terça-feira, 13 de outubro de 2020


Confirmado 16 novos casos de Covid-19 e 36 pessoas recuperadas nesta terça-feira (13), em Caicó



Nesta terça-feira (13), a Secretaria Municipal de Saúde vem por meio desta divulgar o registro de DEZESEIS novos casos de COVID-19 no município, sendo TODOS comunitários.

Comunicamos também a recuperação de TRINTA E SEIS pessoas na comunidade.

Com relação aos casos de hoje, 08 são do sexo feminino e 08 masculinos. Destes 01 criança.

Os casos residem:
04- Paraíba;
01- Zona Rural;
02- Adjuto Dias;
01- Barra Nova;
01- Santa Costa;
03- Walfredo Gurgel;
02- Nova Descoberta;
01- Alto da Boa Vista;
01-Paulo VI.

Destes 04 foram confirmados por TR e 12por RT-PCR.

Comunicamos o QUADRAGÉSIMO PRIMEIRO ÓBITO do município de Caicó ocorrido no dia 11 de Outubro de 2020, no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel na cidade de Natal/RN. Trata-se de um homem de 44 anos com comorbidades, residente no bairro Walfredo Gurgel.

@plantaocaico 

Estudo confirma 1° caso de reinfecção por Covid-19 nos EUA


Um estudo divulgado nesta segunda-feira (12) pela revista científica britânica "The Lancet" confirmou o primeiro caso de reinfecção pelo novo coronavírus detectado em um paciente nos Estados Unidos, o quinto no mundo, o que indica que se recuperar da Covid-19 não é sinônimo de imunidade total contra a doença. Em um período de 48 dias, um paciente do estado americano de Nevada testou positivo para duas infecções diferentes por Sars-CoV-2, o que demonstra a possibilidade de ocorrer uma segunda infecção em um curto espaço de tempo, podendo ser mais grave do que a primeira. Sobre o paciente, os especialistas detalharam que se trata de um residente do condado de Washoe, de 25 anos de idade e sem distúrbios imunológicos conhecidos ou problemas médicos subjacentes. O homem ficou doente pela primeira vez em abril deste ano. Em junho, o jovem apresentou sintomas mais graves — entre eles, febre, dor de cabeça, tontura, tosse, náusea e diarreia —, teve que ser hospitalizado e receber tratamento com oxigênio. Além disso, no período entre uma infecção e outra, foram realizados testes para a detecção do vírus que tiveram resultados negativos. Por isso, os autores do estudo alertaram que, independentemente de uma pessoa ter sido previamente diagnosticada com covid-19 ou não, ela deve continuar tomando as mesmas precauções que antes para evitar o contágio 

R7 - @plantaocaico 

Incêndio florestal é controlado em Serra Negra do Norte

Em um pouco mais de quinze dias, equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Norte (CBMRN) trabalharam e controlaram um incêndio florestal de grandes proporções em uma área de serra, na zona rural do município de Serra Negra do Norte, Região do Seridó potiguar. 

“Depois de vários dias de muito trabalho conseguimos debelar as chamas e lograr êxito em Serra Negra. Enfrentamos uma área de vegetação densa e de difícil acesso. Lá tudo é serra. Uma colada na outra. O fogo atingia uma e se espalhava. Desde o início, um dos nossos objetivos era impedir que isso acontecesse. Nessa ocorrência, atuamos incansavelmente de forma integrada com o município e a Defesa Civil. Felizmente deu tudo certo e o incêndio foi controlado”, explicou o Comandante do 2° Grupamento de Bombeiros, Major Alcione Araújo. 

Foi no dia 23 de setembro que o Corpo de Bombeiros recebeu o primeiro chamado para a ocorrência. Inicialmente, cerca de 20 bombeiros militares de Caicó e Mossoró foram deslocados para controlar às chamas. Porém, devido as dificuldades, foi necessário um reforço de 22 agentes da capital. 

Ainda de acordo com o oficial do Corpo de Bombeiros do RN, Major Alcione Araújo, apesar de ser considerada uma grande operação, o fogo não atingiu casas e tampouco ameaçou a população. “A ocorrência aconteceu em uma área remota do município. Havia algumas casas e fazendas, mas fizemos o trabalho preventivo e graças a Deus não houve perigo, mesmo assim continuamos monitorando a área”, finalizou.

No entanto, ainda não é possível dizer a dimensão da área atingida. Ninguém ficou ferido e a causa do incêndio não foi descoberta. 

BOMBEIROS/RN - @plantaocaico 

TSE QUER TROCAR URNA ELETRÔNICA POR VOTO NO CELULAR

O sistema brasileiro de voto por urna eletrônica pode estar com os dias contados. O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) estuda a possibilidade de o eleitor brasileiro usar o computador e até o celular para escolher seus candidatos de forma online.

Ao todo, 31 empresas manifestaram interesse em desenvolver uma tecnologia com esse fim em um edital lançado pelo tribunal em 28 de setembro. As empresas inscritas são de diferentes portes e perfis: vão desde startups a gigantes como Amazon e IBM.

A ideia é demonstrar a novidade já nestas eleições. Juiz auxiliar da presidência do TSE e coordenador do projeto Eleições do Futuro, Sandro Vieira diz que três cidades brasileiras terão votação online, com candidatos fictícios, já no primeiro turno destas eleições, marcadas para 15 de novembro.

Os colégios eleitorais que experimentarão a tecnologia ficam nas cidades de São Paulo, Curitiba e Valparaíso de Goiás (GO).

“No dia da eleição, três empresas montarão estandes em cada local de votação. O eleitor que quiser participar da simulação receberá as orientações para votar”, diz Vieira. “O TSE acompanhará os resultados.”

Ele diz que o tribunal não impôs limitações. “A empresa pode oferecer uma opção de voto só pelo computador, ou só por tablet, por celular ou isso tudo”, afirma. “Queremos conhecer as opções do mercado.”

É seguro?

As exigências do TSE é que as tecnologias apresentadas preencham três requisitos:

1. Identificação do eleitor por biometria digital ou facial;

2. Sigilo de voto;

3. Mecanismos de auditoria.

Este é o maior desafio, diz o juiz. “Sigilo e auditoria são coisas aparentemente incompatíveis, mas já é possível diante do desenvolvimento tecnológico que temos”, afirma.

Uma das empresas inscritas no projeto brasileiro será a responsável pelos testes com votos válidos nas eleições do México marcadas para o ano que vem. Por enquanto, a Estônia é o único país no mundo que, desde 2004, oferece votação online segura, diz Vieira.

Urna eletrônica é cara

De acordo com o magistrado, o principal objetivo do TSE é baixar o custo das eleições e reduzir o número de eleitores que deixam de votar a cada pleito.

“O voto online seria cômodo neste ano de pandemia”, diz o juiz. “Será muito útil ao eleitor que estiver em trânsito. Hoje ele está preso a uma seção eleitoral, mas no futuro poderá votar de qualquer lugar do mundo.”

Vieira lembra que a urna eletrônica, embora eficaz, custa caro. O TSE espera gastar R$ 699 milhões com a compra de novos equipamentos somente neste ano. Com vida útil estimada em dez anos, elas são utilizadas em até quatro campanhas eleitorais.

“E tem os gastos extras, como refeições dos mesários, deslocamento das urnas e manutenção. A cada três meses, elas são retiradas do depósito para receber uma carga na bateria”, diz.

Sobre os custos da nova tecnologia, o coordenador diz que ainda não é possível falar sobre isso porque não se sabe qual tecnologia será escolhida.

Após a demonstração, o tribunal decidirá se adotará integralmente alguma ferramenta, se contratará parte dela ou se desenvolverá sua própria tecnologia baseada nos resultados.

Se tudo der certo nas demonstrações deste ano, os primeiros testes serão realizados em 2021 para que o futuro presidente do TSE, o ministro Alexandre de Moraes, decida se deve implantar um projeto-piloto com votação real em algumas seções eleitorais na eleição de 2022.

UOL - @plantaocaico 


PRF retoma o atendimento presencial no RN



A Polícia Rodoviária Federal (PRF) retomará o atendimento presencial na Sede da Superintendência e de suas Delegacias de Macaíba, São Gonçalo do Amarante, Mossoró e Caicó, a partir da próxima terça-feira, 13 de outubro.
Destacamos, no entanto, que os canais de atendimento virtual, criados em razão da suspensão do atendimento presencial no início da pandemia, e que desde então funcionaram bem, e sem interrupções, permanecerão em funcionamento e deverão ser priorizados pelo cidadão, que só deverá recorrer ao atendimento presencial se for estritamente necessário.
Ressaltamos ainda que todas as unidades desta Superintendência já adotam os protocolos estabelecidos pelos órgãos de saúde pública para garantir a segurança necessária contra a contaminação pelo Novo Coronavirus, dentre as quais destacamos:
- exigência do uso de máscara
- desinfecção constante dos ambientes, mobiliário e equipamentos
- disponibilização de álcool em gel ou líquido a 70%
- garantir o distanciamento social dentro do espaço de atendimento limitando o ingresso de pessoas
 
Canais Vituais de Atendimento ao Cidadão
- Whatsapp para atendimento administrativo – (84) 3215-1500
- E-mail para envio de documentos – atendimento.rn@prf.gov.br
- Tridígito para comunicações de emergência – 191

PRF - @plantaocaico 


Bolsa Família: Caixa libera hoje (13) auxílio moradia



Caixa Econômica Federal (CEF) libera hoje (13) saques e transferências de novas parcelas do Auxílio Emergencial para 4 milhões de beneficiários do programa que não fazem parte do Bolsa Família nascidos em agosto, que tiveram o dinheiro creditado em poupança social digital no último dia 23 de setembro. Os saques são de parcelas do benefício original, de R$ 600.

@plantaocaico 


Marco Aurélio já soltou ao menos 79 presos baseando-se na mesma lei que favoreceu André do Rap


Marco Aurélio Mello já soltou ao menos 79 presos baseando-se na mesma lei que favoreceu André do Rap.

O levantamento foi feito pelo G1, que levou em conta apenas decisões publicadas pelo STF.

Marco Aurélio Mello já soltou ao menos 79 presos baseando-se na mesma lei que favoreceu André do Rap.

O levantamento foi feito pelo G1, que levou em conta apenas decisões publicadas pelo STF.

Em todas essas decisões, Marco Aurélio Mello se baseou no artigo 316 do Código de Processo Penal, aprovado pelo Congresso Nacional e sancionado por Jair Bolsonaro, apesar da discordância de Sergio Moro.

O ANTAGONISTA - @plantaocaico