Pesquisa liga à cama entre 22 horas e 23 horas a menor risco de doenças cardíacas

novembro 10, 2021

🌎 Parece haver um horário ideal para dormir entre 22h e 23h associado a uma melhor saúde do coração, sugerem pesquisadores que analisaram 88 mil voluntários. A equipe por trás do estudo, conduzido pelo UK Biobank, acredita que a sincronização do sono para corresponder ao nosso relógio biológico interno pode explicar a associação encontrada com um risco reduzido de ataques cardíacos e derrames. — O UK Biobank é um banco de dados biomédico em grande escala, que contém informações genéticas e de saúde detalhadas de meio milhão de pessoas no Reino Unido. O ritmo natural de 24 horas do corpo é importante para o bem-estar e o estado de alerta. Também pode afetar fatores como a pressão arterial.

▶️ 'Coração saudável no longo prazo'

Para chegar a essas descobertas, os pesquisadores coletaram dados sobre os tempos de sono e acordados de voluntários ao longo de sete dias com um dispositivo semelhante a um relógio de pulso.
E acompanharam o que aconteceu com os participantes em termos de saúde cardíaca e circulatória durante uma média de seis anos.
Pouco mais de 3 mil adultos desenvolveram doenças cardiovasculares.

Muitos desses casos ocorreram em pessoas que foram para a cama mais tarde ou mais cedo do que o "ideal" das 22h às 23h. — Essa associação permaneceu após o ajuste para duração e irregularidade do sono. Os pesquisadores tentaram controlar outros fatores conhecidos por afetar o risco cardíaco de uma pessoa, como idade, peso e níveis de colesterol, mas enfatizam que seu estudo não pode provar causa e efeito.

O autor do estudo, David Plans, da Universidade de Exeter, na Inglaterra, disse: "Embora não possamos concluir a causalidade de nosso estudo, os resultados sugerem que o relógio biológico pode ser afetado dependendo da hora em que vamos dormir, com consequências adversas para a saúde cardiovascular". O horário mais arriscado é depois da meia-noite, potencialmente porque pode reduzir a probabilidade de ver a luz da manhã, o que zera o relógio biológico."

▶️ Fonte: g1/Saúde
▶️ @plantaocaico 

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