terça-feira, 7 de julho de 2020


26 novos casos de Covid-19 e 20 pessoas recuperadas nesta terça-feira (07), em Caicó

A Secretaria Municipal de Saúde informa a confirmação de 26 novos casos positivos e 20 casos recuperados de Covid-19 neste 07 de Julho de 2020.

511 - Homem de 8 anos Bairro Paraíba, TR, em isolamento domiciliar.

512 - Mulher de 47 anos, Bairro Nova Descoberta, TR, em isolamento domiciliar.

513 - Homem de 35 anos, Bairro Nova Caico, TR, em isolamento domiciliar.

514 - Homem de idade não informada, Bairro Paraíba, TR, em isolamento domiciliar.

515 - Mulher de 21 anos, Bairro Paraíba, TR, em isolamento domiciliar.

516 - Homem de 23 anos, Bairro Paraíba, TR, em isolamento domiciliar.

517 - Homem de 17 anos, Bairro Paraíba, TR, em isolamento domiciliar.

518 - Homem de 24 anos Bairro Paraíba, TR, em isolamento domiciliar.

519 - Mulher de 50 anos, Bairro Paraíba, TR, em isolamento domiciliar.

520 - Mulher de 20 anos, Bairro Centro, TR particular, em isolamento domiciliar.

521 - Homem de 1 ano e 10 meses, Bairro Recreio, TR, em isolamento domiciliar.

522 - Homem de 53 anos, Bairro Soledade, TR, em isolamento domiciliar.

523 - Homem de 72 anos, Bairro Paraíba, TR, em isolamento domiciliar.

524 - Mulher de 30 anos, Bairro Paraíba, TR, em isolamento domiciliar.

525 - Mulher de 31 anos, Bairro Maynard, TR, em isolamento domiciliar.

526 - Mulher de 69 anos, Bairro Nova Descoberta, TR particular, em isolamento domiciliar.

527 - Mulher de 27 anos, Bairro Centro, TR, em isolamento domiciliar.

528 - Mulher de idade nao informada, Bairro Boa Passagem, TR particular, em isolamento domiciliar.

529 - Mulher de 27 anos, Bairro Vila Altiva, TR, em isolamento domiciliar.

530 - Mulher de 29 anos, Zona rural de Laginhas, TR, em isolamento domiciliar.

531 - Mulher de 65 anos, Bairro Centro, PCR Particular, em isolamento domiciliar.

532 - Homem de 58 anos, Bairro Centro, PCR Particular, em isolamento domiciliar.

533 - Mulher de 55 anos, Bairro Centro, PCR Particular, em isolamento domiciliar.

534 - Homem de 28 anos, Bairro Soledade, PCR Particular, em isolamento domiciliar.

535 - Mulher de 34 anos, Bairro Barra Nova, PCR Particular, em isolamento domiciliar.

536 - Mulher de 32 anos, Bairro Barra Nova, TR, em isolamento domiciliar.

@plantaocaico 



Bolsonaro diz que tomou cloroquina e encarou diagnóstico "com naturalidade"

Medicamento não tem eficacia comprovada no tratamento contra Covid-19 e não é recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OSM).⠀
O presidente Jair Bolsonaro disse nesta terça-feira (7) que encarou com naturalidade o diagnóstico positivo para o novo coronavirus. Em entrevista à TV Brasil, o chefe do Executivo disse que se sente bem e que já iniciou o tratamento com hidroxicloroquina.⠀
"Com naturalidade, não tem que ter pavor. Poderia ser um exame de uma comorbidade qualquer, sei que não tenho comprovação científica, mas a eficácia da hidroxicloroquina tem aparecido", comentou sobre a medicação, que não tem eficácia comprovada.⠀

Polícia Civil prende suspeito por tráfico de drogas e posse de munição de calibre restrito no Paço da Pátria

Policiais civis da Delegacia Especializada em Narcóticos (DENARC) e da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (DEICOR) prenderam em flagrante, nesta terça-feira (07), Clemielson Mendes Ferreira da Silva, 21 anos. Ele foi preso, na Comunidade Paço da Pátria, na Zona Leste da Capital Potiguar, pela suspeita da prática dos crimes: tráfico de drogas e posse de munição de calibre restrito.

As diligências foram deflagradas após o recebimento de denúncias anônimas, informando que uma das residências do local estaria funcionando como um ponto de esconderijo para foragidos da Justiça, depósito de armas de fogo e venda de drogas. No local, foram apreendidos: aproximadamente 360 porções de cocaína, uma parte de um tablete de substância similar ao crack, um saco plástico contendo pó branco similar a insumo para mistura de droga, duas munições de fuzil .762, 38 munições de .9mm e 24 munições de .38, 11 balanças de precisão, sete rádio-comunicadores, aproximadamente R$ 3.000,00 (três mil reais) em dinheiro, anotações do tráfico de drogas, entre outros objetos. Uma motocicleta também foi apreendida. 

Clemielson Mendes foi conduzido até a delegacia e encaminhado ao sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça. A Polícia Civil pede que a população continue enviando informações de forma anônima através do Disque Denúncia 181.

Coronavírus: Prefeitura de Caicó abre Unidade de Referência de Sintomáticos Respiratórios

Na segunda-feira (06), o município de Caicó inaugurou uma Unidade de Referência de Sintomáticos Respiratórios no Centro da cidade. A unidade conta com médicos, enfermeiras e técnicos de enfermagem, um profissional de apoio e um ASG com atendimentos de segunda a sexta das 7h às 17h e já está funcionando no prédio que já funcionou a UNIMED, na Rua Otávio Lamartine.

Nessa unidade serão realizados Testes rápidos, Atendimentos a pacientes sintomáticos respiratórios, Notificações de casos e orientações sobre Covid-19.

De acordo a Técnica da secretaria municipal de Saúde, Redianne Medeiros, o Centro de Referência para o Enfrentamento da Covid-19 é mais um serviço que vem se somar as unidades básicas de Saúde e ao Hospital Regional do Seridó para o atendimento de pacientes com sintomas respiratórios suspeitos de Covid-19. 

O Centro de Referência é do tipo 1, segundo a portaria do Ministério da Saúde e vai funcionar de segunda a sábado, no município de Caicó, sendo que de segunda a sexta, o horário será das 7 às 19 horas, com intervalo entre meio-dia e 14 horas e no sábado, o funcionamento será das 7 às 19 horas. 

O intuito do Centro de Referência de Covid-19 é dar uma retaguarda e reforçar o atendimento com pacientes de sintomas respiratórios leves que já são atendidos nas UBS. A estrutura conta com uma sala de acolhimento, um consultório médico, um consultório de enfermagem, uma sala de coleta de SWAB (serão 60 testes por semana para quem se enquadra no protocolo de teste de SWAB), sala de isolamento com três poltronas para oxigênio e terapia e monitoramento do paciente e uma sala para realização de testagem rápida. 

Em entrevista à imprensa, a secretária municipal de Saúde, Débora Costa, falou sobre o projeto do Centro de Referência de Covid-19. 

“Quando nós pensamos no Centro de Referência foi para tentar tirar um pouco a lotação das nossas unidades de saúde para que elas voltassem a ter os atendimentos normais que a população precisa. O prefeito Batata aceitou custear o projeto com recursos do Município de Caicó e para a nossa surpresa, o Ministério da Saúde passou a custear os centros de Covid-19. Colocamos o projeto no Ministério da Saúde e em menos de uma semana, o projeto foi credenciado e o Município vai receber 60 mil reais mensais para ajudar na viabilidade do Centro e a prefeitura dará sua contrapartida, pois as despesas ultrapassam o montante que será repassado pelo Ministério”, disse a secretária Débora Costa. 

“Queremos agradecer a todos que estão engajados nesse projeto do Centro de Referência de Covid-19, sendo mais uma ação concreta da gestão no enfrentamento ao Coronavírus e que trará um atendimento de qualidade para a nossa população”, afirmou o prefeito de Caicó, Robson de Araújo (Batata).
@plantaocaico 

Centrão quer a volta dos showmícios nas campanhas eleitorais a partir de 2022



Apesar da pandemia do coronavírus, senadores aliados do governo Jair Bolsonaro querem reinserir os showmícios nas campanhas eleitorais, o que significa a  apresentação de artistas nos palanques eleitorais.

Para isso, eles tentam alterar a minirreforma eleitoral que está em debate no Congresso. No entanto, essa proposta só valeria para as eleições de 2022, para Presidente, Governador,  senador e deputado federal.

A volta dos showmícios na campanha eleitoral está sendo tratada também no Congresso como mais uma demanda dos partidos que integram o Centrão, principalmente o PP, PL e Republicanos.

Juntas, essas siglas representam a maioria da Câmara e têm oferecido apoio a Bolsonaro em troca de cargos. No Senado, as propostas aceleraram na esteira das negociações feitas na Câmara.

@plantaocaico 


Governo contrata mais profissionais, equipamentos e 6 novas ambulâncias para o SAMU RN

O governo do RN contratou os serviços de suporte avançado de vida (SAV) para garantir a transferência dos usuários com sintomas graves de Covid-19 em apoio ao SAMU RN 192, que passou a operar acima da capacidade devido ao coronavírus.
A empresa vencedora do processo de chamamento público, Serv Saúde, será remunerada de acordo com o uso efetivo do transporte de pacientes durante seis meses.
O valor mensal estimado da contratação é de R$ 1.424.016,00 e o contrato é passível de renovação conforme evolução do quadro pandêmico.