quinta-feira, 21 de janeiro de 2021


Caicó registra 94 novos casos de Covid-19 e mais um óbito nesta quinta-feira (21).



A Secretaria Municipal de Saúde vem por meio desta divulgar o registro de 94 novos casos de COVID-19 no município.

Com relação aos casos de hoje, foram  38 homens e  56 mulheres, destes  01 criança.
Os casos residem: 

01- Acampamento;
01- Adjunto Dias;
08- Barra Nova;
12- Boa Passagem;
03- Bento XI
09- Centro;
01- Canutos e Filhos;
02- Castelo Branco;
03- Darcy Fonseca;
01- Itans;
03- João XXIII;
02- João Paulo II;
01- Maynard;
03- Nova Descoberta;
01- Nova Caicó;
13- Paraíba;
03- Penedo;
03- Paulo VI;
04- Recreio;
01-Soledade;
03- Samanau;
01- Serrote Branco;
02- Vila Altiva;
04- Vila do Príncipe;
03- Walfredo Gurgel;
03- Zona Rural.   

Destes 17 foram confirmados por TR e por RT-PCR.

INFORMAMOS a recuperação de 68 pessoas na Comunidade.

COMUNICAMOS o 76º (SEPTUAGESIMO SEXTO) ÓBITO  do município de Caicó ocorrido no dia 19 de Janeiro de 2021, no hospital Regional do Seridó. Trata-se de um homem de 92 anos com comorbidade, residente no bairro Boa passagem.

@plantaocaico 



Deputado Federal General Girão visita aeródromo Rui Mariz em Caicó


Na manhã desta quinta-feira (21), o Deputado Federal General Girão  visitou o Aeródromo Rui Mariz em Caicó.

O parlamentar conheceu de perto as necessidades do aeródromo e se comprometeu a lutar junto a ANAC pela homologação da pista de pousos e decolagens para operar em VFR diurno/noturno. Deixando o aeródromo com condições de funcionamento 24 horas por dia.

@plantaocaico 

Polícia Civil orienta população sobre clonagem de veículos

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada em Defesa da Propriedade de Veículos e Cargas (DEPROV), orienta a população sobre como proceder caso perceba que seu veículo foi alvo de clonagem. Na maioria das vezes, essa percepção só acontece quando multas indevidas são direcionadas ao proprietário do veículo original. 

De acordo com o delegado Guthemberg Leite, adjunto da DEPROV, existem diferenças entre veículos clonados e dublê. “No clone, diversas características originais são replicadas em um veículo semelhante. Já no dublê, uma cópia da placa original é utilizada em outro veículo”, detalhou o delegado.

Nos dois casos, é importante o comparecimento do proprietário/possuidor do veículo à DEPROV para averiguação da situação e, em seguida, confecção de um boletim de ocorrência. Com esse documento, o cidadão deve comparecer ao DETRAN/RN, para retirada das multas estaduais. As multas federais devem ser contestadas junto ao DNIT e, em caso de multas em outro Estado, deverá ser procurada a instituição local. 

O delegado Guthemberg Leite ainda esclarece que nem sempre a situação se trata de uma clonagem ou dublê. “Ressaltamos que, em alguns casos de multas não eletrônicas, pode acontecer erro na autuação, quando o agente de trânsito confunde uma letra da placa do veículo a ser multado. Casos como esse já foram detectados pela DEPROV”, completou o adjunto da DEPROV.

Caso suspeite que seu veículo foi alvo de clonagem, porém sem cobrança de multas indevidas, não há necessidade de comparecimento a delegacia, pois as investigações relativas ao carro clonado, na hipótese de ser apreendido, detectarão possíveis alterações e utilização em crimes.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil/RN – SECOMS - @plantaocaico 

Índia libera exportação de vacina para o Brasil e doses serão enviadas nesta sexta-feira (22).


O governo da Índia liberou as exportações comerciais de vacinas COVID-19, com as primeiras remessas sendo enviadas para o Brasil e Marrocos na sexta-feira, disse o secretário de Relações Exteriores da Índia. As vacinas desenvolvidas pela farmacêutica britânica AstraZeneca e pela Universidade de Oxford estão sendo fabricadas no Serum Institute of India, o maior produtor mundial de vacinas, que recebeu pedidos de países de todo o mundo. O governo indiano suspendeu a exportação de doses até iniciar seu próprio programa doméstico de imunização no fim de semana passado. No início desta semana, ela enviou suprimentos gratuitos para países vizinhos, incluindo Butão, Maldivas, Bangladesh e Nepal. O ministro das Relações Exteriores, Harsh Vardhan Shringla, disse que o fornecimento comercial da vacina começaria na sexta-feira, de acordo com o compromisso do primeiro-ministro Narendra Modi de que as capacidades de produção da Índia seriam usadas por toda a humanidade para combater a pandemia. “Seguindo essa visão, respondemos positivamente aos pedidos de fornecimento de vacinas manufaturadas indianas de países de todo o mundo, começando pelos nossos vizinhos”, disse ele, referindo-se ao fornecimento gratuito. “O fornecimento das quantidades comercialmente contratadas também começará a partir de amanhã, começando pelo Brasil e Marrocos, seguidos da África do Sul e Arábia Saudita”, acrescentou. O Brasil, que tem o segundo maior número de mortes de COVID-19 depois dos Estados Unidos, tem instado a Índia a enviar a vacina AstraZeneca. Ela concordou em adquirir 2 milhões de doses de Serum e estava pronta para enviar um avião na semana passada para buscá-las. Marrocos, África do Sul e Arábia Saudita também garantiram suprimentos da Serum, disseram as autoridades.

@plantaocaico 

Prefeito de Caicó vai exonerar comissionados que tomaram vacina e fotos foram parar em redes sociais



O prefeito de Caicó, Dr. Tadeu vai anunciar ainda nesta quinta-feira, 21, a exoneração dos dois comissionados do município Jedson Juan e Almir Neto.

“Mesmo que a sindicância apure que a vacinação seguiu as normativas, era um ato administrativo, estavam trabalhando e não havia orientação de tornar público em redes sociais. Esta não é a orientação que damos aos que trabalham para o povo”, afirmou o prefeito de Caicó.

“Estamos trabalhando duramente para combater a Covid-19 e colocar Caicó em ordem com todos os problemas que foram deixados pela gestão passada, e seguiremos com esse propósito”, disse Dr. Tadeu.

@plantaocaico 

Incêndio atinge prédio do Instituto Serum, que fabrica vacinas, contra Covid-19 na Índia, mas produção não é afetada



Um incêndio atingiu um edifício em construção do Instituto Serum, a empresa da Índia que produz vacinas com tecnologia da AstraZeneca e da Universidade de Oxford, nesta quinta-feira (21), na cidade de Pune. O estoque de vacinas e a indústria onde elas são feitas estão seguras, segundo o jornal “Times of India”. Atualmente, o Instituto Serum produz cerca de 50 milhões de doses da vacina por mês em outras unidades do complexo. A empresa também vai começar a produzir as vacinas desenvolvidas pela empresa norte-americana Novavax. Segundo o diretor-executivo da empresa, Adar Poonawalla, a unidade que pegou fogo produz vacinas para o rotavírus. Ele estima que a perda nessa linha de produção será de até 40% do volume de doses. As redes de TV indianas mostram uma coluna de fumaça cinza acima da sede da empresa. Em uma rede social, Poonawalla, o diretor-executivo, agradeceu a todos pela preocupação e pelas orações. “Até agora, o mais importante é que não houve vidas perdidas e nem grandes lesões por causa do fogo, apesar de alguns andares terem sido destruídos”, afirmou. Os bombeiros afirmaram que ao menos cinco caminhões foram enviados para combater o fogo no prédio e que o fogo foi controlado. Ainda não se sabe o que causou o incêndio.

Fotos: AFP G1 - @plantaocaico 

Criança de 10 anos engravida de gêmeos após ser estuprada pelo padrasto


A Polícia Civil investiga um caso de estupro contra uma criança de 10 anos, em que o suspeito é o padrasto dela, de 26 anos. O caso aconteceu no bairro Carapina, em Governador Valadares (MG). A mãe foi quem denunciou o crime à polícia, após descobrir que a filha está grávida de gêmeos e com 14 semanas de gestação. A mãe da menina também está grávida do suspeito, com 21 semanas.

Segundo a delegada responsável pelo caso, Adeliana Xavier, a mãe começou a desconfiar quando percebeu que a menstruação da filha estava atrasada e resolveu fazer um exame de gestação. Em depoimento à polícia, a vítima disse que o último abuso foi no dia 7 de janeiro.

“A mãe explicou que a menstruação da filha já estava atrasada há uns três meses e ela resolveu fazer um exame de gestação, foi quando ela descobriu que a menina estava grávida. Conversando com a filha, a filha teria dito que o autor seria o padrasto. A mãe foi tirar satisfação com o companheiro e ele o agrediu”, explicou.

De acordo com a polícia, um inquérito foi aberto nesta quarta-feira (20), após a mãe comparecer na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, junto com a filha, nessa terça-feira (19). Segundo a vítima, os abusos teriam começado quando ela ainda tinha 6 anos de idade.

“Segundo as informações prestadas pela própria menina, ele começou a molestá-la quando ela tinha 6 anos, mas não era frequente. Durante esse período de 6 aos 10 anos de idade, ele a molestou entre quatro e cinco vezes”, disse a delegada.

A polícia informou ainda que trabalha para apurar os fatos e localizar o autor. Ele é procurado desde a denúncia.

#G1-MG - @plantaocaico


Natal recebe mais 16 pacientes transferidos de Manaus

Na noite desta quarta-feira (20), o município de Natal recebeu mais 16 pacientes transferidos de Manaus. Eles foram levados para o Hospital Municipal de Campanha e vão receber todos os cuidados necessários. Como já havia anunciado, estamos colocando 30 leitos à disposição para acolher nossos irmãos do Amazonas, disse o Prefeito Álvaro Dias.

@plantaocaico