⏩ A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta sexta-feira (26). Foram mais 2️⃣.2️⃣7️⃣3️⃣ casos confirmados, totalizando 191.752. Até quinta-feira (25) eram 1️⃣8️⃣9️⃣.4️⃣7️⃣9️⃣ infectados.
Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 4.354 no total, sendo 1️⃣9️⃣ mortes registradas nas últimas 24h.
Natal : 0️⃣8️⃣
Mossoró : 0️⃣3️⃣
São José do Mipibu : 0️⃣1️⃣
Parnamirim : 0️⃣1️⃣
Santa Cruz : 0️⃣1️⃣
Ipueira : 0️⃣1️⃣
Pendências : 0️⃣1️⃣
Apodi : 0️⃣1️⃣
Santo Antônio : 0️⃣1️⃣
Areia Branca : 0️⃣1️⃣
A Sesap ainda registrou outros 2️⃣6️⃣ óbitos ocorridos após a confirmação de exames laboratoriais de dias, semanas ou meses anteriores. Até quinta-feira (25), eram contabilizados 4️⃣.3️⃣0️⃣9️⃣ mortos. Óbitos em investigação são 9️⃣4️⃣4️⃣.
Casos suspeitos somam 7️⃣0️⃣.9️⃣5️⃣5️⃣ e descartados 4️⃣0️⃣5️⃣.7️⃣4️⃣0️⃣. Recuperados são 1️⃣3️⃣8️⃣.5️⃣0️⃣6️⃣.
📲 #BG @plantaocaico
⏩ O Instituto Butantan anunciou, na manhã desta sexta-feira (26), a criação da primeira vacina 100% brasileira contra a Covid-19, a ButanVac. O Instituto vai solicitar autorização da Anvisa para iniciar em abril um ensaio clínico das fases 1 e 2 da ButanVac no Brasil.
Conforme o anúncio, o Butantan tem capacidade para produzir a vacina que será desenvolvida integralmente no país sem depender de importações. A produção deve começar ainda este ano, quando o Butantan poderá utilizar a fábrica que hoje faz a vacina contra Influenza.
Os cidadãos brasileiros que receberam o auxílio emergencial em 2020 e estão aguardando para saber se terão acesso as novas parcelas do benefício este ano, poderão consultar se vão ou não receber o auxílio por meio do Portal de Consultas da Dataprev.
A Dataprev é a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência e é uma empresa pública brasileira, vinculada ao Ministério da Economia que é responsável pela análise do banco de dados de beneficiários do auxílio emergencial, sendo ela a responsável por determinar quem estará apto e quem não deve receber a nova rodada de pagamentos do benefício.
A consulta com os novos dados do auxílio emergencial em 2021 estão disponíveis à partir da próxima quinta-feira, 1º de abril. A plataforma já está disponível para acesso, no entanto, constam apenas as informações relativas a 2020.
📲 : @plantaocaico
Por recomendação da Controladoria-Geral da União, os trabalhadores que deveriam receber o abono salarial de 2020 a partir do segundo semestre só terão acesso ao dinheiro em 2022. O Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) aprovou resolução que muda o calendário de pagamento do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep).
Nos últimos anos, o benefício trabalhista começava a ser pago no segundo semestre de cada ano e terminava de ser pago no primeiro semestre do ano seguinte, obedecendo ao mês de nascimento do trabalhador, no caso do PIS, ou o dígito final da inscrição do servidor público, no caso do Pasep. Agora, o pagamento só começará no primeiro semestre do exercício fiscal seguinte.
O Codefat também decidiu que, a partir de 2022, o abono será pago sempre no primeiro semestre de cada ano. As datas de pagamento só serão divulgadas no início do próximo ano, quando a base de dados enviada pelos empregadores a partir de outubro de 2021 terminar de ser processada e a lista de beneficiários for concluída.
Segundo a Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia, a mudança foi necessária para evitar o descumprimento de regras contábeis e financeiras, impedindo que despesas fossem divididas em dois anos. O órgão afirma que a medida não teve objetivo fiscal, no entanto, o adiamento resultará na economia de R$ 7,45 bilhões neste ano.
Tem direito ao abono salarial o trabalhador com carteira assinada que recebe até dois salários mínimos, esteja há pelo menos cinco anos inscrito no PIS/Pasep e tenha trabalhado pelo menos 30 dias no ano-base. O valor do benefício varia conforme o número de meses trabalhados, atingindo o máximo de um salário mínimo (R$ 1,1 mil) para quem trabalhou os 12 meses no ano-base.
O pagamento do abono salarial ano-base 2019 começou em julho de 2020 e terminou no dia 11 de fevereiro. Quem ainda não fez a retirada tem até 30 de junho para sacar o dinheiro. Após esse prazo, os recursos voltam para a conta do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
📲 : @plantaocaico
O Ministério da Saúde divulgou os dados mais recentes sobre o coronavírus no Brasil nesta quinta-feira (25):
O país registrou 2.777 óbitos nas últimas 24h, totalizando 303.462 mortes;
Foram 100.158 novos casos de coronavírus registrados, no total 12.320.169 pessoas já foram infectadas.
O número total de recuperados do coronavírus é 10.772.549, com o registro de mais 82.903 pacientes curados. Outros 1.244.158 pacientes estão em acompanhamento.
📲 : @plantaocaico