domingo, 26 de julho de 2020


Monitoramento de tremores de terra no Brasil está comprometido por falta de manutenção



Falta de recursos financeiros e dificuldade no deslocamento de técnicos devido às medidas de prevenção ao coronavírus comprometem a manutenção nas estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), é o que declara a instituição. A missão da entidade é monitorar os abalos sísmicos em todo território nacional e disponibilizar dados acerca da estrutura interna terrestre.⠀
Com a suspensão do transporte de técnicos para a verificação e manutenção das estações espalhadas pelas regiões do Brasil, a crise gerada pela pandemia do Coronavírus agravou a situação na maioria dos postos da RSBR. Em comunicado, Sérgio Luiz Fontes, coordenador-geral da Rede Brasileira, afirma que as restrições nos recursos financeiros não são problemas recentes.⠀

Coreia do Norte anuncia primeiro caso suspeito de coronavírus

Um primeiro caso “suspeito” de coronavírus foi anunciado pela Coreia do Norte, que está em “emergência máxima”, de acordo com a agência de notícias oficial KCNA neste domingo (26 horário local, noite de sábado no Brasil).

A KCNA afirmou que o caso é de uma pessoa que “voltou em 19 de julho depois de ter cruzado ilegalmente a linha de demarcação” que faz fronteira com a Coreia do Sul.

A agência descreve a pessoa suspeita de ter sido infectada como “um fugitivo que foi para o sul há três anos” e teria sido encontrado na cidade de Kaesong, na fronteira com a Coreia do Sul.

Segundo a KCNA, essa pessoa “foi inicialmente submetida a uma quarentena rigorosa, e todas as pessoas que estiveram em contato com ela e as que estiveram nesta cidade nos últimos cinco dias estão sendo investigadas minuciosamente”.

Pyongyang afirmou anteriormente não ter casos de coronavírus e que as fronteiras do país permaneceriam fechadas.

Para lidar com a “situação perigosa” e “que poderia levar a uma catástrofe mortal e destrutiva”, o líder norte-coreano Kim Jong-un convocou uma reunião do gabinete político no sábado para adotar um “sistema de emergência máximo e emitir um alerta de alto nível” para conter a epidemia, disse a agência oficial.

Apesar das medidas estritas de quarentena, “parece que o vírus entrou no país”, disse Kim Jong-un, segundo a KCNA.

O líder norte-coreano disse que o governo tomou “a medida preventiva para confinar completamente a cidade de Kaesong” em 24 de julho, acrescentou a fonte.


COVID-19: PM conduz 63 pessoas à Delegacia em Santa Cruz/RN

Na madrugada deste domingo (26), em mais uma ação da “Operação Pacto Pela Vida”, a Polícia Militar conduziu 63 pessoas à Delegacia na cidade de Santa Cruz/RN

Em desobediência aos Decretos Estaduais e Municipais no combate à Covid-19, diversos jovens estavam aglomerados em uma festa. As Forças de Segurança Pública foram acionadas e, durante a fiscalização no local, foram apreendidas porções de cocaína, maconha, loló, um revólver calibre 38 municiado, um “paredão de som”, além de 11 motocicletas, 03 automóveis e 39 aparelhos celulares.

A Operação Pacto Pela Vida foi decretada pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte em parceria com os municípios e executada através de seus órgãos de segurança pública, com o intuito de diminuir os índices de infectados e de mortes pelo novo Coronavírus no Estado.

PM-RN - @plantaocaico 

RN foi o estado que teve maior redução do número de mortos e casos de Covid neste sábado no Brasil

A Governadora Fátima Bezerra comemorou na noite deste sábado os números do Consórcio de Veículos referente ao Covid divulgados pelo Jornal Nacional.

“O RN mantém a trajetória de queda e aparece agora em primeiro lugar no Brasil no percentual de redução do número de mortos e casos de Covid. Uma notícia acalentadora, mas é também um aviso de que devemos continuar atentos e tomando os devidos cuidados.

A pandemia não foi embora”, finalizou a governadora.

@plantaocaico