Toyota vai produzir em três turnos em Sorocaba a partir de janeiro

setembro 04, 2021


🚘 A Toyota vai abrir o terceiro turno de produção na fábrica de Sorocaba, no interior de São Paulo, a partir de janeiro. Com mais uma turma de trabalho, serão abertos 450 postos de trabalhos naquela unidade e mais 50 nas demais fábricas da montadora. A empresa estima que a decisão criará outros 350 novos empregos na cadeia de fornecedores. Hoje, já trabalham em Sorocaba cerca de 2 mil funcionários.

O presidente da Toyota do Brasil, Rafael Chang, foi pessoalmente até o Palácio dos Bandeirantes esta tarde para transmitir a novidade ao governador João Doria (PSDB). Com o terceiro turno, a capacidade de produção em Sorocaba vai aumentar de 122 mil para 152 mil veículos por ano.

A necessidade da Toyota de operar 24 horas por dia ininterruptamente é uma notícia bastante incomum por diversos motivos. Primeiro, por não ser costume dessa empresa japonesa ter uma fábrica trabalhando a todo o vapor. Houve já uma tentativa, também em Sorocaba, em novembro de 2018. Mas, com a queda na demanda, a empresa teve de voltar atrás e eliminar os postos de trabalho que havia aberto. A decisão vai, ainda, contra o cenário atual, em que praticamente todas as montadoras tiveram de reduzir quantidades de turnos depois da pandemia. E não os reabriram por falta de semicondutores, um problema que há meses afeta todo o setor. A Toyota tem sido uma das empresas que melhor tem lidado com a falta do componentes eletrônicos.

A fábrica de Sorocaba é a mais nova da Toyota no Brasil. E transformou-se na maior e com maior número de modelos produzidos.

🔵 Valor Econômico / @plantaocaico 

Leia Também...

0 Comments