Avião King Air faz pouso de emergência em Boa Vista após 3 arremetidas e várias voltas

novembro 22, 2021


✈ Um avião-ambulância do modelo Beechcraft King Air acabou tendo problemas após a decolagem, fez várias tentativas de pouso e deu voltas até pousar em emergência em Boa Vista.

A aeronave, de matrícula PS-HCS, é o mais novo membro da frota da Brasil Vida Táxi Aéreo, empresa especializada em transporte executivo e referência no transporte aeromédico. Segundo relatos, ainda não confirmados, o turboélice decolou normalmente de Boa Vista com destino a Barretos para levar pacientes para tratamento de câncer no Hospital do Amor.

O King Air 200 chegou a atingir 10 mil pés (3 km) de altitude, mas logo depois deu meia-volta e retornou para o aeroporto, onde prosseguiu para pouso, mas acabou arremetendo, seguindo para uma nova tentativa, também infrutífera, que resultou numa nova arremetida.

Os pilotos, então, mantiveram-se a noroeste do aeroporto, realizando várias voltas a 4.600 pés (1.4 km) de altitude até seguirem novamente para uma nova tentativa de pouso que se tornou outra arremetida, seguida finalmente de uma aproximação com pouso completo, como mostram os dados do aplicativo de rastreamento de voos FlightRadar24:

Não está claro o que ocasionou o retorno e o pouso em emergência, mas uma imagem que circula em redes sociais mostra o avião King Air já no solo de Boa Vista com o trem de pouso esquerdo colapsado, a asa esquerda encostada no chão e cercado por Bombeiros do Aeródromo, que prestaram pronta assistência.

“A Brasil Vida Táxi Aéreo informa que realizou pouso preventivo no Aeroporto Internacional de Boa Vista, Atlas Brasil Cantanhede, nesta segunda-feira (22), por volta das 2h40 no horário local. Estavam a bordo piloto, copiloto, enfermeiro e médico, além de paciente e um acompanhante. Não houve feridos. A empresa já destacou outra aeronave para concluir a missão, no entanto, aguarda liberação da pista. Empresa e aeronave possuem todas as certificações e autorizações necessárias válidas junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e opera com manutenção rigorosamente em dia. O evento foi comunicado ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) para determinar a causa.“

▶️ Reprodução Rede Social 
▶️ @plantaocaico 

Leia Também...

0 Comments