terça-feira, 17 de novembro de 2020


Confirmado 07 novos casos de Covid-19 e 43 pessoas recuperadas nesta terça-feira (17), em Caicó



Nesta terça-feira (17), a Secretaria Municipal de Saúde vem por meio desta divulgar o registro de 07 (SETE) novos casos de COVID-19 no município, sendo TODOS comunitários.

Com relação aos casos de hoje, foram 03 homens e 04 mulheres.
Os casos residem:
01- Penedo;
01- Paraíba;
01- Boa Passagem;
01- Barra Nova;
01- Canutos e Filhos;
01- Recreio;
01- Walfredo Gurgel.

Destes 01 foi confirmado por TR e 06 por RT-PCR.

Informamos ainda, a RECUPERAÇÃO de 43 pessoas na comunidade.

@plantaocaico 

Julho de 2021 poderá ter feriado nacional para desfiles de Carnaval em todo o Brasil


A pandemia do novo coronavírus pode levar à criação de novos feriados nacionais em 9 e 12 de julho do ano que vem para a realizaçao de desfiles de carnaval pelo país. A proposta foi protocolada pelo deputado Luizinho (PP - RJ). O presidente da Liga das Escolas de Samba do Rio (Liesa), Jorge Castanheira, anunciou que as agremiações estão dispostas a realizar o evento nesse período, condicionado à vacina contra a Covid-19 já estar entre nós.

Agência O Globo - @plantaocaico 

CONFIRMADO - ITEP CONFIRMA QUE CORPO ENCONTRADO EM MATAGAL É DO MENINO JOSÉ CARLOS



O Instituto Técnico Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (Itep-RN) confirmou, nesta terça-feira, 17, que o corpo encontrado em um terreno no bairro Pajuçara, na zona Norte de Natal, pertence ao garoto José Carlos da Silva, de 8 anos, desaparecido desde o dia 21 de outubro. O exame de confirmação se deu após exame de DNA.

De acordo com os peritos do Itep que identificaram o corpo, Elias Guilherme Lino e Fabrício Fernandes, a perícia utilizou o DNA da mãe para comparar com a amostra do corpo encontrada na semana passada.

O corpo ainda não foi liberado para a família, uma vez que o setor de antropologia do ITEP-RN irá avaliar toda a ossada encontrada para saber se há alguma lesão. Esse exame é importante para definir a forma como José Carlos foi morto.

José Carlos da Silva saiu de casa na manhã do dia 21 de outubro para levar um suco para os irmãos que estavam trabalhando num semáforo das avenidas João Medeiros Filho com a avenida Moema Tinôco, duas das avenidas mais movimentadas da zona Norte de Natal, e não foi recebido pelo irmão e não foi mais visto. 

Ele morava na comunidade Rio Doce, que fica próxima desses dois trechos. Desde então, a Polícia Civil começou a investigar o caso por meio do Núcleo de Investigação de Pessoas Desaparecidas, da DHPP e a família promoveu uma série de protestos no local onde José Carlos deveria ter chegado.

@plantaocaico 

Mãe morreu abraçada com o filho ao tentar protegê-lo de desabamento em Pipa

Stella Souza, uma das vítimas do desabamento de falésia na praia de Pipa nesta terça-feira (17), tentou proteger o filho no momento do acidente. Ela foi encontrada abraçada ao bebê de 7 meses, segundo testemunhas. O marido de Stella, Hugo Pereira, de 32 anos, também morreu soterrado no local, um dos principais destinos turísticos do Rio Grande do Norte.

O empresário náutico Igor Caetano testemunhou o acidente e tentou socorrer as vítimas. Ele contou que a mãe abraçou o filho na tentativa de protegê-lo.Ainda deu tempo de a mãe tentar segurar a criança, por isso que os adultos estavam mais machucados, porque a mãe estava abraçada com ele [o bebê].”

“A gente cavou até encontrar o pai, e depois encontramos a mãe e a criança. O menino ainda estava respirando. Por coincidência, uma médica estava passando aqui na hora. Ela tentou reanimar a criança, mas não teve mais jeito”, disse Caetano.

Na hora do acidente, o casal e o bebê estavam sentados perto da falésia. João Marinho, primo de Stella, contou que, quando a equipe de resgate chegou ao local, já encontrou a família sem vida – o cachorro do casal também morreu soterrado.

“Eu sou nascido e criado aqui e sempre aconteceu isso, mas cada vez mais o mar está destruindo a falésia. A gente vê os turistas aproveitando a sombra das falésias e pede pra eles saírem porque a gente sabe do risco”, afirmou ele, que é pescador.

Conforme as marés enchem e atingem a falésia, sua base vai sendo desgastada, o que deixa a parte de cima mais vulnerável a desabamento.

Pipa é um distrito de Tibau do Sul, que fica a cerca de 100 km de Natal. Além das praias, o local é conhecido por festivais culturais e gastronômicos.

@plantaocaico 


Polícia Federal abre inquérito para apurar ação de hacker no TSE


A Polícia Federal abriu inquérito para investigar a ação de um hacker no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Trata-se de um caso antigo, apesar de nova tentativa de ataque neste domingo.
Desde o fim de outubro, a investigação sobre o outro ataque já era conhecida por agentes da PF, que estão em plena fase de diligências. Contudo, a informação sobre o inquérito apenas veio à tona neste domingo, dia das eleições municipais, devido à lentidão na aferição dos votos.

A justiça eleitoral negou que a demora na divulgação dos resultados das urnas tenha tido relação com esta ação alvo do inquérito da PF. De acordo com a investigação, apenas dados antigos de servidores foram acessados na invasão.

@plantaocaico 

Vírus mortal encontrado na Bolívia é transmissível entre humanos



Um vírus encontrado na Bolívia que causa febre hemorrágica com sintomas semelhantes aos do ebola pode ser transmitido entre humanos, afirmam pesquisadores do CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças) dos Estados Unidos, em uma publicação divulgada nesta segunda-feira (16). No documento, que faz parte do relatório anual da ASTMH (Sociedade Americana de Medicina Tropical e Higiene), os cientistas detalham evidências de que o mammarenavírus de Chapare se espalhou entre profissionais de saúde no país em 2019. "Nosso trabalho confirmou que um jovem residente médico, um médico de ambulância e um gastroenterologista contraíram o vírus após encontros com pacientes infectados — e dois desses profissionais de saúde morreram mais tarde", disse Caitlin Cossaboom, epidemiologista da Divisão de Patógenos e Patologia de Alta Consequência do CDC.

#Portal R7 - @plantaocaico