quarta-feira, 26 de maio de 2021


Nesta quarta-feira (26), a Secretária Municipal de Saúde vem por meio deste divulgar o registro de 24 novos casos de COVID-19 em Caicó


Com relação aos casos de hoje, foram 10 homens e 14 mulheres.

Os casos residem.

02- Alto da Boa Vista;
02- Barra Nova;
03- Boa Passagem;
02- Centro;
01- Canutos e Filhos;
01- Castelo Branco;
01- IPÊ;
01- João XXIII;
01- João Paulo II;
01- Jardim Satélite;
02- Paraíba;
02- Penedo
01- Recreio;
02- Soledade;
01- Walfredo Gurgel;
01- Zona Rural.

Deste 24 foram confirmados por RT-PCR.

Informamos a RECUPERAÇÃO de 48 pessoas da comunidade.

Comunicamos o 125° óbito da cidade de Caicó-RN, ocorrido no dia 26 de Maio de 2021, no Hospital Regional do Seridó. Trata-se de uma mulher de 37 anos com comorbidade, residente no bairro Nova Descoberta.

📱 @plantaocaico 

Decreto com novas medidas para conter avanço da Covid-19 é publicado em Caicó e entra em vigor nesta quinta-feira para durar 14 dias


Aguardado pela população, por já ter sido anunciado pelo prefeito de Caicó, Dr. Tadeu, no início da semana, foi publicado nesta quarta-feira, 26, e entra em vigor nesta quinta-feira, 27, o Decreto Nº 874, DE 26 DE MAIO DE 2021, com o objetivo de conter o avanço da Covid-19 em Caicó, com duração de 14 dias. 

“A necessidade de publicação de um novo decreto em Caicó, é decorrente do aumento de casos ativos, do aumento de ocupação nos leitos clínicos e de UTI no Hospital Regional Telecila Freitas Fontes e a baixa cobertura vacinal contra a Covid-19”, declarou o prefeito de Caicó, Dr. Tadeu, que está cumprindo agenda administrativa em Brasília. O decreto, inclusive, é assinado pelo prefeito em exercício, Toinho Santiago. Outro ponto preocupante que surgiu esta semana, foi a falta de capacidade de geração de novos leitos, conforme informou o Comitê de Especialistas da Secretaria Estadual de Saúde, SESAP, para enfrentamento da pandemia.

Para a procuradora adjunta do município, Maria Alice Pereira, a população precisa entender que as atividades essenciais e não essenciais, que não serão fechadas com o decreto, terão que voltar a colocar em prática as medidas sanitárias, já publicadas em outros decretos: “os proprietários dos estabelecimentos terão que oferecer o álcool 70%, garantir o distanciamento, exigir o uso da máscara. Essas medidas haviam sido relaxadas e precisam ser novamente adotadas e, agora, quem não cumprir, corre o risco de pagar multa e até ter o estabelecimento fechado. E não é isso que queremos”, explica a procuradora.

“As atividades na Ilha de Santana, pelo novo decreto, continuam sendo permitidas, mas somente de máscara”, afirma Alice. Outro ponto que gera sempre muita polêmica é a abertura de bares: “os bares poderão ficar abertos até às 22 horas, estendendo até às 23 horas para organização do local”, pontua a procuradora do município. 

Outra coisa que Alice lembra é que continua proibido, pelo decreto estadual, ingestão de bebida alcoólica em lugares públicos, entre 22h e 5h da manhã: “é o toque de recolher já preconizado pelo estado. Aquelas turmas que gostam de beber em praça pública ou calçada não é permitido, podendo somente dentro de suas casas ou nos horários permitidos de bares e restaurantes”, informa. As festas em casas de lazer estão suspensas.

Outra novidade que vem o decreto é quanto às quatro entradas de Caicó: “duas serão fechadas, a de Jucurutu e a de São José. As entradas de Jardim de Piranhas e de Jardim do Seridó ficarão abertas com barreiras sanitárias”, afirma a procuradora.

“Há uma alta incidência nas cidades circunvizinhas. Em Caicó a situação está mais ou menos controlada. Mas as cidades no entorno, há um grande aumento dos casos e, por isso, os transportes coletivos e individuais só poderão trazer pessoas que venham trabalhar, estudar ou ir para consulta médica. E isso terá que ser comprovado. Nos próximos 14 dias só poderá vir a Caicó quem tiver uma justa causa”, detalha Alice Maria. 

 Quanto à aplicação das penalidades para quem desobedecer o decreto, a procuradora é clara: “há mais de um ano as pessoas estão cientes das medidas a serem adotadas, então a Vigilância Sanitária estará lado a lado com as forças de segurança para aplicar multa e, se houver reincidência, interditar o estabelecimento. Com um detalhe: se houver desobediência e for aplicada uma segunda multa, esta será dobrada”, adverte e finaliza Alice Maria, procuradora adjunta do município de Caicó.

📱 @plantaocaico 

Projeto de Lei de Thales Rangel que aumenta prazo de validade de Certidões Negativas é aprovado


O prazo de validade das certidões negativas emitidas pelo Poder Executivo de Caicó será ampliado de 30 para 60 dias. O projeto de lei complementar 5.324, de 12 de maio de 2021 foi sugerido pelo vereador Thales Rangel que obteve unanimidade na aprovação da referida lei que altera a vigente de 02 de outubro de 2013 ( nº 4.620).

Em contato com o secretário de Tributação e Finanças Salmo Batista, o vereador do PDT foi informado que a empresa que gerencia o sistema fará os ajustes e no mais tardar, em 10 dias, os contribuintes já poderão contar com a melhoria.

📱 @plantaocaico 

Decreto atual do Governo do Estado será prorrogado



A governadora Fátima Bezerra(PT), através das redes sociais na tarde desta quarta-feira(26), comunicou que o Estado decidiu pela prorrogação das medidas sanitárias estabelecidas no atual Decreto até o 09 de junho para todos os municípios.

No post, ao citar municípios, a governadora ainda destaca a exceção para “aqueles alcançados pelos decretos regionais do Estado ou por decretos municipais que tenham medidas mais restritivas”.

📱 BG - @plantaocaico 


Vivaldo Costa apresenta programa de rádio em homenagem ao prefeito Dr. Tadeu


O deputado Vivaldo Costa homenageou em seu programa de rádio, na manhã desta quarta-feira (26), o médico e prefeito da cidade de Caicó, Dr. Tadeu. Com diversas mensagens de amigos e correligionários a programação foi conduzida pelo deputado na Rádio Caicó.

Vivaldo lembrou que desde criança sempre enxergou em Dr. Tadeu um grande líder e que está feliz por perceber que o mandato que ele vem construindo renderá muitos frutos positivos ao povo caicoense.

“Parabéns ao médico e prefeito Dr. Tadeu. Muitas alegrias neste dia. Hoje me vem muitas e boas lembranças de quando você criança acompanhando os nossos movimentos políticos em Caicó. Tadeu é como um filho. Feliz Aniversário”, contou Vivaldo.

📱 @plantaocaico 

Rio Grande do Norte recebe mais um lote de vacinas contra a Covid-19



O Rio Grande do Norte recebeu na madrugada desta quarta-feira (26) mais um lote de vacinas contra a Covid-19. A carga de imunizantes, que será distribuída pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), conta com 122.250 de doses da Astrazeneca/Fiocruz.

O lote da Astrazeneca/Fiocruz servirá para ampliar o início do processo de imunização de quem tem comorbidades, pessoas com deficiência permanente, além de trabalhadores de transporte aéreo e portuários e forças de segurança pública.

📱Imagem : Raiane Miranda - @plantaocaico 

Homem "desaparece" no dia do casamento e noiva se casa com amigo dele



Um homem decidiu sumir momentos antes do próprio casamento. Acontece que a noiva dele, desamparada com o “desaparecimento” do amado, casou-se com um amigo dele durante cerimônia realizada em Maharajpur, na Índia. O episódio ocorreu na semana passada.

O casal havia acabado de fazer o jaimala — a troca de guirlandas, um ritual importante na cultura dos casamentos indianos. Depois que o rapaz sumiu, instalou-se uma busca pelo noivo em meio ao local, sem sucesso.

Não demorou muito para os convidados chegarem a uma triste conclusão: o pretendente havia sumido por livre e espontânea vontade.

Diante disso, um dos presentes sugeriu que a noiva se casasse com outro homem. A família dela, de acordo com o jornal The Tribune, deliberou sobre o assunto e escolheu o “par ideal” para a moça: um amigo do noivo.

📱 Metrópoles - @plantaocaico