segunda-feira, 31 de maio de 2021


Em Natal, vereadores buscam reabertura do 2ª Ciretran do Detran, em Caicó




O presidente da Câmara de Vereadores de Caicó Ivanildo do Hospital esteve ao lado do vereador Thales Rangel na sede do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte ( DETRAN/RN), em Natal.

Em pauta a reabertura do 2ª Ciretran do DETRAN, em Caicó, já que os espaços de Natal e Mossoró foram reabertos e o caicoense está sem ter como emitir documentos e outros serviços que competem ao departamento. A indicação foi colocada na Casa Legislativa pelo vereador Preto Costa.

O chefe de gabinete do DETRAN/RN Osmar de Souza, explicou que Natal e Mossoró possuem sedes próprias e a de Caicó será reaberta tão logo o decreto determinando o fechamento seja vencido. Sobre a demora para reabertura, ele informou que depende de uma autorização, já que funciona na Central do Cidadão e tem que existir um protocolo de Segurança.

📱@plantaocaico 

Câmara participa de capacitação para uso de plataforma inovadora de combate à corrupção

Vereadores e servidores da Câmara de Vereadores de Caicó participaram na manhã desta segunda-feira (31) de capacitação para uso de plataforma inovadora de combate à corrupção ministrada pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE/RN) . Em webinário, o presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Paulo Roberto Alves, e o diretor da Escola de Contas, conselheiro Carlos Thompson Costa Fernandes, fizeram o lançamento local do Programa Nacional de Prevenção a Corrupção – PNPC, iniciativa executada pela rede de controle da corrupção, cuja metodologia foi apresentada na palestra “Programa Nacional de Prevenção à Corrupção: do lançamento ao detalhamento”, ministrada pelo secretário do TCU no Rio Grande do Norte, José Arimathea Valente Neto.

A plataforma e-Prevenção, que dá suporte ao PNPC, conta com um formulário de auto-avaliação dos gestores, que será encaminhado ainda esta semana para que todos os gestores possam responder. Com base nos dados coletados, será realizado um plano de correções, com modelos e subsequentes treinamentos sobre as melhores práticas registradas na área, que serão apresentadas em setembro. É importante destacar: Não se trata de um instrumento de fiscalização e punição. O foco é o controle interno e a melhoria dos sistemas de prevenção à corrupção. O mapeamento trabalha com várias etapas: prevenção, detecção, investigação, correção e monitoramento, tudo com o propósito de colaborar, orientando para uma gestão mais efetiva.

Lançado pelo Tribunal de Contas da União e Controladoria Geral da União, o PNPC é uma ideia adotada pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA), com coordenação e execução pelas Redes de Controle nos Estados, contando com o apoio da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Conselho Nacional dos Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) e Confederação Nacional dos Municípios (CNM). No âmbito do Rio Grande do Norte, o projeto tem como parceiro o Movimento Articulado de Combate a Corrupção – MARCCO.

📱@plantaocaico 

Deficientes acima de 30 anos e pessoas com comorbidades a partir de 35 anos serão vacinados a partir desta terça-feira em Caicó



A Secretaria de Saúde de Caicó informa que a vacinação na cidade prossegue nesta terça-feira, 1.

Terça-feira, 01/06/2021:
- Pessoas com comorbidades de 35 a 39 anos;
- Pessoas com deficiência a partir de 30 anos.

Locais de vacinação:
• Escola municipal Severina Ernestina ( Itans) 
• Escola estadual Padre Edmundo Cargere ( Castelo Branco )
• CRAS (Boa Passagem )
• Maçonaria (Barra Nova)
• Círculo operario (Paraíba)
• Igreja do Paulo VI (Paulo VI)
• Escola Ivanor Pereira (Soledade)
• Laboratório da SMS (Vila do Príncipe)
• UBS  (João XXIII)
• Salão Paroquial ( Centro )
• UBS ( Nova Caicó )
• Prefeitura Antiga ( Centro)

Quarta-feira, 02/06/2021 no auditório do centro administrativo:
- D1 ( primeira dose ) pra gestantes e puérperas;
- D2 ( segunda dose ) de Coronavac e de Astrazeneca.

📱 @plantaocaico 

Morre filho de Whindersson Nunes


O filho do humorista Whindersson Nunes e Maria Lina morreu hoje. Maria Lina deu à luz ontem João Miguel, que nasceu prematuro — com 22 semanas —, na maternidade do Hospital São Luiz, em São Paulo.

A assessoria de Whindersson lamentou via nota oficial e afirmou que João Miguel não resistiu.

📱 @plantaocaico 




Nubank, C6 Bank, Banco Inter e Credicard podem cancelar o seu cartão em 2021



A instituições financeiras como Nubank, Banco Inter, C6 Bank e Credicard já possuem uma política de cancelamento automático de cartões de crédito diante algumas ações que levam este resultado. Em muitos casos, até mesmo as respostas de possíveis questionamentos já estão prontas.

Por exemplo, o Nubank ao perceber inatividade da conta durante 12 meses já aciona o cancelamento automático. A falta de depósitos, transferências, criação de boletos e outras transações podem indicar a inatividade da conta.

Outra situação que pode ocasionar o cancelamento é o CPF negativado. Além disso, a falta de atualização dos dados do cliente dentro do prazo estabelecido pela fintech, se estiverem errados, pode acarretar no fechamento da conta.

No caso de movimentações suspeitas na conta, como fraudes, o cancelamento não é instantâneo. O banco digital primeiramente entra em contato com o correntista para tirar as dúvidas. Por fim, outro aspecto que pode cancelar a conta, é falta de cumprimento das regras estabelecidas pelo termo de uso.

Motivos de cancelamento:

  • Falta de uso;
  • Nome sujo;
  • Erros nos dados do cliente;
  • Desinteresse comercial;
  • Suspeita de fraude;
  • Descumprimento dos termos de uso.

Contudo, para que o cancelamento automático da conta não ocorra, é necessário sempre estar movimentando e fazendo transações, além de ter as faturas mensais pagas em dias. É bastante aconselhável que o cartão seja o mais usado para compras, para o percentual de atividade se mantenha ativo.

📱@plantaocaico