Maior cometa já descoberto está viajando na direção da Terra

outubro 06, 2021

🌎 Um dos maiores cometas já observados está vindo da borda do sistema solar em direção à Terra e deve se aproximar ainda mais nos próximos dez anos. Com 150 km de diâmetro, ele é cerca de 31 vezes maior do que os cometas geralmente vistos pelos astrônomos. Ele foi detectado pela primeira vez em 2014, mas só agora — sete anos depois — os cientistas foram capazes de identificá-lo. Batizado de Bernardinelli-Bernstein em homenagem aos cientistas que o descobriram, dos quais um brasileiro.

Ele foi primeiro confundido com um pequeno planeta conhecido como planeta anão. À medida que se aproxima do nosso planeta, os cientistas poderão observá-lo e aprender mais sobre a formação do sistema solar. Um dos astrônomos que descobriram o cometa, Gary Bernstein, disse: "Temos o privilégio de ter descoberto talvez o maior cometa já visto — ou pelo menos maior do que qualquer um bem estudado — e o flagramos cedo o suficiente para que as pessoas o vissem evoluir à medida que se aproxima e aquece. "Ele não visita o sistema solar há mais de 3 milhões de anos."

📍 O que é um cometa ❓

Assim como os planetas, os cometas orbitam o Sol. Eles são diferentes dos asteroides, entretanto, por causa de sua composição. Os asteroides são normalmente feitos de materiais rochosos e metálicos. Considerando que os cometas são um pouco como uma bola de neve maciça, feita de gelo e poeira, e algum material rochoso. Pode-se reconhecê-los no céu noturno por suas longas caudas, que podem se estender por milhões de quilômetros.

G - 1 / @plantaocaico