O Hospital Regional Telecila Freitas Fontes (Hospital Regional do Seridó), em Caicó, reverteu, nesta sexta-feira (12), 5 leitos clínicos para ampliar o quantitativo de leitos de UTI destinados exclusivamente a pacientes com Covid-19. Assim, a unidade passou a dispor de 35 leitos críticos Covid cadastrados no Sistema Regula RN, em sintonia com o plano de expansão de leitos Covid por parte do Governo do Estado do Rio Grande do Norte.
Além desse total de leitos de UTI, o Hospital Regional do Seridó conta com 13 leitos clínicos voltados à assistência aos pacientes acometidos pela Covid-19.
@plantaocaico
O governador da Paraíba, João Azevêdo (Cidadania), anunciou hoje um acordo para compra de 39,6 milhões de doses da vacina Sputnik V, desenvolvida pelo Instituto Gamaleya, a serem encaminhadas ao plano nacional de imunização contra a covid-19 assim que aprovadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
As negociações, segundo Azevêdo, vinham sendo feitas desde o ano passado pelo Consórcio Nordeste, liderado pelo governador da Bahia, Rui Costa (PT), diretamente com o Fundo Soberano Russo. Os termos do acordo foram apresentados hoje ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e a assinatura está prevista para amanhã.
“Agradecemos ao governador Rui Costa por todo empenho ao longo desses meses para garantir a disponibilidade das doses e também ao ministro Pazuello pela pronta concordância, aprovação e agendamento para assinatura do contrato de compra já na manhã desta sexta-feira [12]”, escreveu o governador da Paraíba em uma rede social.
O anúncio acontece um dia depois de o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sancionar a lei — também mencionada por Azevêdo — que autoriza estados, municípios e o setor privado a comprarem vacinas contra a covid-19 com registro definitivo ou autorização para uso emergencial no Brasil.
“Isso garantirá a continuidade da vacinação. O Brasil precisa, mais do que nunca, de união e vacina! É assim que venceremos essa pandemia”, completou o governador, que ainda reforçou a importância do uso da máscara.
O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), também confirmou o acordo com o Ministério da Saúde.
UOL - @plantaocaico