A Câmara de Vereadores de Caicó recebeu nesta quinta-feira (29), o prefeito Dr. Tadeu e parte do seu secretariado para discutir a Lei das Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2022. A audiência foi aberta pelo presidente da Casa Legislativa, Ivanildo do Hospital que passou a palavra para o secretário municipal de tributação e finanças Salmo Batista.
Em sua explanação o secretário falou a importância do município buscar equilíbrio financeiro, por meio de uma gestão responsável das receitas e despesas no município. Outro ponto destacado diz respeito a transparência que deve ser dada aos recursos, informando a população sobre os gastos e receitas, fazendo com que todo cidadão conheça os caminhos dos valores que saem de seus bolsos no pagamento de impostos.
Com a apresentação da LDO a Câmara passará a analisar cada prioridade trazida dentro do documento que traz sugestões que passam por todas as pastas do Poder Executivo visando ofertar melhorias para os caicoenses. Além disso, também está inserido no documento, os impactos e as ações dentro do contexto da pandemia do Coronavírus. O próximo passo, é a elaboração da Lei Orçamentária (LOA), com as respectivas receitas e despesas para desenvolver cada planejada.
O prefeito Dr.Tadeu avaliou a audiência positivamente, já que o debate trouxe a oportunidade de deixar o orçamento de uma forma que possa atender as demandas da população, elencando as metas para que se possa construir um planejamento do que deve ser executado. ” A partir de agora fica o nosso compromisso de elaborar a LOA de 2022 para conseguirmos realmente que esse orçamento que é votado na Casa Legislativa, possa de fato chegar nas políticas públicas estruturantes para a população de nossa cidade”, destacou.
Para o presidente Ivanildo do Hospital o momento foi muito oportuno para toda a sociedade que acompanhou de casa, através das redes sociais, a apresentação do projeto que irá beneficiar todos.
O Governo do Rio Grande do Norte liberou nesta sexta-feira (30) o pagamento de diárias operacionais de agentes da segurança pública que estavam atrasadas.
Segundo a Polícia Militar, as diárias de março – que ainda não haviam sido pagas – devem ser creditadas nas contas dos policiais neste sábado (1º), após o encaminhamento nesta sexta das informações para os bancos pela Secretaria Estadual de Planejamento e Finanças (Seplan).
Com isso, o governo estadual afasta o risco de uma paralisação parcial na PM. Ao longo desta sexta-feira, associações de policiais chegaram a indicar que os agentes que são escalados através de diárias operacionais parariam de trabalhar enquanto o pagamento não fosse regularizado. Isso poderia comprometer o policiamento durante o feriado do Dia do Trabalhador, neste sábado.
A situação só foi resolvida após um apelo feito à Seplan pelo comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alarico Azevêdo, que já vinha cobrando o pagamento das diárias operacionais há alguns dias. De acordo com a PM, oficialmente estão em aberto as diárias de março. As diárias de abril serão pagas em maio.
▶️ Portal 98 FM - @plantaocaico
Policiais civis da Delegacia Municipal de Caicó prenderam, nesta sexta-feira (30), Yann Sanderson Santos de Azevedo, de 21 anos, no bairro de Samanaú, em Caicó. Em desfavor dele, existiam dois mandados de prisão em abertos, um pela prática de crime de furto e outro pelo crime de tráfico de drogas.
Yann Sanderson teve seu primeiro mandado de prisão expedido pela Comarca de São João do Sabugi, em decorrência em regime de regressão de pena, referente à condenação pelo crime de furto. Além disso, existia um mandado de prisão preventiva expedido pela 2ª Vara da Comarca de Caicó, nos autos de investigação de tráfico de drogas.
Ele estava foragido da Justiça desde 7 de junho de 2020, quando policiais civis cumpriram um mandado de busca e apreensão em sua residência e apreenderam 68 trouxinhas de maconha, entre outros objetos relacionados a tráfico, sendo capturado nesta sexta-feira (30). Ele foi conduzido à delegacia e, em seguida, encaminhado ao sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça.
A Polícia Civil pede que a população continue enviando informações de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181 ou pelo Whatsapp 84 3421-6029 (Delegacia Municipal de Caicó).
▶️ Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil/RN – SECOMS - @plantaocaico

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), assinou nesta quinta-feira (29) o pré-acordo da operação comercial do Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF). Na reunião virtual conduzida pelo ministro Rogério Marinho e pelo Advogado Geral da União, André Mendonça, o Governo do RN cobrou a chegada das águas através da conclusão do Eixo Norte bem como o início das obras do ramal Apodi/Mossoró que vai beneficiar Mossoró e municípios adjacentes, onde vivem hoje cerca de 800 mil pessoas.
As águas da transposição devem chegar ao RN pela Bacia do Piranhas no início de 2022. O ramal que vai levar água para as regiões Oeste e Alto Oeste do RN é uma obra de R$ 1,5 bilhão. Terá 115 quilômetros de extensão, partindo da Paraíba até o município de Luiz Gomes e descendo por gravidade no leito do Rio Mossoró.
“Estabeleci uma condição para assinar esse pré-acordo: que o Governo Federal viabilize o ramal Apodi/Mossoró. O São Francisco já trouxe conquistas importantes para nós, como a Barragem Oiticica, que está sendo construída na Bacia Piranhas/Açu e que deve ser concluída ainda este ano se não houver contingenciamento de recursos federais. Mas precisamos tornar realidade o outro ramal até porque queremos que as águas do São Francisco beneficiem o Rio Grande do Norte como um todo”, disse a governadora.
Durante a reunião ficou acertado que a tarifa paga pelo governo estadual somente será cobrada três anos depois da chegada das águas ao Rio Grande do Norte. O pré-acordo do PISF também foi assinado pelos governadores dos demais estados receptores: Camilo Santana, do Ceará; João Azevedo, da Paraíba; e Paulo Câmara, de Pernambuco.
TRANSPOSIÇÃO
Apontado como solução para o problema da escassez de água do Nordeste desde o Império (1840), idealizado no início do século passado quando as secas começaram a atingir com maior intensidade a população e a economia rural do seminário nordestino, o projeto da transposição foi resgatado em 1994 e iniciado em julho de 2007 no segundo governo do presidente Lula.
Com mais de 600 quilômetros de calhas, organizadas em dois eixos para levar água a 12 milhões de pessoas, as obras da transposição são compostas por 14 aquedutos, 27 reservatórios, nove estações elevatórias, quatro túneis e 18 vilas produtivas rurais, quatro delas no Rio Grande do Norte.
Em março de 2016, uma caravana socioambiental organizada pelo Regional Nordeste II, da CNBB, e liderada pelo arcebispo de Natal, dom Jaime Vieira Rocha, fez a rota inversa da transposição, partindo da barragem Armando Ribeiro até o ponto de captação da água do Rio São Francisco, em Cabrobó/PE. Naquela época, a previsão era de que as águas chegariam ao RN no primeiro semestre de 2017.
▶️ @plantaocaico
A Riachuelo inaugurou ontem no Patos Shopping sua mais nova loja âncora, com 1.625 metros quadrados de área construída.
A loja é a terceira no Brasil que atende a um novo conceito, investindo em sustentabilidade e tem um modelo moderno que conecta o físico e o mundo digital. O cliente poderá realizar compras pelo site e retirar as peças aqui na loja.
⠀
A loja fica no piso L1 do Patos Shopping e nela os clientes irão encontrar moda masculina, feminina, infantil, moda casa, calçados, eletrônicos e perfumaria.