A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira (26) que iria suspender, até dia 30 de junho, o corte de energia dos consumidores de baixa renda que estiverem idadimplentes.
Essa medida vale exclusivamente para as cerca de 12 milhões de famílias que compõem o grupo de consumidores da tarifa social de energia elétrica. Com a política, essa parcela da população já recebe um abatimento mensal que varia de acordo com a tabela de consumo.
Fazem parte deste grupo as famílias inscritas no Cadastro Único com renda mensal menor ou igual a meio salário mínimo por pessoa ou famílias com portador de doença que precise de aparelho elétrico para o tratamento –nesse caso, com renda mensal de até três salários. Também têm direito as famílias com integrante que receba o Benefício de Prestação Continuada.
Além disso, fica proibido o corte de energia de unidades consumidoras com equipamentos vitais à preservação da vida e dependentes de energia elétrica, além de unidades de saúde, a exemplo de hospitais e centros de produção, armazenamento e distribuição de vacinas.
📲 CNN Brasil - @plantaocaico
O lucro líquido consolidado da companhia, que em 2019 havia sido de R$ 752,5 milhões, caiu em 77,7%, registrando R$ 167,8 milhões. Segundo um comunicado da emissora, a redução no lucro é devido ao “efeito da desvalorização do real sobre a dívida em dólar da empresa, sem efeito caixa”.
Conforme já noticiado pelo Conexão Política, a crise que ronda os setores de audiência, contratos, elencos e negociações do grupo parece estar longe de chegar ao fim.
A empresa da família Marinho, que recentemente interrompeu a produção de conteúdo próprio (como novelas), também sofreu revés nos direitos sobre a Libertadores, principal torneio de clubes da América do Sul e, no início de março, amargou mais uma derrota histórica ao perder a exclusividade da Liga dos Campeões, considerado o maior campeonato de futebol da Europa.
Na última terça-feira (23), a Globo emitiu a seguinte nota: “Em decorrência do agravamento da crise pandêmica e das medidas restritivas estabelecidas pelas autoridades locais, a Globo se antecipou e definiu que, a partir de hoje, dia 23 de março, as gravações das obras de dramaturgia serão interrompidas. Séries e novelas só deverão voltar a gravar no dia 5 de abril, ao final do prazo decretado pelas prefeituras do Rio de Janeiro e São Paulo”.