operação contou com o apoio de equipes da PRF dos estados de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, que se revezaram na segurança da carga, nas divisas dos respectivos estados.

A escolta aconteceu de forma tranquila, sem nenhum imprevisto e os equipamentos foram entregues, com segurança, em um depósito do Governo do Estado. Na região metropolitana de Natal, equipes da PM fizeram parte da escolta!

A PRF estarà sempre a disposição da sociedade para ajudar no enfrentamento à pandemia e seguirá agindo de forma integrada com os diversos órgãos federais, estaduais e municipais, na busca de melhor atender a sociedade neste momento tão difícil.

Núcleo de comunicação social da PRF/RN - @plantaocaico 

Governo do RN entrega 34 leitos para tratamento de pacientes com a Covid-19




A parceria entre o Governo do Estado e a Liga Norte-rio-grandense Contra o Câncer entregou, neste domingo (24), 34 leitos para tratamento de pacientes com a Covid-19, sendo 14 UTIs e 20 clínicos. A ação é resultado do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre as instituições com a participação do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MP-RN), Ministério Público Federal e Ministério Público do Trabalho no RN (MPT-RN), publicado no dia 26 de abril. 
As equipes seguirão trabalhando para concluir a abertura de mais outros seis leitos de UTI ao longo da semana, totalizando 40 leitos. 

📸 Elisa Elsie - @plantaocaico