terça-feira, 2 de março de 2021


Sesap convoca profissionais temporários aprovados em processo seletivo


A SESAP convoca 81 servidores temporários para atuar no enfrentamento à pandemia. São enfermeiros, fisioterapeutas, Técnicos de Enfermagem, Copeiros, Farmacêuticos, Farmacêuticos Bioquímicos e Biomédicos, Fisioterapeutas, Técnicos em Radiologia, Auxiliares de Cozinha, Higienistas Hospitalares e Maqueiros que atuarão na linha de frente. A convocação está publicada no Diário Oficial de hoje (02), considera os editais 001 /2020 e 002 /2020 e atende ao Plano de Contingência Hospitalar para o Enfrentamento ao Covid-19. Os profissionais deverão assinar o contrato no período de dez dias úteis, contatos com a data da publicação. Os candidatos convocados deverão escanear os documentos listados na convocação (ver documento), e enviar o arquivo em PDF para o link: https://selecao.saude.rn.gov.br/selecao/, além de informar o(s) telefones atualizados após o processo ser aberto para ser avisado quanto à assinatura de documentos e a lotação. Para informações ligar: (84) 9 8137-4229. 

#Sesap - @plantaocaico 


Caicó registra 32 novos casos de Covid-19 nesta terça-feira (02)


A Secretaria Municipal de Saúde vem por meio desta divulgar o registro de 32 (29 Comunitários e 03 Institucionais) novos casos de COVID-19 no município e 34 pessoas recuperadas.


Com relação aos novos casos de hoje, foram 13 homens e 19 mulheres. 

Os casos residem: 

02- Alto da Boa Vista; 
01- Adjuto Dias; 
02- Boa Passagem; 
04- Barra Nova; 
06- Centro; 
01- Canutos e Filhos 
01- IPÊ; 
01- João XXIII 
01- Nova Descoberta; 
04- Paraíba; 
03- Paulo VI; 
01-Penedo; 
03- Sistema Prisional; 
01- Serrote Branco; 
01- Zona Rural. 

Destes 01 foi confirmado por TR e 31 foram confirmados por RT-PCR. 

@plantaocaico 

Músicos vendem instrumentos para pagar contas e dizem que categoria "grita e clama por socorro" no Nordeste

A pandemia da Covid-19 continua provocando impactos na economia nos mais diversos setores. Para quem sobrevive da cultura não é diferente. É o caso de diversos músicos do Agreste de Pernambuco que tem enfrentado os mais diversos problemas por causa da interrupção das suas atividades em virtude dos decretos que estabelecem medidas preventivas ao contágio do coronavírus.

Entre as medidas adotadas pelo Governo de Pernambuco, está a suspensão de música em bares, restaurantes e praias que tem sido renovada por meio de decretos desde o dia 13 de janeiro. O cenário tem provocado a adoção de medidas mais drásticas por parte dos músicos, que têm encontrado a solução para se recuperar da crise financeira vendendo os instrumentos, que são a principal fonte de trabalho.

Um dos representantes da categoria no Agreste, o músico Sérgio Brayner, disse em entrevista à Rádio Jornal Caruaru que a classe artística "grita e clama por socorro" e que o momento é muito difícil para quem trabalha com arte e cultura de modo geral. "São bateristas vendendo suas baterias, cantores vendendo violão e microfones, e a gente fica se perguntando 'até quando vai essa situação?'. A gente espera medidas dos órgãos governamentais, espera medidas que salvem a categoria porque depois que passas a pandemia nem o próprio instrumento o artista vai ter para garantir seu pão de cada dia", disse Brayner.

Dificuldades aumentam a cada dia

Um caso que chama a atenção no Agreste é o do músico Ivo Moura, que foi infectado pela Covid-19 e agora não sofre apenas com os problemas de saúde deixados pela doença, mas também com as sequelas financeiras deixadas pela pandemia. O artista agora vende os próprios instrumentos e diz que é a única saída para conseguir sobreviver.

"Adquiri insuficiência cardíaca (em virtude da Covid-19) e passei a dar entrada em UPA, em hospitais públicos, onde fui internado quatro vezes. Cheguei a ir para a UTI e hoje me encontro em casa. A recuperação demora e acabei colocando todos os meus instrumentos para vender", detalhou Ivo. "Estou rifando um violão e também vendendo mesa de som, microfone, iluminação, caixa de som e todo o equipamento que eu trabalhava", lamentou o músico.

#NE10 - @plantaocaico 


Prefeitura de Caicó publica decreto com novas restrições


O prefeito de Caicó, Dr. Tadeu assinou o Decreto 856/2021, que determina novas medidas para evitar o contágio pelo novo coronavírus. A vigência é de 15 dias a partir de sua publicação nesta terça-feira (02). Entre as determinações, está a que proíbe a venda de bebida alcoólica para consumo em bares, restaurantes, quiosques, lanchonetes, lojas de conveniências e similares. Esses estabelecimentos poderão vender bebida alcoólica através do serviço de entrega domiciliar ou mediante retirada, impreterivelmente até 22h. O Decreto, também, permite o serviço de delivery de alimentos, mesmo após as 22 horas. Com relação ao funcionamento de Igrejas, templos e afins, esses podem abrir, mas, seguindo as medidas sanitárias e não ultrapassar os 50% da capacidade de ocupação, quatro vezes por semana em cultos coletivos. Aos fiéis é recomendado o distanciamento e o uso de máscaras. No local, deve ser disponibilizado álcool a 70% em dispenser ou colaborador para higienizar as mãos das pessoas que adentram o estabelecimento religioso. Também está determinada a suspensão das aulas presenciais das unidades das redes pública municipal e privada de ensino, incluindo instituições de ensino superior, podendo manter o ensino remoto. As escolas e instituições de ensino fundamental das séries iniciais e do ensino infantil poderão funcionar em sistema híbrido ou por meio remoto, conforme a escolha dos pais ou responsáveis.

@plantaocaico 

Prefeito confirma cancelamento do São João de Campina no mês de junho



O prefeito Bruno Cunha Lima (PSD) confirmou, nesta terça-feira, 02, o cancelamento da edição 2021 do Maior São João do Mundo de Campina Grande no mês de junho. A preço de hoje, existe uma possibilidade da realização da festa, em modelo híbrido, no segundo semestre.

Há algumas semanas, o gestor havia revelado a intenção de realizar o evento de uma forma diferente da tradicional.

Bruno detalhou ao Paraíba Todo Dia que existem até três formatos híbridos que permitiriam a realização do São João, porém, ainda de acordo com ele, o momento não é propício à essa discussão.

Conforme Bruno Cunha Lima, essa discussão ficará para um momento posterior.

#TodoDia - @plantaocaico 


MPRN obtém condenação de envolvido em esquema de funcionários fantasmas na Assembleia

⚖️ O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) obteve na Justiça Estadual sentença favorável à condenação de um envolvido no esquema dos funcionários fantasmas da Assembleia Legislativa do RN (Alern). Jaime de Araújo Sales Neto foi condenado a ressarcir os cofres públicos em mais de R$ 1,8 milhão, referente ao prejuízo suportado pelo erário estadual em decorrência do pagamento da remuneração do demandado, sem a correspondente contraprestação, no período de setembro de 2011 a setembro de 2016. Na ação civil pública de responsabilização pela prática de ato de improbidade administrativa, o MPRN demonstrou que Jaime de Araújo Sales Neto ocupava o cargo de secretário-executivo, lotado na Secretaria Administrativa da Alern, percebendo remuneração no valor mensal de R$ 7.277,50 sem que efetivamente prestasse o serviço. 

#MPRN - @plantaocaico 

Bolsonaro anuncia decreto para zerar impostos federais do diesel e gás de cozinha


O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse que deve publicar nesta terça-feira (2) o decreto para zerar os impostos federais do gás de cozinha e o PIS e a Cofins do diesel pelo período de dois meses.

“[Um] decreto deve ser publicado amanhã cedo para zerar impostos federais de gás de cozinha e PIS/Cofins do diesel por dois meses. Eu vou ter que tirar de algum lugar, se eu for tirar o imposto de renda de policial, vamos supor, vou ter que tirar da Polícia Civil e das forças armadas. Tem que aumentar imposto de outro lugar, isso diz a Lei de Responsabilidade Fiscal, que duvido que alguém consiga alterar, a não ser numa reforma tributária que está para acontecer”, declarou o presidente, em conversa com apoiadores ao chegar no Palácio da Alvorada nesta segunda (1).

O presidente já havia prometido reduzir esses tributos, com validade a partir do início de março.

FOLHAPRESS - @plantaocaico