sábado, 22 de agosto de 2020


Confirmado 10 novos casos de Covid-19 neste sábado (22), em Caicó


A Secretaria Municipal de Saúde vem por meio desta divulgar 10 novos casos confirmados de COVID-19 neste sábado (22), em Caicó.

Sendo 4 homens e 6 mulheres. Os casos residem:

01- Nova Descoberta
03-Centro
01-Boa Passagem
01-Paraiba
01-Walfredo Gurgel
01- Paulo VI
01- João XXIII
01 - Nova Descoberta.

Destes 4 foram confirmados por TR e 6 por RT-PCR.

@plantaocaico 

Nove pessoas de uma mesma família são resgatadas após ocorrência de afogamento na praia de Búzios

Os guarda-vidas do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) foram acionados neste sábado para uma ocorrência de salvamento aquático na Praia de Búzios, no município de Nísia Floresta, litoral sul do estado. 

A ocorrência aconteceu por volta das 12h30 e de acordo com informações colhidas pelos bombeiros, nove pessoas da mesma família estavam se afogamento em um local de correnteza. "Houve essa ocorrência enquanto o efetivo estava fazendo o patrulhamento. Algumas pessoas da mesma família estavam tomando banho em um local extremamente perigoso e se afogaram. Os outros familiares tentaram ajudar e também foram levados pela correnteza. Entramos na água e em 10 minutos realizamos o resgate com o apoio de cinco militares", disse o Comandante da Guarnição de Búzios, Sargento Jobson.

A ambulância (Unidade de Resgate) e mais uma viatura da Corporação foram acionadas e levaram duas vítimas para o Hospital de Pirangi. As outras pessoas foram liberadas ainda no local. 

CBMRN - @plantaocaico 

PRF prende homem com veículo roubado e documentos falsos em Caicó

A Polícia Rodoviária Federal prendeu, na noite desta sexta-feira (21), no Km 106 da BR 427, na divisa dos municípios de Caicó e São Fernando, um homem de 38 anos, que estava com um veículo roubado e clonado, além de documentos falsos.

Durante fiscalização por volta das 18h20, os policiais abordaram o veículo do tipo Duster, cor prata. Ao verificar os elementos de identificação, foi constatada a adulteração e as placas clonadas.

Nas consultas aos sistemas, existia o registro de roubo, além dos CRLV e CRV apresentados estavam também adulterados.
O condutor informou que havia comprado o veículo em João Pessoa/PB, há cerca de 1 ano e meio, pelo valor de R$ 30.000,00, tendo sido pagos R$ 20.000,00 no ato da compra e o restante posteriormente.

Ocorrência encaminhada à Delegacia de Polícia Civil de Caicó-RN.

PRF191RN - @plantaocaico 

Caicó: Novo decreto municipal está vigente até terça-feira (25)


O Município de Caicó vem por meio desta confirmar que o Decreto Nº 800 está vigente até terça-feira (25). 

O novo Decreto Municipal estabeleceu novas medidas de caráter obrigatório para o funcionamento dos serviços considerados essenciais, não essenciais e atividades de lazer, em virtude do aumento de incidência e crescimento da taxa de transmissibilidade de contágio pelo Novo Coronavírus e dá outras providências.

Na terça-feira (25), o Comitê Municipal de Enfrentamento ao Covid-19 vai se reunir para definir as normas do novo Decreto. É importante que a população continue cumprindo as medidas de restrições e isolamento social, contribuindo para conter o avanço da Covid-19 no Município de Caicó.

@plantaocaico 

Padre Robson pede afastamento das funções após operação que investiga desvio de dinheiro de doação de fiéis

A Justiça negou a recomendação do Ministério Público de Goiás (MPGO) pela prisão do padre Robson de Oliveira Pereira, que é reitor do Santuário Basílica de Trindade. O processo apura irregularidades na Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe), entidade ligada à administração do templo. O juiz negou a prisão, antes da operação, e alegou que o padre é primário e tem bons antecedentes. Na tarde desta sexta-feira, 21, o padre pediu afastamento das funções do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno e da Afipe. O pedido foi aceito. ⠀
A operação denominada "Vendilhões" aconteceu na manhã desta sexta-feira, 21. O objetivo é investigar crimes que incluem a lavagem de dinheiro. Os valores seriam doados para arcar com as construções do novo Santuário Basílica.

G1 Goiás - @plantaocaico 


PM sofre mal súbito durante caminhada na Ilha de Sant'Ana e morre no Hospital Regional do Seridó

Um Sargento da Policial Militar morreu na manhã deste sábado (22), no Hospital Regional do Seridó, após sofrer um mal súbito quando caminhava no Complexo Turístico Ilha de Sant'Ana em Caicó.

O Policial foi identificado por Jades Cardoso, irmão do Subtenente James Cardoso.

Jades trabalhou por muitos anos no 3° DPRE e atualmente estava trabalhando no Município de Pau dos Ferros.

@plantaocaico 


PF publica norma que autoriza compra de até 4 armas por pessoa

A Polícia Federal publicou nesta quinta-feira novo ato normativo sobre armas de fogo. Segundo a instituição, o documento “confere menos burocracia no porte e posse”, adequando os procedimentos internos da corporação aos decretos mais recentes do governo Jair Bolsonaro, como a autorização para a aquisição de até quatro armas de uso permitido e a ampliação do prazo de validade do registro para 10 anos.

A instrução traz inovação em relação ao processo de autorização, que passa a ser realizado a partir do sistema eletrônico, embora ainda esteja prevista a necessidade de documentos físicos para aqueles que não tenham a identificação biométrica. Felippe Angeli, gerente de relações institucionais do Instituto Sou Da Paz, pontua como positiva a adequação das unidades da Polícia Federal à tecnologia.

— O Brasil é grande, diverso. Para uma pessoa que fala de uma área rural, distante de uma PF, é interessante. Ela não pode ser prejudicada no seu interesse. Hoje temos tecnologias para isso — explica.

Segundo Angeli, um ponto que chama atenção é a leitura da necessidade de comprovação do risco para que se justifique o porte para o cidadão comum. Ele destaca que o Estatuto do Desarmamento é claro e expresso em declarar a excepcionalidade do porte para civis, enquanto a PF, seguindo legislações do governo Bolsonaro, traz um caráter subjetivo na análise.

—  O ato normativo ele não pode inovar, ele tem que se adequar às leis e decretos. Ele corrobora o Estatuto do Desarmamento na excepcionalidade, mas traz um artigo que fala que a comprovação documental do risco pode ser dispensada em casos ‘públicos ou notórios’. O que isso significa? Quem vai determinar? A legislação é clara que o pedido não pode ser genérico. O público e notório é o que saiu na imprensa, o que corre na boca do povo em uma cidade?

Ele ainda relembra que o presidente já determinou em decretos passados que a necessidade de comprovação para porte e posse é presumida de verossimilidade e que é a PF a encarregada de comprovar a falsidade.

— É uma pressão na PF para uma fiscalização que ela não teria condição de fazer. É um cheque em branco do Bolsonaro para a justificativa e quem tem que procurar e provar o erro é a Polícia federal.

A instrução normativa autoriza ainda o treinamento mensal aos cidadãos que possuem arma de fogo, com a possibilidade de utilização do armamento pessoal. O prazo para renovação do registro também foi ampliado, conforme determinação do governo federal, para 10 anos.

— Para renovar, tem que comprovar a falta de antecedentes, aptidão psicológica e motora e isso tudo muda muito em 10 anos. O período curto é importante para atestar que a pessoa permanece em condição. Em dez anos você sofre um acidente ou envelhece e fica com a condição motora comprometida, pode desenvolver problemas psicológicos — ressalta Felippe.

Outra mudança permite que policiais penais tenham as mesmas prerrogativas dos demais policiais e os magistrados e membros do MP passarão a ter a aptidão psicológica e a capacidade técnica atestadas pelas próprias instituições. Angeli destaca que é importante observar como os atestados de aptidão serão feitos, uma vez que não é válido se não for dado por um profissional cadastrado no Conselho Federal de Psicologia.

— Como esse órgão que não é de psicologia vai fazer isso? Vai registrar os membros no Conselho? Vai credenciar psicólogos?

O GLOBO - @plantaocaico