segunda-feira, 11 de janeiro de 2021


68 novos casos de Covid-19 nesta segunda-feira (11), em Caicó


A Secretaria Municipal de Saúde vem por meio desta divulgar o registro de  68 (SESSENTA e OITO ), novos casos de COVID-19 no município.

Com relação aos casos de hoje, foram 33 homens e 35 mulheres. 
Os casos residem: 


01- Alto da Boa Vista;
03- Acampamento;
01- Adjunto Dias;
06- Barra Nova;
04- Boa Passagem;
11- Centro;
02- Canutos e Filhos;
01- Castelo Branco;
02- Darcy Fonseca;
02- Itans;
01- João Paulo II;
04- João XXIII;
01- Maynard;
01- Nova Caicó;
04- Paraíba;
01- Penedo;
04- Paulo VI;
09- Recreio;
01-Soledade;
01- Samanau;
02- Vila Altiva;
03- Walfredo Gurgel;
03- Zona Rural.                                                                                                                                     
Destes 17 foram confirmados por TR, 01 por sorologia e 50 por RT-PCR.
Informamos a RECUPERAÇÃO de 166 pessoas na camunidade.

Comunicamos o SEXAGÉSIMO SÉTIMO ÓBITO do município de Caicó ocorrido no dia 09 de janeiro de 2021, na Casa de Saúde São Lucas. Trata-se de um homem de 85 anos com comorbidade, residente no bairro Centro.

@plantaocaico 

Ford anuncia fim da produção no Brasil e fechamento de fábricas



A Ford anunciou nesta segunda-feira (11) que encerrará a produção de veículos em suas fábricas no Brasil em 2021. No país, serão mantidos apenas o Centro de Desenvolvimento de Produto, na Bahia, o Campo de Provas e sua sede regional, ambos em São Paulo. As fábricas de Camaçari (BA), que produzia Ka e EcoSport, e Taubaté (SP), que abriga a produção de motores e transmissões, serão fechadas imediatamente, reduzindo a produção às peças para estoques de pós-venda. No último trimestre de 2021, será fechada também a planta da Troller, em Horizonte (CE). A empresa afirma que irá trabalhar em colaboração com os sindicatos para "minimizar os impactos do encerramento da produção". Com a decisão, os modelos nacionais terão suas vendas interrompidas assim que terminarem os estoques. A partir disso, os veículos comercializados no mercado brasileiro passarão a ser importados, principalmente das unidades de Argentina e Uruguai, além de outras regiões fora da América do Sul. “A Ford está presente há mais de um século na América do Sul e no Brasil e sabemos que essas são ações muito difíceis, mas necessárias, para a criação de um negócio saudável e sustentável”, disse Jim Farley, presidente e CEO da Ford. “Estamos mudando para um modelo de negócios ágil e enxuto ao encerrar a produção no Brasil, atendendo nossos consumidores com alguns dos produtos mais empolgantes do nosso portfólio global.

@plantaocaico 

Johnson & Johnson apresenta vacina em dose única contra Covid


A gigante farmacêutica Johnson & Johnson apresentou sua vacina de dose única contra a Covid-19 ao Reino Unido. Ela é produzida na unidade da Bélgica e tem potencial que pode acelerar a velocidade de vacinação na região. Cientistas e fontes do governo do Reino Unido acreditam que a vacina deverá receber autorização de emergência nas próximas semanas. O imunizante usa tecnologia semelhante à da vacina da Universidade de Oxford, com facilidade para transportar e armazenar. Mas o que chama a atenção, entre tantas vacinas, é que injeção única da Johnson & Johnson seria suficiente para proteger contra Covid-19.

@plantaocaico 

Prefeito reafirma que o carnaval de Caicó não será em fevereiro


O prefeito de Caicó, Dr. Tadeu, disse na manhã desta segunda-feira (11), em entrevista na TV Tropical em Natal, que definitivamente, o carnaval não vai acontecer em fevereiro de 2021. O impedimento, é a pandemia do novo coronavírus.

“A gente tem que ter responsabilidade sanitária. Eu como profissional de saúde, tenho que agir assim e ainda mais como prefeito”, disse.

O gestor lamenta do ponto de vista econômico, pois, no período de festa carnavalesca, a arrecadação do Município, aumenta. A cadeia econômica local inteira se beneficia com os eventos.
 
“A gente sabe da importância do carnaval para Caicó e para o Rio Grande do Norte. Nós vivemos de FPM e esse momento seria muito bom do ponto de vista de arrecadação por parte da Prefeitura. No carnaval, as pessoas têm acesso ao emprego e à renda que fica o ano inteiro, mas, infelizmente, em fevereiro, a gente não vai conseguir realizar o carnaval”.

Sobre a possibilidade de realizar as festividades de Momo em outro momento, a exemplo do que está sendo anunciado por outras cidades e estados, Dr. Tadeu, disse que não descarta.

“Nada nos impede de quando houver o controle da doença, a gente se programe para fazer o carnaval em outro período. Eu vou chamar os empresários que atuam no carnaval, que promovem eventos, os blocos de rua, proprietários de restaurantes, pousadas, todos os que atuam no evento para discutir essa questão”, afirma.

@plantaocaico 

Polícia Militar prende acusado de várias arrombamentos em caicó


Na manhã desta segunda-feira (11), policiais militares do 6° BPM, conseguiram prender o velho conhecido da Polícia indentificado por, Adriano Suelio Brito Dantas, vulgo "Boca de Ninho", de 35 anos, residente na Rua José de Oliveira n° 419 (rua do Beco da Troca) no Centro de Caicó/RN.

Adriano saiu do presídio Pereirão no final do ano passado e nos últimos dias vem sendo acusado de vários arrombamentos contra estabelecimentos comerciais no Bairro Paraíba e no Centro de Caicó.

#CaicóNaRotaDaNoticia - @plantaocaico 




Técnicos do Ministério da Saúde temem explosão de casos e mortes por Covid-19 até Fevereiro


A segunda quinzena de janeiro será marcada pela alta de casos e mortes por Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, resultado das comemorações de fim de ano e viagens de férias. A conclusão é de técnicos do Ministério da Saúde que monitoram a evolução da infecção no país. Além da irresponsabilidade social de parte da população, outro fator pode elevar os adoecimentos e a letalidade: o atraso na vacinação. Mesmo em uma semana com acontecimento mais otimistas em relação à imunização, as incertezas ainda pairam sob a pasta. Durante dois dias, o @metropoles conversou com técnicos e servidores do Ministério da Saúde que estão trabalhando diretamente com assuntos ligados à pandemia e seus efeitos. As expectativas para as próximas semanas são tensas em ao menos quatro setores da pasta. Dezoito dias após o início do verão, em 21 de dezembro, os especialistas temem os efeitos das festas, viagens e aglomerações. “Assistimos uma irresponsabilidade muito grande. O vírus está em circulação e aglomerar é criar uma condição favorável para a contaminação. Isso num momento que ainda não temos uma campanha de vacinação”, reclama uma fonte da Secretaria-Executiva do Ministério da Saúde. Os critérios para a avaliação são simples de compreender. Leva-se em consideração o tempo médio de aparecimento de sintomas, o agravamento do caso e a internação. 

#Metropoles  - @plantaocaico 

Inverno em 2021 será bom, mas “tardio”


Acada novo ano, as expectativas do cearense são as mesmas: boas chuvas para garantir plantio e abastecer açudes. Para buscar antecipar como será o inverno que se aproxima, homens e mulheres da zona rural partem de diferentes conhecimentos repassados por gerações na observação da natureza. São os profetas da chuva que mantém viva essa expressão da cultura nordestina. Para 2021, profetas de Boa Viagem, Crateús, Tauá e Quixeramobim, todos municípios cearenses, estão prevendo um bom inverno para o plantio, mas “tardio”.
 “O inverno de 2021 vai ser bom. Ele pode demorar um pouco, mas vai ser um inverno muito bom”, afirma o profeta da chuva Everardo de Lemos, de Tauá, durante a 5ª edição do Encontro dos Profetas da Chuva dos Inhamuns, na noite desta sexta-feira, 8. O agricultor parte da observação deflorações fazer prever as chuvas. De acordo com ele, a cajazeira, por exemplo, teve boa floração.
“Ela estava com quatro anos que não florava. A cajazeira nunca mentiu e ela florou toda por igual”, afirmou. De acordo com ele, o inverno chega até o dia 25 de janeiro. “Só está faltando um pequeno sinal: os relâmpagos que vêm do Cariri.” As maiores precipitações, porém, devem vir nos meses seguintes.
O profeta Totonho Alves, do distrito de Barra Nova, prevê chuvas dentro da média a partir de março. Com as previsões a partir da observação de fenômenos como o comportamento das formigas, ele também afirma que as chuvas começam ainda em janeiro, mas com menor volume. “Pelo que estou vendo das formigas e dos cupins, o inverno vai ser tardio. Nós só vamos ter sequencias de chuvas, chuvas de criar, de acumular água nos açudes, no final de fevereiro para o início de março”, afirma.
Observador da natureza desde 1958, quando era “bem menino”, o agricultor Valderez de Lima, de Tauá, corrobora com as previsões: “Vai chover mais cedo, e o inverno de março em diante vai ser seguro.” Ele observa a Estrela D’Alva e afirma que as chuvas deste ano serão boas para plantio.
Titico Baia, profeta da chuva do distrito São Miguel, em Quixeramobim, mostra-se esperançoso. “Quem quiser plantar em 21 de janeiro em diante, pode plantar que não perde semente”, afirmou. A partir de fevereiro, as chuvas serão ainda melhores, de acordo com ele. Outro participante do evento, o agricultor Zé Roberto, da Comunidade Lustal, de Tauá, também antecipa que “é para ser um grande inverno”.
Os profetas da chuva participaram do evento com vídeos gravados ao longo da última semana. Criado em 2015, o Encontro dos Profetas da Chuva dos Inhamuns foi realizado de forma on-line, neste ano, por causa da pandemia de Covid-19.
A programação também contou com apresentação de artistas convidados, como os poetas Jessier Quirino, da Paraíba, e Daniel Gonçalves, neto de Patativa do Assaré. A reunião foi realizado pelos campi de Boa Viagem, Crateús e Tauá do Instituto Federal do Ceará (IFCE), em parceria com a Universidade Estadual do Ceará (UECE), e contou com interpretação na Língua Brasileira de Sinais (Libras). 

Fonte Mais povo online - @plantaocaico