A data correta da Emancipação Política de Caicó por Padre Gleiber Dantas de Melo

julho 31, 2021


🗓 Para falar sobre a emancipação política do Caicó, é importante saber que o tão celebrado "Centenário de Caicó", em 1968, produziu um equívoco que, embora já tão esclarecido, parece não ser de fácil compreensão para algumas pessoas.

a) Caicó teve sua emancipação política em 31 de julho de 1788.
Em seu livro “Caicó – Subsídios para a história completa do município”, Padre Eymard L’Eraistre Monteiro escreve: “Em 31 de julho de 1788, passou a Vila, com o nome de Vila Nova do Príncipe, em honra ao futuro Dom João VI. É esta a data em que foi criado o Município”.

b) Constituição
- em 1735, deu-se a fundação da Povoação do Caicó;
- em 1748, foi criada a Freguesia da Senhora Santa Ana do Seridó, cuja sede está na Povoação do Caicó, onde é construída a Igreja Matriz, que é hoje a nossa Catedral;
- em 1788, acontece a nossa emancipação política, ou seja, surge um novo município, cuja sede é a Povoação do Caicó, que, naquele momento, recebe o nome de Vila Nova do Príncipe;
- em 1868, a sede dessa municipalidade que foi emancipada em 31 de julho de 1788 passa a ser não mais chamada de Vila Nova do Príncipe, mas Cidade do Príncipe.

c) Confusão
A confusão é a seguinte: nos dias atuais, quando surge um novo município, a sede do município já é chamada de cidade. Em 1788, não era assim: a sede do novo município, emancipado politicamente, foi a Vila Nova do Príncipe que, depois de oitenta anos de emancipação política, passou a ser chamada de Cidade do Príncipe. É como uma pessoa que, quando se casa, altera o seu nome, mas a sua identidade já estava definida.
O município de Caicó foi emancipado politicamente em 31 de julho de 1788, como, inclusive, escreve o Professor Adauto Guerra Filho, em seu recente livro “Caicó e sua história no tempo”.

d) Bandeira
É preciso uma retificação nas datas, para que esse símbolo caicoense não continue a divulgar um equívoco que já está mais do que no tempo de ser esclarecido.

Viva Caicó, nos seus 233 de emancipação política!

▶️ P. Gleiber Dantas de Melo, caicoense
Caicó (RN), 31 de Sant’Ana de 2021.

▶️ @plantaocaico 

Leia Também...

0 Comments