Secretário Nacional de Saneamento está em Caicó e Dr. Tadeu apresentou a situação do lixão na cidade

agosto 19, 2021


▶️ A reunião entre os prefeitos do Seridó e o secretário nacional de Saneamento e Gestão de Resíduos Sólidos, Pedro Maranhão, para discutir a possibilidade de agilizar a efetivação do aterro sanitário controlado da região, ocorreu na manhã desta quinta-feira (19), no auditório do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), em Caicó.

Anfitrião, o prefeito de Caicó, Dr. Tadeu, falou da satisfação em receber o secretário, que pertence ao Ministério do Desenvolvimento Regional, comandado pelo potiguar Rogério Marinho: “Realizamos uma visita in loco e o secretário assumiu o compromisso de fazer o possível pra desativar o lixão e implantar o aterro sanitário do Seridó”, declarou. 

O presidente do Consórcio Público Regional de Resíduos Sólidos do Seridó e prefeito de Serra Negra do Norte, Sérgio Fernandes, falou que o encontro aconteceu em momento oportuno: “Infelizmente, nós vivenciamos esse problema há anos e pedimos auxílio ao ministro Rogério Marinho, que articulou a vinda do secretário Pedro Maranhão, para discutir conosco uma possibilidade de intervir com a situação”, disse. 

O secretário nacional de Saneamento e Gestão de Resíduos Sólidos, Pedro Maranhão, disse que ficou estarrecido ao se deparar com o cenário do lixão e garantiu alternativas para por um ponto final nesta história: “Estamos construindo soluções e a partir do momento em que a licença ambiental for transferida para o consórcio, num intervalo de tempo de pelo menos sete meses, será descarregado o primeiro caminhão com resíduos sólidos no local ambientalmente construído”, afirmou. 

Em julho deste ano, o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema) emitiu Licença de Instalação (LI) para a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), correspondente ao Aterro Sanitário de Caicó, com uma área total de 35,66 hectares.

▶️ @plantaocaico 

Leia Também...

0 Comments