Alianças para dominar territórios formam a principal estratégia do maior narcomiliciano do Rio de Janeiro, Wellington da Silva Braga, o Ecko, de 34 anos, que tem uma tropa pessoal de 100 seguranças fortemente armados. Eles se revezam como batedores, soldados e motoristas, em um grupo que inclui agentes públicos e ex-servidores. Para ganhar força no submundo do crime, Ecko pediu a aliados para realizar um “plebiscito” entre presos da Penitenciária Bandeira Stampa, conhecida como Bangu 9, no Complexo de Gericinó, zona oeste do Rio. A unidade que abriga milicianos e ex-PMs promoveu a votação em janeiro e, por maioria, Ecko ganhou apoio para se firmar como chefão da narcomilícia, união de milicianos e traficantes. Ele domina 20 bairros da capital e seis municípios da Baixada Fluminense e da Costa Verde.
As fábricas de duas vacinas contra o novo coronavírus serão inspecionadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no início de março. O órgão anunciou ontem (13) à noite que vai vistoriar as instalações de produção da Coxavin, desenvolvida por um laboratório indiano, e da Sputnik V, criada na Rússia, mas em fabricação no Brasil.
Nenhum dos dois imunizantes tem pedido para uso emergencial ou aplicação em massa no país. No entanto, a inspeção das fábricas antes do pedido formal acelera o processo de análise e de aprovação para a aplicação no Brasil.
Em relação à Coxavin, a Anvisa anunciou que a inspeção será feita entre 1 e 5 de março na instalação da Precisa Farmacêutica, representante do laboratório indiano Bharat Biotech no país. A vistoria na fábrica da União Química, parceira brasileira do Instituto Gamaleya, da Rússia, está marcada para 8 a 12 de março. A fábrica da União Química fica em Guarulhos (SP).
Caso as fábricas estejam de acordo com os padrões da Anvisa, receberão o Certificado de Boas Práticas de Fabricação (CBPF). No último dia 8, a Pfizer/Biontech, pediu o CBPF para três locais de fabricação. O laboratório tem outras quatro fábricas certificadas pela Anvisa.
Atualmente, além da Pfizer, os produtores de três vacinas – AstraZeneca, Janssen e CoronaVac – têm fábricas aprovadas pela Anvisa. No entanto, somente as vacinas da AstraZeneca e CoronaVac estão com o uso emergencial liberado pelo órgão. Entre o fim de janeiro e o início de fevereiro, os produtores da AstraZeneca e da vacina da Pfizer pediram o registro definitivo à agência.
Agência Brasil - @plantaocaico
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) publicou neste sábado (13) um aviso de chuvas intensas com “perigo potencial” para 57 cidades do Rio Grande do Norte. O aviso é válido das 11h da manhã de hoje até o mesmo horário deste domingo (15).
O alerta prevê chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, com ventos intensos entre 40 e 60 km/h.
Em caso de rajadas de vento, o instituto orienta que as pessoas não se abriguem debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacionem veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Também é importante evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Mais informações devem ser colhidas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Confira a lista de municípios incluídos no alerta do Inmet:
Água Nova
Alexandria
Almino Afonso
Antônio Martins
Apodi
Assu
Baraúna
Campo Grande
Caraúbas
Coronel João Pessoa
Doutor Severiano
Encanto
Felipe Guerra
Francisco Dantas
Frutuoso Gomes
Governador Dix-Sept Rosado
Grossos
Itaú
Janduís
Jardim De Piranhas
José Da Penha
João Dias
Lucrécia
Luís Gomes
Major Sales
Marcelino Vieira
Martins
Messias Targino
Mossoró
Olho-D’Água Do Borges
Paraná
Paraú
Patu
Pau Dos Ferros
Pilões
Portalegre
Rafael Fernandes
Rafael Godeiro
Riacho Da Cruz
Riacho De Santana
Rodolfo Fernandes
Serra Do Mel
Serra Negra Do Norte
Serrinha Dos Pintos
Severiano Melo
São Fernando
São Francisco Do Oeste
São Miguel
Taboleiro Grande
Tenente Ananias
Tibau
Timbaúba Dos Batistas
Triunfo Potiguar
Umarizal
Upanema
Venha-Ver
Viçosa
Portal Grande Ponto - @plantaocaico