segunda-feira, 14 de setembro de 2020


Bolsonaro Efetiva Eduardo Pazuello como ministro da saúde


O presidente Jair Bolsonaro decidiu, nesta segunda-feira, 14, efetivar o general Eduardo Pazuello como ministro da Saúde. Ele ocupava o cargo interinamente desde a saída de Nelson Teich, em maio deste ano. A assessoria da presidência confirmou que a cerimônia de posse está marcada para esta semana, mas não soube precisar o dia e horário. O Brasil teve três ministros da saúde em 2020 durante a pandemia da Covid-19. As trocas começaram após a demissão de Luiz Henrique Mandetta, no dia 16 de abril.⁠
@plantaocaico 

Isabel terá candidatura a vereadora homologada na convenção do MDB em Caicó

A Caicoense Isabel da secretaria Municipal de saúde terá sua candidatura à vereadora homologada nesta terça-feira (15) durante convenção do MDB que acontecerá na no Centro Administrativo. 

Isabel disse que está colocando seu nome à disposição para fortalecer a política feminina na Câmara de Caicó e lutar por ações na área de saúde.

@plantaocaico 

Confirmado 24 novos casos de Covid-19 e 69 pessoas recuperadas nesta segunda-feira (14), em Caicó


Nesta segunda-feira (14), a Secretaria Municipal de Saúde vem por meio desta divulgar o registro de VINTE E QUATRO novos casos de COVID-19 no município, sendo TODOS comunitários.

Comunicamos também a recuperação de SESSENTA E NOVE pessoas na comunidade.

Com relação aos casos de hoje, 10 são do sexo Feminino e 14 masculino. Deste 02 são crianças.

Os casos residem:
05 – Centro;
02 – Walfredo Gurgel;
02 – João Paulo II;
04 – Barra Nova;
02 – Paraíba;
01 – Itans;
01 – Penedo;
02 – Samanaú;
02 – Boa Passagem;
01 – Acampamento;
01 – Zona Rural;

Destes 06 foram confirmados por TR e 18 por RT-PCR.

@plantaocaico 

Corpo de bombeiros de Caicó atende 27% das ocorrências de incêndio florestal no mês de Agosto no RN

Apenas em um mês, o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) atendeu 245 ocorrências de incêndio florestal em todo o estado. O número é considerado alto, representando uma média de quase 08 ocorrências por dia. Entretanto, no mesmo período do ano passado, 265 incêndios foram contabilizados, índice ainda superior.

Os relatórios mostram que a Grande Natal registrou o maior número de incêndios, ficando com 41% do total, seguida de Caicó e Mossoró, com 27% e 22%, respectivamente. Os dados foram fornecidos pelos Relatórios Mensais de Atividades (RMA) das unidades e divulgados pela Diretoria de Engenharia e Operações do CBMRN nesta segunda-feira (14).

“No interior, as ocorrências de incêndio florestal tendem a aumentar principalmente nessa época do ano devido ao forte calor e a baixa umidade. Além disso, descuidos da população como a queima de áreas para limpeza de terrenos também podem provocar incêndios. A prática de atear fogo deve ser evitada, pois se trata de crime ambiental, com penalidades previstas em lei”, disse o Major Jorge Ferolli, especialista em incêndios ambientais. 

#CBMRN - @plantaocaico 

Após mais de dez anos, Polícia Civil terá concurso público



Em cumprimento a um compromisso do Governo do Estado, mais um passo foi dado para a realização do concurso público da Polícia Civil do Rio Grande do Norte (PCRN). Para dar celeridade ao processo, a governadora Fátima Bezerra determinou que a responsabilidade pela condução deste trâmite fosse da própria PCRN. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (11) e o edital deverá sair até o dia 31 de outubro. O último certame ocorreu há mais de 10 anos, em 2008. 

Para a gestora do Estado, a decisão foi acertada: “A ampliação do efetivo contribuirá para que a Polícia Civil cumpra suas funções de forma ainda mais eficaz”, ressaltou Fátima Bezerra, para completar: “Nosso compromisso com a segurança pública é reafirmado diariamente, mas a realização deste concurso público é um marco para a instituição e um grande avanço para toda sociedade potiguar”.

Segundo a delegada-geral Ana Cláudia Saraiva a escolha da banca examinadora se deu após criteriosa pesquisa mercadológica, avaliações realizadas pela Comissão Permanente de Licitação da Instituição e a aprovação da Comissão Especial do Concurso, quando o inteiro teor da justificativa apresentada foi acatado. "Decidimos escolher a Fundação Getúlio Vargas (FGV) para realizar o certame porque acumula 73 anos de experiência e respeitabilidade no mercado. Até o edital, teremos muitos passos que estão sendo efetivados com muita celeridade em cumprimento ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC)", declarou. 

Serão disponibilizadas 301 vagas: 47 para delegados, 24 para escrivães e 230 para agentes. Segundo a Comissão Especial do Concurso, a princípio, haverá reserva de vagas para deficientes em todos os cargos, em razão da exigência da lei. Em relação às datas previstas para inscrições e demais etapas pertinentes acerca das convocações, por exemplo, estarão especificadas no edital. Quanto às datas de avaliações, as previsões poderão ser definidas apenas após revogação do decreto com restrições em virtude da pandemia. Já quanto à convocação, a previsão é que ocorra no ano de 2022. 

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil/RN – SECOMS - @plantaocaico 

Rádio 106 FM divulgará Pesquisa Consult sobre a corrida eleitoral em Caicó


A Rádio 106 FM divulgará pesquisa sobre a corrida eleitoral na cidade de Caicó e para isso contratou o instituto Consult Pesquisa – Referência em pesquisas no Rio Grande do Norte e no Nordeste.

A pesquisa será divulgada na próxima sexta-feira(18), as 11h30, dentro do programa A Hora do Povo, apresentado pelo Radialista Luciano Vale.

O instituto Consult entrevistou na última quinta-feira(10)) 500 pessoas em diversos bairros de Caicó e na zona rural. A pesquisa foi registrada no último sábado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), tendo como número de identificação RN-03259/2020. O estatístico responsável será Paulo de Tarso Ferreira.

@plantaocaico 

Bolsonaro decide vetar perdão das dívidas tributárias de igrejas



O presidente Jair Bolsonaro decidiu vetar, parcialmente, uma proposta aprovada no Congresso que perdoava dívidas tributárias de igrejas. Das três formas de anistia previstas no texto, duas foram vetadas e a única dívida perdoada é de multas por não pagamento da contribuição previdenciária. ⠀
@plantaocaico 

Mais de 70 mil novas armas são registradas a cidadãos em 2020, mostra PF


Dados da Polícia Federal mostram que o Brasil já teve registro de mais 105 mil armas novas em 2020. O número supera o registrado em todo o ano passado (94.064).⠀
O aumento na categoria "cidadãos" chama a atenção. Em 2019, foram registradas mais de 31 mil novas armas. Neste ano, até o mês de agosto, já são 70.759.⠀
UOL - @plantaocaico 

Covid-19 pode persistir por mais de um mês, revela estudo



A Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde consideram 14 dias o tempo que uma pessoa infectada pelo coronavírus é contagiosa, mas recentemente este período considerado crítico foi encurtado para 10 dias. Mas dados do Centro de Triagem e Diagnóstico (CTD) da UFRJ revelam que cerca de 60% das pessoas infectadas continuam positivas e potencialmente contagiosas 14 dias após o surgimento dos sintomas. E 20% por mais de um mês.

Fez parte do estudo do grupo a descoberta do mais longo caso de persistência já documentado no mundo, o de uma mulher que passou 152 dias infectada pelo coronavírus. Outros casos de infecção prolongada, alguns por mais de 100 dias, também permanecem em investigação.

Agência O Globo - @plantaocaico