Sesap emite nota de esclarecimento sobre paciente que foi atendido no chão do Hospital Walfredo Gurgel

novembro 30, 2021


🏪 Após o caso do paciente que foi atendido no chão no hospital Walfredo Gurgel, nesta madrugada de terça-feira (30), a Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (SESAP) publicou nota de esclarecimento.

No comunicado, é dito que o atendimento aconteceu no chão devido estado grave de parada cardiorrespiratória do paciente e que, por chegar em cadeira de rodas, precisava estar em uma superfície plana. Além disso, é dito que uma maca chegou em sequência para dar continuidade ao atendimento.

A nota ainda destaca que o homem permanece internado em estado gravíssimo, mas que foi graças a agilidade e experiência da equipe que preservou mais uma vida.

Confira a íntegra abaixo:

A respeito de um vídeo que mostra um paciente sendo atendido no chão, no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, a Secretaria de Estado da Saúde Pública esclarece: o homem, de 54 anos de idade, chegou à ala de atendimento clínico do hospital na noite dessa segunda-feira, levado pela família, e já em estado grave de parada cardiorrespiratória. A equipe de plantão, diante da gravidade, decidiu iniciar o atendimento ali mesmo para aumentar a chance de sobrevivência do paciente, e minutos depois a maca chegou ao local. O paciente já apresentava partes do corpo arroxeadas [cianótico] e, como chegou em uma cadeira de rodas, precisava ser colocado urgentemente em uma superfície plana, essencial ao atendimento de urgência e reanimação. Concomitante, a equipe providenciou uma maca no setor de politrauma.

O atendimento teve continuidade e, uma vez reanimado, um médico especialista é acionado, e já no politrauma o homem foi foi intubado. Ele permanece internado em estado gravíssimo. A agilidade, ao decidir pelo primeiro atendimento ali mesmo, aliada à experiência da equipe contribuiu à preservação de mais uma vida.

▶️ @plantaocaico 

Leia Também...

0 Comments