O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, anuncia, nesta sexta-feira (16), medidas para apoiar o desenvolvimento dos municípios das regiões Norte e Nordeste do Brasil. Entre as ações estão o lançamento da licitação do Ramal do Apodi/Salgado, que levará as águas do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco para municípios do Ceará, da Paraíba e do Rio Grande do Norte. O valor global do empreendimento está orçado em R$ 1,77 bilhão e são previstos quatro anos de execução. Ao todo, 750 mil pessoas em 48 cidades desses três estados serão beneficiadas.

Também serão discutidas propostas de três Medidas Provisórias. A primeira tem como foco a reestruturação dos fundos de desenvolvimento das Regiões Nordeste (FDNE), da Amazônia (FDA) e do Centro-Oeste (FDCO), que deverão ter alteração na sua natureza e passarão a financiar a estruturação de projetos, apoiando a captação de investimentos privados em infraestrutura.

Serão discutidas ainda Medidas Provisórias que englobam a renegociação e liquidação dos fundos de investimentos da Amazônia (Finam) e do Nordeste (Finor) e a renegociação de dívidas com os fundos constitucionais de financiamento do Nordeste (FNE), do Centro-Oeste (FCO) e do Norte (FNO). Demandas históricos do setor produtivo das duas regiões.