A Polícia Rodoviária Federal apreendeu cerca de 39 unidades de bois transportados sem GTA (Guia de Transporte Animal) na última sexta-feira (18), na BR-427, Km 106 na divisa dos município de Caicó e São Fernando.
O superintendente executivo do Grupo Guararapes, Jairo Amorim, anunciou durante o lançamento do Plano RN Cresce Mais, nesta segunda-feira (21), que o Grupo vai abrir 1.369 novas vagas de emprego no Rio Grande do Norte, após as medidas de incentivo do Governo do Estado. Cerca de 30% das admissões na área industrial serão de trabalhadores que haviam sido demitidos.
Jairo explicou que desde o início da pandemia, quando todas as lojas foram fechadas, a suspensão atingiu toda a cadeia de trabalho, como os fornecedores, por exemplo. Segundo o superintende, a empresa reduziu cerca de 600 postos de trabalho.
O Governo classificou o segmento têxtil e vestuário como prioritário que irá receber medidas de incentivo. Para o superintendente o segmento de varejo e moda foram um dos que mais sofreram durante a pandemia, “agora, é muito importante abrirmos agora estes postos de trabalho para atender essa nova demanda que vem após um período tão difícil que foram os efeitos econômicos e sociais durante a pandemia” disse.
A Guararapes Confecções S.A, um dos maiores grupos empresariais do País, controlador da Lojas Riachuelo, demitiu 320 funcionários que atuavam na fábrica localizada no Distrito Industrial, em Extremoz no mês de julho. Em nota divulgada pela assessoria de imprensa na época, a empresa afirmou que estava passando por uma readequação causada pela pandemia de covid-19. “A Riachuelo esclarece que está passando por uma readequação do seu negócio neste momento em que todo o varejo, um dos setores mais afetados da economia, foi desafiado pela pandemia”, dizia o texto.
Tribuna do Norte - @plantaocaico
Um laboratório da Universidade de Hong Kong em que pesquisas sobre o coronavírus estão sendo realizadas pode ser a origem de um dos mais recentes surtos detectados na cidade semi-autônoma chinesa, informou a imprensa local nesta segunda-feira (21).
De acordo com a televisão pública RTHK, as autoridades confirmaram no sábado (19) um caso entre funcionários do laboratório, sendo que o coronavírus foi encontrado em 14 das 37 amostras ambientais coletadas nas instalações, localizadas na Escola de Saúde Pública.
Assim, mais de 40 colegas do trabalhador infectado foram colocados em quarentena, embora nenhum deles tenha testado positivo até agora.
As amostras do coronavírus analisadas em laboratório não eram contagiosas, e as autoridades sanitárias do município garantiram que não há evidências de que a infecção tenha ocorrido nas instalações.
Na verdade, o centro tem submetido todos os funcionários a exames semanais como medida de precaução.
Laboratório sob comando de renomado virologista
O jornal local South China Morning Post destacou hoje que o laboratório está sob o comando do renomado virologista Malik Peiris, um dos principais pesquisadores do vírus causador da pandemia do novo coronavírus em Hong Kong.
Suas realizações incluem ter sido o primeiro a confirmar a infecção em um cachorro em março e colaborar com o governo local em estudos sorológicos e de resposta imunológica.
Peiris não terá que ficar em quarentena porque não esteve na cidade recentemente e está atualmente no Sri Lanka, segundo fontes citadas por aquele jornal.
@plantaocaico
Instalada no Estado do Rio Grande do Norte desde o ano 2000, a Cia. Hering atua com aproximadamente duzentos e setenta colaboradores diretos e cerca de cinquenta facções terceirizadas, gerando mais de 1.500 empregos na região e produzindo aproximadamente 180 mil peças/mês nas linhas de jeans e tecido plano.
Desde o início de 2020, a empresa enxugou o quadro pessoal, caindo para mil empregados. Para piorar a situação, segundo informações do jornalista Gustavo Negreiros, desde o início da pandemia a Hering começou a demitir mais gente, restando apenas 150 colaboradores, que deverão receber a rescisão contratual em outubro próximo.
Segundo o jornalista, a empresa também encerrou contratos com 70 facções no interior do RN, que geravam 4 mil empregos em cidades pequenas, de economia fraca.
Em 5 de março de 2009, a Cia. Hering chegou a inaugurar uma unidade em Parnamirim, centralizando o parque fabril da empresa e ampliando a capacidade produtiva.
A unidade tinha como meta de alcançar a produção mensal de 250 mil peças ainda em 2009, e nos próximos dois anos seguintes, atingir a capacidade de 400 mil peças mensais, gerando mais de 2.300 empregos diretos e indiretos no RN.
Blog do FM - @plantaocaico