quinta-feira, 28 de maio de 2020


PLACAR DA VIDA : 177 MIL BRASILEIROS ESTÃO CURADOS DO COVID-19

Com mais de 6,4 mil leitos de UTI habilitados em todo o país, o Brasil já contabiliza 177,6 mil brasileiros curados da Covid-19. Até 19h desta quinta-feira (28), 233.880 casos em tratamento foram registrados.

Fonte: Ministério da Saúde - @plantaocaico

Confirmado três novos casos de Covid-19 nesta quinta-feira em Caicó


A Secretaria Municipal de Saúde divulga a detecção de mais TRÊS casos de COVID-19, bem como a RECUPERAÇÃO de mais SETE pessoas, no município nesta quinta-feira, 28 de Maio de 2020.

Quinquagésimo quarto caso: Homem de 24 anos, sintomas leves, em isolamento domiciliar, Com comorbidade, residente no bairro Paulo VI, diagnosticado por PCR em HRS.
Quinquagésimo quinto caso: Mulher de 47 anos, sem sintomas no momento, em isolamento domiciliar, sem comorbidade, residente no bairro Centro, detectado por teste rapido para Covid -19.
Quinquagésimo sexto caso: Mulher de 20 anos, sem sintomas no momento, em isolamento domiciliar, sem comorbidade, residente no bairro Dancy Fonseca, diagnosticado por Teste de Sorologia IGG e IGM em laboratório particular.

@plantaocaico 

UTI do Hospital Municipal de Campanha em Natal (RN) está pronta


A montagem dos 20 leitos da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Municipal de Campanha foi finalizada nesta quinta-feira (28) e os espaços estão aptos a receber os pacientes que necessitem dos cuidados em casos mais graves da Covid-19, a partir da demanda gerada pelo sistema de regulação de saúde.

A estrutura conta com respiradores, bombas de infusão, monitores cardíacos, aparelho portátil de Raio X, mecanismo para uso de gases hospitalares com ar-comprimido, oxigênio e ponto para realização de hemodiálise. A equipe de plantão da UTI conta com médicos (intensivistas e hospitalistas), enfermeiros e técnicos de enfermagem.

De acordo com a direção do HMC, nos próximos 10 dias serão instalados o tomógrafo e o aparelho de Raio X fixos. Nesta quinta, o hospital está com 20 pacientes internados nos leitos clínicos na unidade e a expectativa é que mais seis sejam encaminhados para tratamento no local.

Lá, os pacientes têm acesso ao que há de mais moderno no tratamento da Covid-19, sendo acompanhados diariamente por uma equipe multidisciplinar de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, assistentes sociais, nutricionistas e farmacêuticos.

A farmácia do HMC também está toda equipada. A parte de exames de gasometria (indica a oxigenação do sangue dos pacientes) também é toda realizada no hospital. Já com relação à realização dos exames clínicos, a coleta é feita na unidade e o material é enviado para o laboratório do Hospital Municipal Dr. Newton Azevedo ou para o laboratório DNA Center, que presta serviço à Secretaria Municipal de Saúde.

Desde o início da operação do Hospital Municipal de Campanha, 12 pacientes já receberam alta, após o tratamento no local. Nenhum óbito foi registrado na unidade até o momento. Caso seja necessário, há um necrotério no hospital.

“Os leitos de UTI estão prontos e disponíveis. Foi um trabalho enorme e intenso, que contou com a participação de toda a gestão municipal. Estamos disponibilizando um espaço moderno, que conta com toda a estrutura necessária para oferecer o melhor tratamento aos pacientes que necessitarem de cuidados mais intensivos e complexos”, detalhou Marcelo Noronha, diretor do Hospital Municipal de Campanha.

@plantaocaico 


Hospital Regional do Seridó ganha mais 5 leitos de UTI



No Hospital Regional do Seridó, em Caicó, foram abertos mais cinco leitos de UTI nesta quarta-feira (27), totalizando 22 leitos de UTI, além de 16 clínicos. 
Em termos de equipamentos para o Hospital, já chegaram sete ventiladores, 13 monitores, bombas de infusão, raio-x portátil, além de ter sido realizada a climatização de toda a clínica médica do serviço hospitalar. 
O Governo do Estado também convocou profissionais do Concurso de 2018, além de ter contratado 72 profissionais através de processo seletivo. 

@plantaocaico 

6º Óbito por Covid-19 no Hospital Regional do Seridó em Caicó



O Hospital Regional do Seridó  informa o 6° óbito por COVID-19 na unidade hospitalar.

Trata-se de um paciente do Município de Apodi, 33 anos com histórico de linfoma.


O paciente deu entrada no Hospital no último dia 25 de maio de 2020, indo a óbito na madrugada desta quinta-feira (28), na UTI hospitalar da unidade.

@plantaocaico 


RN tem 40 policiais penais infectados com Covid-19; 25 somente em Alcaçuz



O Sindicato dos Policiais Penais do Rio Grande do Norte (Sindippen-RN) iniciou um levantamento nas unidades prisionais do Estado para confirmar a quantidade de servidores e apenados com Covid-19. Até o momento, 40 agentes tiveram a confirmação da doença. Do total de casos, 25 foram registrados somente no Presídio de Alcaçuz, de acordo com dados desta terça-feira (26) .
Na mesma unidade, outros 15 profissionais estão com suspeita. Não há registro de apenados contaminados em Alcaçuz.

O levantamento do Sindppen-RN está sendo feito nas principais unidades prisionais. Os dados mostram ainda que na Cadeia Pública de Nova Cruz são 3 policiais penais confirmados. A Cadeia Pública de Natal e o Complexo João Chaves tiveram 1 policial penal confirmado em cada uma. Nos dois casos os servidores já estão recuperados.

A Cadeia Pública de Mossoró, por sua vez, tem 7 casos confirmados entre os policiais penais. Já na Cadeia Pública de Caraúbas são 2 policiais penais e 8 apenados que testaram positivo para a doença, sendo que um deles conseguiu prisão domiciliar. O Centro de Triagem de Parnamirim tem 1 policial penal confirmado e outros 9 afastados.

O Sindppen-RN decidiu fazer o levantamento após constatar que os dados apresentados pela Secretaria da Administração Penitenciária não estão condizentes com a realidade e abaixo do verdadeiro número de infectados e suspeitos.

"Nós esperamos que as autoridades tenham a sensibilidade de entender a gravidade da situação e tomem medidas no sentido de reverter esse quadro e não de agravá-lo. Infelizmente, nossa categoria tem sido afetada como tantas outras que estão na linha de frente, mesmo tomando as medidas de proteção e até mesmo adotando procedimentos por conta própria, como higienização das unidades prisionais frequentemente. Mas sabemos que o coronavírus é forte e difícil de ser combatido", afirma Vilma Batista.

A presidente do Sindppen-RN critica a flexibilização nas medidas adotadas pela Seap, como atendimento presencial dos advogados aos presos, ao passo que tal procedimento pode ser feito por teleatendimento. "Esperamos que as autoridades sejam conscientes dos riscos que estão gerando para os policiais penais, para os apenados, familiares, advogados e para toda a sociedade ao permitirem a retomada da consulta presencial neste momento em que a pandemia está chegando ao pico no Brasil".
@plantaocaico