terça-feira, 16 de junho de 2020


Caicó tem 11 novos casos de COVID-19 além de 35 pessoas recuperadas nesta terça-feira (16)

   @plantaocaico 

Boletim COVID-19: 16 / 06 / 2020

A Secretaria Municipal de Saúde vem por meio desta divulgar o registro de ONZE novos casos de COVID-19 no município, além de mais

198- Mulher de 46 anos, residente no bairro Paraíba, PCR, em isolamento domiciliar.

199- Homem de 32 anos, residente no bairro Maynard, TR particular, em isolamento domiciliar.

200- Mulher de 55 anos, residente no bairro Recreio, TR particular, em isolamento domiciliar.

201- Homem de 53 anos, residente no bairro Centro, PCR, em isolamento domiciliar.

202- Homem de 35 anos, residente no bairro Samanaú, TR, em isolamento domiciliar.

203- Mulher de 22 anos, residente no bairro Samanaú, TR, em isolamento domiciliar.

204- Mulher de 19 anos, residente no bairro Boa passagem, TR particular, em isolamento domiciliar.

205- Mulher de 25 anos, residente no bairro Vila do Príncipe, TR particular, em isolamento domiciliar.

206- Menor, de 8 meses, residente no bairro Paraíba, TR, em isolamento domiciliar.

207- Mulher de 97 anos, residente no bairro Centro, TR em HRS, em isolamento domiciliar.

208- Mulher de 66 anos, residente no bairro Paraíba, TR, em isolamento domiciliar.

@plantaocaico 

Zona oeste concentra 25% dos casos de Covid-19 no Município de Caicó



O perfil epidemiológico da COVID-19 na cidade de Caicó-RN demonstra que atualmente há 197 casos confirmados desta doença no município, sendo estes notificados no período de 14 de abril a 15 de junho do corrente ano.

Os bairros mais afetados pela doença são o Centro, Paraíba e Barra Nova. A Zona Oeste do município continua concentrando o maior número de casos confirmados totalizando 50.

É importante observar que houve um aumento de 53,6% no número de casos desde a publicação do último perfil epidemiológico, no dia 09 de junho, passando de um total de 126 para 197 casos confirmados.

As pessoas de 41 a 50 anos foram as que mais testaram positivo para a doença com 45 casos nessa faixa etária. Uma maior parcela dos indivíduos relataram não ter histórico de viagem nos dias referentes ao seu contágio, o que evidencia o contágio comunitário. Ressaltando-se a importância de manter os cuidados com a etiqueta respiratória, higienização e principalmente o isolamento social.

Os dados sobre monitoramento de casos de COVID-19 no município são atualizados diariamente, sendo assim, o perfil epidemiológico apresentado sofrerá modificações ao longo da pandemia, pois estes dados são referentes até a data de ontem, dia 15 de junho de 2020.

Ressalta-se a importância da análise do perfil epidemiológico ao oferecer indicadores que colaboram para o delineamento de ações para o enfretamento da disseminação do vírus no município.

@plantaocaico 












Prefeito Batata anuncia as normas e restrições para a reabertura dos templos religiosos e academias em Caicó


O Comitê Municipal de Enfrentamento ao COVID-19 (o novo Coronavírus) esteve reunido nesta terça-feira (16), no auditório do Centro Administrativo, em Caicó. Entre os assuntos discutidos, a reunião traz novidades sobre a reabertura dos templos religiosos e academias, com as devidas normas e restrições.  

“Tivemos um momento importante de ouvir todos os segmentos da sociedade caicoense, incluindo as Igrejas, agentes e técnicos de saúde, jurídico, representantes do comércio, Câmara de Vereadores, Defesa Civil, proprietários de academias, onde discutimos a realidade de Caicó nesse momento difícil da pandemia que estamos enfrentando”, afirmou o prefeito de Caicó, Robson de Araújo (Batata). 

Em entrevista à imprensa, o prefeito Batata destacou que nos próximos dias será publicado um novo decreto, onde através de um consenso do comitê e seguindo uma cartilha nacional e até estadual, as Igrejas (templos religiosos) estarão reabrindo suas portas com 30% da capacidade e ficará a critério de cada líder religioso, os cuidados com as pessoas, adotando as normas de higienização e outros critérios que serão publicados em um novo decreto municipal. A reabertura das Igrejas está prevista para domingo (21).

Os templos religiosos poderão abrir duas vezes por semana (quartas e domingos). Outra decisão do Comitê Municipal de Enfrentamento ao COVID-19 é que as academias de Caicó abrirão a partir de 1º de julho, seguindo também as normas da cartilha.

@plantaocaico 

Família reconhece corpo de homem encontrado sem cabeça na zona rural de Caicó


Foi identificado o corpo encontrado sem cabeça na manhã desta terça-feira (16) na sítio Pedra do Cino, próximo ao Distrito Palma na zona rural de Caicó.

Um familiar reconheceu o corpo de Lenilson Alves de 49 anos, residente no Centro de Caicó. O mesmo estava desaparecido desde do último dia 04 de Junho.

Ao lado do corpo foi encontrado documentos e um aparelho celular. A vítima era irmão do Radialista J. Alves (Jotinha).



Tentativa de fuga no Ceduc em Caicó


Na manhã desta terça-feira (16), adolescentes do Centro de Atendimento Socioeducativo (Ceduc) em Caicó, tentaram fugir da unidade. 

De acordo com informações, na tentativa de fugir, um menor se machucou e os outros acabaram desistindo de fugir.

@plantaocaico 

Covid-19: morre médico que atuava nas Unidades de Terapia Intensiva para tratamento do vírus na Paraíba

1592300201723875-0

Morreu neste domingo (14), o médico Ricardo Passos, de 43 anos, em Campina Grande, na Paraíba. Ricardo atuava nas Unidades de Terapia Intensiva para tratamento da Covid-19

Ricardo Passos era filho do ex-prefeito da cidade de Remígio, Dr. Passos. Até o mês de maio, ele trabalhava na linha de frente contra a Covid-19 em uma UPA no Bairro Dinamérica, em Campina Grande.

A Secretaria de Estado da Saúde e o Hospital Metropolitano de Santa Rita emitiram uma nota de pesar e publicou um verso escrito pelo médico.


A Secretaria de Estado da Saúde e o Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires  manifestam profundo pesar pelo falecimento do médico Dr. Ricardo Passos. Plantonista dedicado que atuava nas Unidades de Terapia Intensiva para tratamento da Covid-19, nos deixou o seu legado de dedicação e empenho diário em favor dos que precisavam de seus cuidados. Diante dessa perda irreparável, rogamos a Deus conforto e nos solidarizamos a família e amigos. 

Ficamos com seu último verso:

“As vezes chegamos ao ponto;
Em que tudo começa fazer sentido;
Das coisas mais belas e simples;
Que passamos despercebidos;

Momento que paramos pra pensar;
Como seria bom apenas viver;
Em um mundo repleto de coisas boas;
E jamais disso poder esquecer;

Esse não é um tom de despedida;
Não é um sentimentalismo barato;
Simplesmente são momentos;
Que sempre devem ser recordados;

A doença parou o mundo;
As pessoas começaram a enxergar;
Que o mundo sem Deus não é nada;
É não adianta querer mudar;

Quero deixar aqui nesse dia;
Um pouco do que eu vivi;
De vida de médico a paciente;
Foi o que me trouxe até aqui;

Desde a entrada no SAMU;
Com sua sirene ligada;
A luz no teto da ambulância;
Agora já não falta mais nada;

Essa é a vida dos pacientes;
Vista do olhar do médico que atende;
Mas quando nos colocamos no lugar;
É aí que você realmente entende!"

Dr. Ricardo Passos

Santa Rita, 14 de junho de 2020.

Anderson Mix - @plantaocaico 



Aneel prorroga até 31 de julho proibição de corte de energia elétrica


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) prorrogou até o fim de julho a proibição do corte de energia elétrica dos consumidores inadimplentes residenciais urbanos e rurais. A proibição do corte de energia por 90 dias foi aprovada pela agência no fim de março, com validade também para os serviços considerados essenciais no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. Com a decisão desta segunda-feira (15), a medida, que perderia validade na próxima semana, ficará em vigor até o dia 31 de julho.

Ao justificar a prorrogação, a diretora da Aneel Elisa Bastos Silva, relatora do processo, argumentou que, na maior parte dos estados, continuam as ações de isolamento social e de restrição à circulação e aglomeração de pessoas para evitar a propagação da covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

Segundo a relatora, os efeitos da pandemia no setor elétrico levaram a um aumento da inadimplência dos consumidores e à redução do mercado das distribuidoras, em virtude da diminuição na atividade econômica e da necessidade de manutenção do serviço. Elisa disse, entretanto, que a norma aprovada pela agência prevê que, se após o prazo determinado a dívida persistir, a energia será cortada. As distribuidoras deverão avisar os consumidores com antecedência.

"Feitas essas ressalvas, a proposta é que, a partir de 1º de agosto, a distribuidora volte a efetuar a suspensão do fornecimento por inadimplência", disse Elisa, em seu voto.

Seundo a diretora da Aneel, a exceção fica por conta das unidades "onde existam pessoas usuárias de equipamentos de autonomia limitada, vitais à preservação da vida humana e dependentes de energia elétrica; as das subclasses residenciais de baixa renda, enquanto durar a concessão do auxílio emergencial; aquelas em que a distribuidora suspender o envio de fatura impressa sem a anuência do consumidor; e nos locais em que não houver postos de arrecadação em funcionamento, o que inclui instituições financeiras, lotéricas, unidades comerciais conveniadas, entre outras, ou em que for restringida a circulação das pessoas por ato do poder público competente".

Além de prorrogar a proibição do corte no fornecimento de energia elétrica, a Aneel ampliou até 31 de julho o prazo para que as distribuidoras de energia sejam autorizadas a suspender o atendimento presencial, a suspensão da entrega da fatura mensal impressa no endereço dos consumidores e a permissão para que as distribuidoras realizem a leitura de consumo em horários diferentes do usual ou mesmo a suspensão da leitura.

Ao adotar a suspensão da entrega da fatura impressa, as distribuidoras deverão enviar fatura eletrônica ou o código de barras aos consumidores, por meio de canais eletrônicos ou disponibilizá-las em seu site ou aplicativo. Na hipótese de suspensão da leitura do consumo, o faturamento será feito com base na média aritmética do consumo nos últimos 12 meses.

Fonte: Agência Brasil - @plantaocaico