quarta-feira, 4 de agosto de 2021


Câmara convoca sessão extraordinária para próxima sexta-feira (06)

▶️ A Câmara de Vereadores de Caicó irá realizar sessão extraordinária na próxima sexta-feira (06), a partir das 14h. A pauta será a antecipação das eleições da presidência da Casa Legislativa para o 2° biênio (2023 e 2024).

De acordo com o regimento interno da Câmara as inscrições dos candidatos poderão ser feitas até o meio dia da sexta-feira.

▶️ @plantaocaico 

Walkyria Santos não consegue ir ao enterro do filho; Corpo foi sepultado na Grande Natal


⚫ O corpo de Lucas Santos, de 16 anos, filho da cantora Walkyria Santos, foi sepultado no fim da manhã desta quarta (4) no cemitério Vila Flor, em Macaíba, na Grande Natal. O enterro foi restrito a familiares e amigos. Muito abalada, Walkyria não conseguiu ir ao sepultamento.

O adolescente foi encontrado morto em casa na manhã de terça (3). Horas depois, Walkyria postou um desabafo sobre os perigos das redes sociais e de ataques haters.

“Perdi meu filho, uma dor que só quem sente vai entender. Ele postou um vídeo no TikTok, uma brincadeira de adolescente com os amigos, e achou que as pessoas iriam achar engraçado, mas as pessoas não acharam, como sempre, as pessoas destilando ódio na internet. Meu filho acabou tirando a vida. Eu estou desolada, eu estou acabada, eu estou sem chão”, disse ela.

Safadão, Carlinhos Maia, Juliette e outros famosos manifestam apoio a Walkyria 

Após a repercussão, famosos deixaram comentários de apoio na publicação. “Vocês têm noção como haters são destrutivos literalmente?”, questionou Carlinhos Maia. “Força”, escreveu Luísa Sonza, que já foi vítima de ataques.

A escola onde Lucas estudava emitiu nota de pesar e suspendeu as aulas nesta quarta-feira. “Prestamos nossa mais sincera solidariedade aos familiares e amigos neste momento de dor e consternação, pela irreparável perda”, diz a nota.

@plantaocaico 

PF apreende 1,3 tonelada de cocaína em avião particular estrangeiro no Aeroporto de Fortaleza


✈ Um avião particular, interceptado pela Polícia Federal (PF) no Aeroporto de Fortaleza, na manhã desta quarta-feira (4), carregava grande quantidade de drogas. Policiais federais apreenderam um total de 1.304 kg de cocaína, escondidos em malas.

O passageiro espanhol e quatro turcos, membros da tripulação da aeronave, foram conduzidos para a PF para serem interrogados. O espanhol, de 60 anos, e o comandante do avião, um turco de 48 anos, foram presos em flagrante e autuados por tráfico internacional de drogas.

A apreensão decorre de investigação da PF.  A droga foi flagrada em uma aeronave executiva de nacionalidade turca que decolou de Ribeirão Preto (SP) e tinha como destino Bruxelas, na Bélgica. 

A droga estava acondicionada em 24 malas pertencentes a um passageiro espanhol. Havia 50 tabletes de droga em cada mala, com um total de 1.200 tabletes de cocaína.

Foram apreendidos também a aeronave, celulares e documentos. As investigações continuam com a análise desse material, segundo a Polícia Federal.

▶️ Diário do Nordeste

▶️ @plantaocaico 


Policlínica Regional: AMSO participa de reunião que trata do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Seridó


🏪 A Associação dos Municípios da Microrregião do Seridó Oriental e o Consórcio Intermunicipal de Saúde participaram na manhã desta terça-feira (3) de uma reunião promovida pelo Governo do Estado, na cidade de Currais Novos. O encontro tratou sobre o processo de implantação de consórcios interfederativos de saúde na região do Seridó. Estiveram presentes os presidentes da AMSO, Fernando Bezerra (Acari) e da AMS (Associação dos Municípios do Seridó) Ivanildo Filho (Timbaúba dos Batistas), além dos prefeitos Odon Júnior (Currais Novos), Luciano Santos (Lagoa Nova), Joaquim Medeiros (Cruzeta), Galo (Florânia), Samuel (Ouro Branco), Jane Maria (São Vicente), Inácio (Tenente Laurentino) e Novinho (Cerro Corá).

A perspectiva de Currais Novos receber a unidade de uma policlínica regional, que acolherá demandas dos municípios, têm estruturado o debate. Ainda no mês de julho gestores realizaram visita técnica à cidade de Russas no Ceará para ver de perto o funcionamento do Consórcio Interfederativo de Saúde daquela região.
 
O presidente da AMSO, Fernando Bezerra, que é prefeito de Acari, contou da importância do projeto. “A ideia é muito boa. Estamos nas tratativas dos ajustes. Evidentemente é algo novo e precisamos fazer as contas. Isso só será possível após o Governo apresentar o projeto com riquezas de detalhes. A ideia é criar duas policlínicas no Seridó, uma em Currais Novos e outra em Caicó, com um objeto bem definido de especialidades para receber as demandas desses municípios. Como fazer isso? Estamos aqui em um diálogo franco com a coordenação da Secretaria Estadual de Saúde Pública, para construirmos este caminho”, contou.
 
Para o Secretário Estadual de Saúde do Rio Grande do Norte, Cipriano Maia, que participou do evento, a proposta vem preencher uma lacuna no SUS e atender de forma mais resolutiva as necessidades de saúde da população da região. “Esta é uma iniciativa estratégica para a regionalização da saúde no estado, porque como o consórcio é interfederativo teremos uma agência regional que vai gerenciar as ações de saúde. No caso mais concreto, teremos a possibilidade de uma policlínica mais integrada, nos municípios de Currais Novos e Caicó, para que todas as demandas por atenção laboratorial especializada, encaminhada da atenção primária, sejam resolvidos na região. 

O vice-presidente da FEMURN (Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte), Luciano Santos, que é prefeito de Lagoa Nova, disse que o momento é de união para que se possa fortalecer uma política de saúde em benefício dos usuários. “Viemos ouvir e também apresentar nossa proposta. Ouvindo do Estado esta iniciativa isso faz com que acima de tudo estejamos preservando o interesse dos munícipes. O momento é oportuno e é necessário a união de forças”, explicou.

▶️ @plantaocaico