Para um mandato “tampão”, o musicista e compositor, Gilson Machado Guimarães Neto, será o novo ministro do Turismo e substituirá Marcelo Álvaro Antonio. O artista é ex-integrante e fundador da Banda de Forró Brucelose, nasceu em Pernambuco e já atuo na Presidência do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), órgão vinculado ao Ministérios de Turismo.
Gilson Machado é muito amigo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e sempre participar das lives que Bolsonaro transmite nas redes sociais. A Embratur, que ele comandava, tem como função principal vender, no exterior, o Brasil como destino turístico.
O futuro ministro é aliado de Bolsonaro desde a campanha presidencial e chegou a participar da equipe de transição.
No fim de junho, Machado, que é de Recife, ganhou destaque depois de tocar “Ave Maria” na sanfona durante uma transmissão ao vivo do presidente.
A música foi uma homenagem às vítimas da covid-19. Naquele dia, 25 de junho, o País registrava mais 55 mil mortes pelo novo coronavírus. Ele chegou a dar aulas do instrumento ao presidente.
O novo ministro do Turismo também participou da criação do Aliança pelo Brasil, partido que o presidente e seus filhos tentam criar. Na noite de terça-feira, 8, ele esteve no lançamento do Instituto Conservador-Liberal do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente.
Machado estava em um evento do setor quando foi convocado para falar com o presidente na tarde desta quarta-feira. Ele chegou ao Palácio do Planalto pouco antes das 15h. E saiu sem falar com a imprensa.
Ele deixou o gabinete presidencial cerca de 45 minutos depois, sem dar declarações.
Agência Brasil
O atacante Emerson Carioca, do Sampaio Corrêa, viveu seu momento de glória ao marcar nos acréscimos o gol de que deu o acesso para a primeira divisão do Campeonato Carioca ao seu time e, de quebra, uma vaga na decisão da Série B1 Estadual. A emoção foi tanta que Carioca extrapolou na comemoração, abaixou o calção para a torcida adversária e foi expulso.
O gol de Carioca foi marcado aos 49 minutos da segunda etapa, após uma cobrança de falta. Ele correu para o alambrado, abaixou o calção e mostrou as partes íntimas para a torcida adversária.
Após a partida, o jogador se mostrou arrependido da comemoração e disse que extravasou: “Eu quero pedir perdão à torcida do Sampaio Corrêa e meus companheiros, assim como aos jogadores do Maricá, torcida, e a todos os amantes do futebol. Me arrependo profundamente do que aconteceu. Fui muito provocado no primeiro jogo e também agora neste segundo. O pessoal que estava na arquibancada estava me xingando, falando um monte de besteira de mim, e extravasei naquele momento. Não foi nada premeditado, por isso, venho aqui e reconheço minha falha e peço perdão a todos”, disse ao UOL Esporte.
GRANDE PONTO - @plantaocaico