quinta-feira, 16 de julho de 2020


Confirmado 27 novos casos de Covid-19 nesta quinta-feira (16), em Caicó




A Secretaria Municipal de Saúde informa a confirmação de 27 novos casos (26 casos comunitários + 01 institucional) 7 recuperados de Covid-19 neste 16 de Julho de 2020.

766- Homem de 77 anos, Bairro Centro, PCR Particular, em isolamento domiciliar.

767- Mulher de 44 anos, Bairro Darcy Fonseca, PCR, em isolamento domiciliar.

768- Homem de 62 anos, Bairro Barra Nova, PCR, em isolamento domiciliar.

769- Homem de 37 anos Bairro Centro, PCR, em isolamento domiciliar.

770- Homem de 39 anos, Bairro Samanaú, PCR, em isolamento domiciliar.

771- Homem de 38 anos, Bairro Barra Nova, PCR, em isolamento domiciliar.

772- Mulher de 69 anos, Bairro Centro, PCR, em isolamento domiciliar.

773- Homem de 58 anos, Bairro Penedo, PCR, em isolamento domiciliar.

774- Homem de 48 anos, Bairro Nova Descoberta, PCR, em isolamento domiciliar.

775- Mulher de 35 anos, Bairro Recreio, PCR, em isolamento domiciliar.

776- Mulher de 34 anos, Bairro Walfredo Gurgel, PCR, em isolamento domiciliar.

777- Homem de 48 anos, Bairro Soledade, PCR Particular, recuperado.

778- Mulher de 50 anos, Bairro Soledade, PCR Particular, recuperado.

779- Mulher de 59 anos, TR, Bairro João XXIII, isolamento domiciliar.

780- Homem de 34 anos, Bairro Paulo VI, TR, isolamento domiciliar.

781- Homem de 41 anos, Bairro Centro, TR, em isolamento domiciliar.

782- Mulher de 48 anos , Bairro Walfredo Gurgel ,TR, em isolamento domiciliar.

783- Mulher de 40 anos, Bairro Barra Nova, TR, em isolamento domiciliar.

784- Homem de 8 anos, Bairro Nova Caicó, TR, em isolamento domiciliar.

785- Homem de 22 anos, Bairro Walfredo Gurgel, PCR, em isolamento domiciliar.

786- Homem de 43 anos, Bairro Paraíba, PCR, em isolamento domiciliar.

787- Mulher de 13 anos, Bairro Vila Altiva, TR, em isolamento domiciliar.

788- Mulher de 40 anos, Bairro Centro, TR em isolamento domiciliar.

789- Homem de 57 anos, Bairro Alto da Boa Vista, TR, em isolamento domiciliar.

790- Mulher de 32 anos, Bairro Centro, TR, em isolamento domiciliar.

791- Homem de 71 anos, Bairro Centro, PCR, óbito.

792- Homem de 26 anos, apenado na Penitenciária Estadual do Seridó, TR, em isolamento.


Comunicamos o SÉTIMO ÓBITO ocorrido no dia 15/07/20 no Hospital Rio Grande, em Natal/RN. Trata-se de um homem de 71 anos, com comorbidades, residente no bairro Centro.

@plantaocaico 


PM-RN recebe doação de fuzis do Exército Brasileiro

Na tarde desta terça-feira (14), o Comandante da Polícia Militar do estado do Rio Grande do Norte, Coronel Alarico Azevedo, esteve na sede do comando do 7º Regimento Militar, na Cidade do Recife, Pernambuco, onde foi realizado a cerimônia com a finalidade de assinar do Termo de Cessão de bens Móveis celebrado entre o Exército Brasileiro, por intermédio da 7ª Região Militar, e os governos dos estados de Pernambuco e Rio Grande do Norte, por meio das suas Secretarias de Defesa Social.

A PMRN recebeu a doação de 200 Fuzis automáticos leves (FAL), Cal. 7,62 mm, modelo M964, e de 400 carregadores, doados pelo Exército Brasileiro. A doação simbólica ocorreu no gabinete do General de Divisão Neiva, Comandante da 7ª Região Militar, que recebeu das mãos do Coronel Alarico, como forma de gratidão, a réplica da frente do Quartel do Comando Geral da PMRN, talhado em madeira.

As armas recebidas passarão por um processo de incorporação ao material bélico da PMRN, onde se tornarão material carga da instituição, e após isso serão destinadas as unidades operacionais subordinadas ao Comando de Policiamento do Interior – CPI.

@plantaocaico 

Polícia Civil apreende quase 900 litros de querosene de aviação furtados do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante


A Polícia Civil deflagrou, na noite desta quarta-feira (15) e finalizou na manhã desta quinta-feira (16), uma operação que resultou na apreensão de aproximadamente 900 litros de querosene de aviação que foram subtraídos do Pool de Abastecimento do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante. Durante a ação, cinco suspeitos foram presos em flagrante, sendo três reabastecedores de combustíveis e dois homens que seriam os receptadores do produto subtraído.

A Operação foi desencadeada a partir de uma investigação realizada pela Delegacia Municipal de São Gonçalo do Amarante. Para a realização das prisões e apreensão de todo o material delituoso foi realizada uma ação conjunta, que contou com o trabalho de policiais civis da Delegacia Geral Adjunta (DGA), 5ª. Delegacia de Polícia, Diretoria de Polícia Civil da Grande Natal (DPGRAN), 1ª. e 9ª. Delegacia Regional de Polícia Civil (DRPC) e Delegacia Especializada em Acidente de Veículos (DEAV).

“As investigações revelaram que o combustível estaria sendo furtado com o auxílio de reabastecedores, os quais estariam subtraindo uma média de 400 litros de combustível por semana. Ainda não temos uma estimativa exata do valor total do prejuízo que foi causado”, detalhou o delegado geral-adjunto, Odilon Teodósio.

Mandados de busca e apreensão foram cumpridos em São Gonçalo do Amarante. Durante a ação, os policiais prenderam em flagrante três reabastecedores de combustíveis, Ericarlos Aldo de Medeiros Assunção, Carlos Eduardo Assunção de Barros e Silvino Guedes dos Santos, que responderão pelos crimes de furto qualificado e associação criminosa.

Em duas residências localizadas em Parnamirim, os policiais prenderam em flagrante dois suspeitos de serem os receptadores do combustível furtado. Em uma casa, localizada no bairro Rosa dos Ventos, os policiais civis prenderam João Alexandre Freitas e com ele, os policiais apreenderam várias embalagens contendo combustível.  “Ele será indiciado pelos crimes de receptação qualificada, associação criminosa e contrabando”, detalhou o delegado titular da Delegacia Municipal de São Gonçalo do Amarante, Valtair de Paiva.

Um outro suspeito de também ser receptador foi preso no bairro Santa Teresa, em Parnamirim. Dorgival Vieira de Lima Filho foi preso em flagrante com uma parte do material subtraído e um caminhão. Ele responderá pelos crimes de associação criminosa e receptação. Os policiais também apreenderam uma caminhonete modelo Amarok, que estava na posse de Carlos Eduardo.

A Polícia Civil pede que a população continue enviando informações de forma anônima, através do Disque Denúncia 181.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil/RN – SECOMS.

Na luta contra a Covid-19, Rotary Club de Caicó realiza ação de distribuição de máscaras



O Rotary Club de Caicó (Distrito 4500) vem dando sua contribuição no combate a Covid-19. A começar das reuniões semanais e eventos do Clube que vem sendo realizados desde o início da pandemia de forma virtual.

E a partir desta quinta (16) o RC Caicó, em parceria com a Cáritas da Diocese de Caicó e o Governo do RN iniciou a distribuição de máscaras junto a várias instituições, como forma de contribuir para a proteção da população. 

A primeira instituição a ser visitada foi o CASE, antigo Ceduc, que atende mais de 30 menores infratores, e que de acordo com seu diretor, Alysson Moisés a doação chegou em uma boa hora.

@plantaocaico 

STF obriga Governo do RN a pagar salários atrasados de servidores


O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do RN(SINTE/RN) ganhou definitivamente a Ação que exigia o pagamento dos salários que deixaram de ser pagos pelo Governo do Estado.  A vitória no Supremo Tribunal Federal (STF) garante também  a correção monetária de todos os atrasados de 2016 a 2020.  Atualmente, ainda não foram pagos os salários de dezembro e o 13º de 2018.
Em 2016, quando o Governo começou a atrasar o pagamento dos trabalhadores, o Sinte/RN ingressou com um Mandado de Segurança Coletivo, exigindo do Governo o cumprimento da Constituição do Estado, que determina o  pagamento da folha salarial até o último dia de cada mês.
Apesar de a Justiça ter dado ganho de causa ao Sindicato, o então Governo Robinson recorreu ao STF pedindo a suspensão do cumprimento da Ação, bem como de várias Ações coletivas de outros sindicatos do Estado. A ministra Carmem Lúcia acatou o pedido, impedindo que o Sindicato pudesse proceder a execução que possibilitaria o pagamento da Ação. 
Segundo o assessor jurídico do Sinte/RN, Carlos Gondim, o recebimento está garantido mas não é imediato. Com a Ação transitada em julgado, não há mais possibilidade de recurso jurídico para o Estado e o Sindicato  vai agora proceder sua execução, para que a categoria possa receber o seu direito. O Sindicato fará os cálculos incluindo os salários não pagos até hoje e a atualização dos salários pagos com atraso.
“A prioridade será a execução dos trabalhadores em educação aposentados por serem os maiores prejudicados. Em breve iremos divulgar a documentação necessária a ser enviada para o Sindicato a fim de possibilitar os cálculos e protocolo da execução,” explica Gondim.
A coordenadora geral do Sinte/RN, professora Fátima Cardoso, comemorou a vitória: “Muito importante essa conquista. Sempre priorizamos a luta política, devido ao desfecho mais rápido. Mas quando é necessário, recorremos a esse instrumento fundamental da luta, que é o Jurídico. Para nossa alegria, temos colecionado conquistas históricas. Essa é uma delas”, concluiu.  

@plantaocaico 

Governo estuda ‘Imposto de Renda negativo’ para quem ganha até R$ 1 mil, diz Guedes


O ministro da Economia, Paulo Guedes, reforçou nesta quarta-feira que  governo pretende criar o que chama de rampa de ascensão social para os 38 milhões de “invisíveis” descobertos com o pagamento do auxílio emergencial de R$ 600 durante a pandemia do novo coronavírus.

Os programas passam pela reformulação do Bolsa Família, a criação de um Imposto de Renda negativo, a desoneração do trabalho formal até um salário mínimo e um sistema de capitalização para a Previdência. As políticas estão sendo desenhadas e não são triviais, disse o ministro em entrevista à rádio Jovem Pan.

A reformulação do Bolsa Família será uma “aterrissagem” em relação ao auxílio emergencial de R$ 600. O valor terá de ser reduzido, mas o governo quer pagar mais do que os R$ 200 que o Bolsa Família deposita em média. Seriam R$ 250, quase R$ 300, disse. O Renda Brasil, nova versão do programa, será resultado da fusão do Bolsa Família, do abono salarial e mais dois ou três programas, informou o ministro.

Cobertura para ‘invisíveis’

O programa vai cobrir 26 milhões de pessoas do Bolsa Família, de acordo com Guedes, mais 10 milhões dos “invisíveis”. O ministro ressaltou, porém, que a ideia é estimular essas pessoas a trabalharem e elevarem sua renda.

Haveria, explicou Guedes, uma conversão automática. Se a pessoa não conseguir emprego, volta para o Renda Brasil. Para a pessoa retornar ao mercado de trabalho no regime de serviços, será criada a carteira verde-amarela. Servirá para trabalhos no setor de serviços, com pagamento por hora.

— Não tem um empregador — observou. — E não tem sentido cobrar encargo de quem não tem empregador.

Para esse público, o governo deseja criar um sistema de Imposto de Renda negativo.

— Ganhou R$ 500, toma mais 20% de IR negativo — exemplificou o ministro.

Ele observou, no entanto, que o governo talvez não tenha recursos suficientes, por isso a ideia está ainda em análise. Esse regime serviria para rendas até R$ 1 mil. Acima desse nível, disse o ministro, a ideia é estimular a entrada do trabalhador no mercado formal. O governo quer desonerar o primeiro salário mínimo formal, pago por intermédio do que ele chamou de “carteira azul simplificada”.

O GLOBO - @plantaocaico