quarta-feira, 10 de junho de 2020


Cabeleireiro sofre disparo de arma de fogo em assalto na noite desta quarta-feira (10), em Caicó

Por volta 21:50 hs desta quarta-feira (10), o cabeleireiro conhecido por "Beto Cabelos" foi vítima de um disparo de arma de fogo em um assalto próximo ao conselho comunitário do Bairro Boa Passagem na zona norte de Caicó. 

A vítima foi atingido na perna direita e foi socorrido para o Hospital Regional do Seridó. Os assaltantes fugiram levando uma bolsa com provavelmente uma arma de fogo da vítima.

Minutos depois um suspeito foi preso com uma arma de fogo calibre 22.

@plantaocaico 

Confirmado 22 novos casos de Covid-19 nesta quarta-feira (10), em Caicó

A Secretaria Municipal de Saúde confirma 22 novos casos de Covid-19 no Município de Caicó nesta quarta, 10/06/2020.

145- Mulher de 31 anos, Residente no bairro Nova descoberta, PCR, em isolamento domiciliar.

146- Homem de 20 anos, Residente no bairro Boa passagem, TR particular, em isolamento domiciliar.

147- Homem de 20 anos, Residente no bairro Boa passagem, TR particular, em isolamento domiciliar.

148- Homem de 23 anos, Residente no bairro Samanau, TR particular, em isolamento domiciliar.

149- Homem de 52 anos, Residente no bairro Boa passagem, TR particular, em isolamento domiciliar.

150- Mulher de 38 anos, Residente no bairro Boa passagem, TR particular, em isolamento domiciliar.

151- Homem de 58 anos, Residente no bairro centro, TR , em isolamento domiciliar.

152- Mulher de 44 anos, Residente no bairro vila do príncipe, TR  particular, em isolamento domiciliar.

153- Menino de 12 anos, Residente no bairro vila do príncipe, TR particular, em isolamento domiciliar.

154- Mulher de 34 anos, Residente no bairro boa passagem, TR particular, em isolamento domiciliar.

155- Mulher de 33 anos, Residente no bairro vila do príncipe, TR particular, em isolamento domiciliar.

156- Homem de 55 anos, Residente no bairro Samanau, TR particular, em isolamento domiciliar.

157- Homem de 43 anos, Residente no bairro Barra nova, TR particular,em isolamento domiciliar.

158- Mulher de 24 anos, Residente no bairro Barra nova, TR Particular, em isolamento domiciliar.

159- Mulher de 34 anos, Residente no bairro Boa passagem, TR particular, em isolamento domiciliar.

160- Mulher de 56 anos,Residente no  bairro penedo ,TR Particular, em isolamento domiciliar.

161- Homem de 23 ano, Residente no bairro vila do príncipe, TR particular, em isolamento domiciliar.

162-Mulher de 60 anos, Residente no bairro recreio, TR, em isolamento domiciliar.

163- Homem de 45 anos, Residente no bairro Barra nova, TR, em isolamento domiciliar.

164- Homem de 40 anos, Residente no bairro Vila do príncipe, TR, em isolamento domiciliar.

165- Homem de 45 anos, Residente no bairro Maynard, TR, em isolamento domiciliar.

166- Homem de 30 anos, Residente no bairro Paraíba, TR, em isolamento domiciliar.

@plantaocaico 


RN registra mais 28 mortes e 541 novos casos de Covid-19 em 24 horas

Os números divulgados no boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) nesta quarta-feira (10). O Estado do RN registrou mais 28 mortes por Covid-19 e 541 novos casos confirmados nas últimas 24 horas.

O Rio Grande do Norte chegou a 11.568 casos e tem 487 mortes desde o início da pandemia. Outros 92 óbitos estão em investigação para saber se foram em decorrência da Covid-19.

O boletim ainda aponta que o estado tem 22.683 casos suspeitos de coronavírus e 19.679 descartados. O número de pacientes recuperados da Covid-19 no RN é de 1.906.

Situação do coronavírus no RN

  • 487 mortes
  • 11.568 casos confirmados
  • 22.683 suspeitos
  • 19.679 descartados
  • 1.906 recuperados

A Sesap também relata que os leitos de UTI estão 88% ocupados na rede pública e 62% na rede privada. Com relação aos leitos de internação semi-intensiva, as taxas de ocupação são de 86% nas unidades de saúde públicas e 95% nas privadas.

G1/RN - @plantaocaico 



Polícia Civil apreende 17 máquinas caça-níqueis, em Macaíba, durante Operação “Pacto pela Vida”


Policiais civis da Delegacia Municipal de Macaíba, com o apoio da Diretoria de Polícia Civil da Grande Natal (DPGRAN), realizaram, na manhã desta quarta-feira (10), mais uma etapa da operação “Pacto Pela Vida”, que desencadeou diligências em combate aos jogos de azar, resultando na apreensão de 17 máquinas caça-níqueis. O intuito da ação, que aconteceu no bairro do Centro, do município de Macaíba, foi fiscalizar o cumprimento dos decretos estaduais que visam evitar a disseminação do coronavírus (covid-19). 

Na ocasião, foram autuados em flagrante delito pela suspeita da prática dos crimes de exploração jogos de azar e jogo do bicho: Andreia Pereira de Góis, Ubirani Ugo de Brito e Monalisa Raline Lima dos Santos; os três suspeitos estavam infringindo também determinação, voltada à contenção do coronavírus, publicada em decreto estadual. 

Ao longo da ocorrência, os policiais apreenderam R$ 6.547,85 reais em dinheiro fracionado, proveniente dos jogos de azar como: bingo, jogo do bicho e máquinas caça-níqueis. Todas as máquinas foram encaminhadas ao setor responsável pela destruição delas. 

Segundo a delegada-geral, Ana Cláudia Saraiva, a Polícia Civil está trabalhando em arduamente para preservar a vida das pessoas, para que elas não sejam contaminadas e que os responsáveis pelos descumprimentos sejam devidamente identificados.

@plantaocaico 

New York Times diz que há ameaça de “golpe militar” no Brasil para manter Bolsonaro no poder



O jornal americano The New York Times publicou nesta quarta-feira (10) uma reportagem em que afirma que há a possibilidade de um “golpe militar” no Brasil para garantir a manutenção do presidente da República, Jair Bolsonaro, no poder.

No texto, assinado pelos repórteres Simon Romero, Letícia Casado e Manuela Andreoni, o jornal destaca que Bolsonaro está sendo pressionado por todos os lados por conta do aumento nas mortes diárias provocadas pelo coronavírus e das investigações contra seus filhos e aliados.

“A crise cresceu de forma tão intensa que que algumas das mais poderosas figuras do País estão emitindo alertas de instabilidade – sinalizando que podem tomar o controle e acabar com a maior democracia da América Latina”, escrevem.

Os jornalistas lembram da declaração que o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) deu recentemente de que não haveria mais uma questão sobre se uma ruptura democrática iria ocorrer, mas quando.

Sem citar fontes, a reportagem informa que alguns oficiais dentro do Planalto estão ativamente examinando cenários nos quais os militares poderiam intervir.

“Um oficial que não foi autorizado a falar publicamente disse que uma intervenção está fora do radar por ora, mas certos movimentos do Judiciário como ordenar uma busca e apreensão na residência oficial de Jair Bolsonaro como parte das investigações poderia mudar este quadro.”

De acordo com o New York Times, o Brasil representou uma esperança para o mundo emergente nas últimas décadas, com uma economia pujante e a atração dos holofotes com a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, mas desde então o País foi abalado por uma crise econômica e por graves escândalos de corrupção envolvendo figuras políticas proeminentes.

Bolsonaro teria surgido então, de acordo com a reportagem, como uma promessa de restaurar a ordem que flerta com o passado de ditadura militar do País. Porém, desde então ele se tornou alvo de críticas por minimizar a pandemia de Covid-19, sabotar medidas de isolamento e “capitanear uma das maiores contagens de mortos do mundo”.

Tudo isso ocorre ao mesmo tempo em que a família do presidente é acusada de abuso de poder, corrupção e disseminação de fake news.

Recentemente, a casa de análises Rosa & Roubini, dos economistas Brunello Rosa e Nouriel Roubini, escreveu que Bolsonaro tem tido comportamentos cada vez mais autocráticos e o Financial Times apontou que Bolsonaro “acendeu o medo” na democracia brasileira.

InfoMoney  - @plantaocaico 



Feriado em homenagem aos Mártires de Uruaçu e Cunhaú deverá ser antecipado para esta sexta-feira 12/06


@plantaocaico 

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte marcou para a sessão desta quarta-feira (10) a votação de um projeto de lei que autoriza a governadora Fátima Bezerra a antecipar, por decreto, feriados estaduais instituídos por lei. A medida, se aprovada, vai valer enquanto perdurar o estado de calamidade pública provocado pela pandemia do novo coronavírus.

De acordo com a assessoria do Governo do Estado, caso a Assembleia aprove o projeto nesta quarta, Fátima vai editar um decreto adiantado o feriado criado para homenagear os Mártires de Uruaçu e Cunhaú. A celebração acontece anualmente no dia 3 de outubro, e a intenção da governadora é antecipar o feriado para sexta-feira (12).

Se isso for confirmado, o Rio Grande do Norte terá um “feriadão” nos próximos dias, já que quinta-feira (11) é feriado nacional de Corpus Christi. A intenção da proposta é estimular o isolamento social, única estratégia eficaz, segundo os especialistas, para conter o avanço da pandemia do coronavírus.

“A antecipação dos feriados poderá incentivar a adesão da população ao cumprimento das regras de isolamento social. Ademais, após o fim do estado de calamidade, cada dia útil fará diferença para a recuperação econômica e social do Estado, em busca da retomada da produtividade econômica”, afirma Fátima.

Neste ano, o feriado dos Mártires cairia em um sábado.

AGORA RN - @plantaocaico


Câmara aprova projeto que suspende por 90 dias inclusão de pessoas no SPC e Serasa

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (9) um projeto que suspende por 90 dias a inclusão de pessoas em serviços de proteção ao crédito, como o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e o Serasa.

Como o texto já passou pelo Senado, seguirá para o presidente Jair Bolsonaro sancionar, integral ou parcialmente, ou vetar.

A proposta foi aprovada em razão da crise na economia provocada pela pandemia do novo coronavírus.

@plantaocaico