sexta-feira, 12 de março de 2021


Boletim epidemiológico 12/03/21 : Caicó registra 45 novos casos de Covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde vem por meio desta divulgar o registro de 45 novos casos de COVID-19 no município.

Com relação aos casos de hoje, foram 24 homens e 21 mulheres. Destes, 01 criaça.

Os casos residem:

01- Alto da Boa Vista;
02- Acampamento;
03- Boa Passagem;
04- Barra Nova;
09- Centro;
06-  Castelo Branco;
02- Itans;
01- Maynard;
01-Nova Caicó;
01- Paulo VI;
05- Paraíba;
03- Penedo;
01- Recreio;
01- Samanaú;
01- Soledade;
01- Salviano Santos;
02- Vila Altiva;
01- Walfredo Gurgel.

Destes, 01 foi confirmado por TR e 44 foram confirmado  por RT-PCR.

Informamos a recuperação de 26 pessoas na comunidade.

@plantaocaico 

Hospital Regional do Seridó dispõe de mais 5 leitos de UTI Covid



O Hospital Regional Telecila Freitas Fontes (Hospital Regional do Seridó), em Caicó, reverteu, nesta sexta-feira (12), 5 leitos clínicos para ampliar o quantitativo de leitos de UTI destinados exclusivamente a pacientes com Covid-19. Assim, a unidade passou a dispor de 35 leitos críticos Covid cadastrados no Sistema Regula RN, em sintonia com o plano de expansão de leitos Covid por parte do Governo do Estado do Rio Grande do Norte.

Além desse total de leitos de UTI, o Hospital Regional do Seridó conta com 13 leitos clínicos voltados à assistência aos pacientes acometidos pela Covid-19.

@plantaocaico 


Pesquisa XP/Ipespe mostra empate técnico entre Bolsonaro e Lula



O presidente Jair Bolsonaro e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva estariam empatados tecnicamente tanto no primeiro quanto no segundo turno, segundo a pesquisa XP/Ipespe divulgada hoje. Num eventual primeiro turno, Bolsonaro teria 27% dos votos, ante 25% de Lula. Num segundo turno, Bolsonaro teria 41%, em empate técnico com Lula, com 40%. A pesquisa reflete a decisão do ministro do STF Edson Fachin que anulou os processos contra Lula, o que na prática liberou a sua candidatura. Na pesquisa espontânea, quando os nomes dos candidatos não são citados, Lula tinha 5% das citações até o mês passado e passou para 17% depois do STF. A pesquisa é ruim para os demais candidatos. Somados, os outros candidatos tem 16%. O ex-juiz Sergio Moro aparece com apenas 10%, empatado tecnicamente com o ex-ministro Ciro Gomes, 9%, e à frente do apresentador Luciano Huck, 6%. Empatados com 3% estão o governador João Doria, João Amoedo e Guilherme Boulos. Em último está o ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, com 2%. Apenas 13% dos eleitores disseram que votariam em branco ou anulariam o voto. A sondagem tem indicações ruins para o governo Bolsonaro. Os que consideram seu governo ruim ou péssimo são 45% (3 pontos percentuais acima da última sondagem, em fevereiro). Os que aprovam o governo estão estáveis em 30%. Outros dados: · 63% acham que a economia está no caminho errado · 61% acham a gestão de Bolsonaro na pandemia ruim ou péssima · 52% acham que vão manter o emprego nos próximos 6 meses (eram 60% em fevereiro) · 45% acreditam que o restante do governo Bolsonaro será péssimo ou ruim · 49% estão com muito medo do coranavírus (eram 39%).

#AgênciaBrasil - @plantaocaico 

Segmento de energia solar terá ampliação de linhas de crédito pelos grande bancos


Cinco grandes bancos já se anteciparam e estão se preparando para ampliar as linhas de crédito voltadas para energia solar fotovoltáica em 2021: Banco do Nordeste, Banrisul, BNDES, Caixa e Santander, o que, provavelmente, deverá ser acompanhado de outros bancos do sistema bancário brasileiro. Segundo dados da Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), os investimentos privados no setor devem ultrapassar R$ 22,6 bilhões em 2021. 

@plantaocaico 

Fiocruz diz que Brasil vive pior momento da pandemia com 10% das mortes registradas no mundo

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) afirmou nesta quinta-feira (11) que o Brasil vive o pior momento da pandemia. A entidade divulgou, em seu boletim quinzenal, que a avaliação é decorrente da piora de alguns dos principais indicadores sobre a Covid-19 no país:

Alta taxa de ocupação de leitos,
tendência de alta nos casos de síndromes respiratórias, e alta participação do país no total de mortes causadas pela doença no mundo.
Um ano após a pandemia ser oficialmente reconhecida, o país acumula 10,3% das mortes que já foram notificadas no mundo por Covid, sendo que o Brasil tem apenas 3% da população global.

@plantaocaico 

Consórcio Nordeste anuncia acordo por 39,6 milhões de doses da Sputnik V


O governador da Paraíba, João Azevêdo (Cidadania), anunciou hoje um acordo para compra de 39,6 milhões de doses da vacina Sputnik V, desenvolvida pelo Instituto Gamaleya, a serem encaminhadas ao plano nacional de imunização contra a covid-19 assim que aprovadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

As negociações, segundo Azevêdo, vinham sendo feitas desde o ano passado pelo Consórcio Nordeste, liderado pelo governador da Bahia, Rui Costa (PT), diretamente com o Fundo Soberano Russo. Os termos do acordo foram apresentados hoje ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e a assinatura está prevista para amanhã.

“Agradecemos ao governador Rui Costa por todo empenho ao longo desses meses para garantir a disponibilidade das doses e também ao ministro Pazuello pela pronta concordância, aprovação e agendamento para assinatura do contrato de compra já na manhã desta sexta-feira [12]”, escreveu o governador da Paraíba em uma rede social.

O anúncio acontece um dia depois de o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sancionar a lei — também mencionada por Azevêdo — que autoriza estados, municípios e o setor privado a comprarem vacinas contra a covid-19 com registro definitivo ou autorização para uso emergencial no Brasil.

“Isso garantirá a continuidade da vacinação. O Brasil precisa, mais do que nunca, de união e vacina! É assim que venceremos essa pandemia”, completou o governador, que ainda reforçou a importância do uso da máscara.

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), também confirmou o acordo com o Ministério da Saúde.

UOL - @plantaocaico