Doença misteriosa capaz de mudar comportamentos intriga médicos

maio 07, 2021



Uma doença cerebral rara tem intrigado os médicos do Canadá. Notificada pela primeira vez em 2015 como um caso “isolado e atípico”, agora, dezenas de moradores da província de New Brunswick apresentam sintomas muito semelhantes, envolvendo alterações no comportamento, alucinações, perda de memória e atrofia muscular.

As autoridades de saúde pública monitoram 48 casos pacientes, com idades entre 18 e 85 anos. Alguns entraram em coma e quatro faleceram, sendo que ainda não foi possível estabelecer uma causa comum para os eventos.

A maioria dos casos foi notificada depois que a agência de saúde pública canadense pediu que os médicos ficassem atentos aos pacientes com sintomas semelhantes à doença de Creutzfeldt-Jakob (DCJ).

A DCJ é uma doença cerebral degenerativa rara e fatal, causada por proteínas chamadas de priões, agentes infecciosos menores do que os vírus. Ela está associada ao consumo de carne contaminada com a doença da vaca louca. No entanto, testes feitos com os pacientes tiveram resultado negativo para a condição.

Os médicos acreditam que a doença é adquirida e não genética.

▪️@plantaocaico ▪️

Leia Também...

0 Comments