quinta-feira, 11 de março de 2021


Boletim epidemiológico 11/03/21 : Caicó registra 26 novos casos de Covid-19


A Secretaria Municipal de Saúde vem por meio desta divulgar o registro de 26 novos casos de COVID-19 no município.

Com relação aos casos de hoje, foram 10 homens e 16 mulheres. 

Os casos residem:

01- Adjuto Dias; 
01- Acampamento;
01- Boa Passagem;
04- Barra Nova;
01- Centro;
01- Castelo Branco;
01- João Paulo II;
01- Maynard;
08- Paraíba;
01- Paulo VI; 
01- Penedo;
01- Soledade;
01- Vila Altiva; 
01- Vila do Príncipe 
02- Walfredo Gurgel; 

Destes 01 foi confirmado por TR e 25 foram confirmados por RT-PCR.

Informamos a recuperação de 37 pessoas na comunidade.

@plantaocaico 

Envelhecimento digno e com saúde é direito de todo idoso, disse a vereadora Rosângela após solicitar Centro de Convivência para zona Norte de Caicó


A vereadora Rosângela Maria (PL) solicitou que a Prefeitura de Caicó viabilize um Centro de Convivência para zona Norte do município. 

O Centro de Convivência é um espaço que oferece diversas atividades que contribuem no processo de envelhecimento saudável, no desenvolvimento da autonomia e de sociabilidades.

 Além disso no fortalecimento dos vínculos familiares e do convívio comunitário e na prevenção de situações de risco social para as pessoas acima de 60 anos. É importante destacar que o envelhecimento saudável exige a adoção de um estilo de vida que inclua alimentação equilibrada, atividade física e mental e, ainda, o convívio social.

O Centro de Convivência atua fortemente em dois desses pilares, propiciando tanto as atividades físicas e mentais quanto o convívio social necessário para que o idoso tenha maior qualidade de vida.

 Os pacientes idosos estão sendo os mais afetados pela pandemia do novo coronavírus, o COVID 19. 

A fragilidade na saúde desse público que geralmente tem doenças associadas é o principal motivo se serem mais vulneráveis as doenças infectocontagiosas por isso o nosso objeto é de alguma forma melhorar a qualidade de vida propondo atividades físicas e a interação com outros da mesma idade com encontros em eventos educativos respeitando as medidas  restritivas até o fim da pandemia.


Envelhecimento digno é direito de todo idoso!

@plantaocaico 

Dinamarca suspende uso da vacina da AstraZeneca após problemas de coagulação

O governo da Dinamarca decidiu, como medida preventiva, suspender o uso da vacina de Oxford/AstraZeneca contra a Covid-19, conforme a Agência Nacional de Saúde nesta quinta-feira (11). A medida se dá após temores relacionados com a formação de coágulos sanguíneos em pessoas vacinadas. ⠀ 

Apesar da suspensão ocorrer, o órgão informou que "por enquanto, não se pode concluir que tenha uma relação entre a vacina e os coágulos de sangue". "É importante ressaltar que não desistimos da vacina da AstraZeneca, mas estamos fazendo uma pausa em seu uso", destacou o diretor da agência dinamarquesa, Søren Brostrøm, em comunicado. ⠀

@plantaocaico 

RN registra taxa de ocupação de leitos críticos para covid de 96,1%



A taxa de ocupação de leitos críticos das unidades públicas de saúde no RN é de 96,1%, registrada no fim da manhã desta quinta-feira (11). Pacientes internados em leitos clínicos e críticos somam 591.

Até o momento desta publicação são 12 leitos críticos (UTI) disponíveis e 298 ocupados, enquanto em relação aos leitos clínicos (enfermaria), são 39 disponíveis e 293 ocupados.

Segundo a Sesap, a Região metropolitana apresenta 96,2% dos leitos críticos ocupados, a região Oeste tem 98,9% e a Região Seridó tem 88,9%.

#BG - @plantaocaico 


Brasil bate recorde com 2.349 mortes por Covid em 24 horas



O Brasil registrou 2.349 mortes pela covid-19 nas últimas 24 horas. A marca, recorde na pandemia, aprofunda a crise do País, que conta com sistemas de saúde cada vez mais pressionados e ritmo lento de vacinação Os dados foram reunidos pelo consórcio de veículos de comunicação nesta quarta-feira, 10, e mostram que o total de óbitos chegou a 270.917. Nas últimas duas semanas, o Brasil viu sua média diária de óbitos saltar 43%. Há 14 dias, em 25 de fevereiro, o número estava em 1.150. Agora está em 1.645, o maior da pandemia. A média móvel leva em consideração dados dos últimos sete dias e capta melhor a tendência da variação nos registros. No País, essa curva tem crescido em um ritmo cada vez mais acelerado. 

#Estadão - @plantaocaico