SEAP realiza operação em todas as unidades prisionais do RN

fevereiro 15, 2021


A Secretaria da Administração Penitenciária (SEAP) deflagrou a “Operação Saturação” para aumentar o nível de segurança em todos os estabelecimentos prisionais do Rio Grande do Norte. São realizadas revistas em todas as celas, patrulhamento externo e incremento na fiscalização de detentos do regime semiaberto monitorados com o uso da tornozeleira eletrônica. A ação teve início no dia 9 e se encerra na próxima quarta-feira (17), coincidindo com o período de carnaval. 
A investida conta com a participação dos policias penais de plantão e reforço dos grupos especializados como o Grupo de Operações Especiais (GOE), Grupo Penitenciário de Operação com Cães (GPOC) e Departamento de Operações Táticas (DOT). Os servidores retiram os internos das celas para o pátio, realizando a revista pessoal e, depois, um “pente fino” no local com a revista estrutural. 
Policiais experientes nesse tipo de ação revistam colchões, objetos de uso de pessoal, cantos de parede, além de pias e vasos sanitários. Grades e cadeados são minuciosamente inspecionados. Cães farejadores, como a cadela Lola do GPOC, também são empregados na ação.  
Todo trabalho é acompanhado pela Coordenadoria de Administração Penitenciária (Coeape) e coordenado pelo DOT. Na ação, eles também fiscalizam o cumprimento das medidas sanitárias e de prevenção ao novo coronavírus. Atualmente, nenhum interno do sistema prisional está contaminado pelo Covid-19. 
Nesta segunda-feira (15), os policiais penais realizaram a fiscalização na Penitenciária Estadual de Parnamirim (PEP). No dia 9, a SEAP realizou a operação na Cadeia Pública Dinorá Simas, em Ceará-Mirim, e na Penitenciária Regional de Pau dos Ferros.  No dia 10, foi a vez da Penitenciária Estadual Rogério Coutinho Madruga, Cadeia Pública de Caraúbas, e Complexo Penal Agrícola Doutor Mário Negócio, em Mossoró. 
No dia 11, uma parte das alas da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, Penitenciária Estadual do Seridó, em Caicó, Cadeia Pública de Mossoró, e Cadeia Pública de Apodi. No dia 12, foi finalizada a revista nas unidades de Pau dos Ferros, Apodi e Penitenciária Estadual de Alcaçuz, esta última com a presença do ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça. Sábado (13) e domingo (14), os grupos especializados estiveram presentes nas unidades da Grande Natal. Até quarta-feira (16) mais duas unidades serão alvo da Operação Saturação. 

FONTE: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA SEAP/RN - @plantaocaico 


Leia Também...

0 Comments