sábado, 28 de agosto de 2021


"Operação Zero Álcool" - 3° DPRE em Caicó



🚔 Na parte da tarde o ponto de bloqueio para fiscalização foi na RN 288 que liga Caicó-RN á São José do Seridó-RN, entrada do "Sítio Riacho da Serra" na área do município de Caicó.

As Equipes da DRE-308 e ÁGUIAS fiscalizaram um total de 58 veículos, sendo:37 carros, 11 motocicletas, 6 veículos de carga, 3vans e 1 táxi.

Documentos foram checados, 17 testes de alcoolemia através do etilômetro foram realizados, 5 pessoas revistadas e 2 AITs foram confeccionados.

A noite a operação se deu no perímetro urbano zona norte de Caicó-RN. Na operação foram fiscalizados um total de 33 veículos, sendo 19 motocicletas e 14 carros.

Documentos foram checados e apenas 1 AIT foi confeccionado em desfavor de um condutor flagrado conduzindo um veiculo automotor do tipo carro com o licenciamento anual atrasado.

🔵 3° DPRE
🔵 @plantaocaico 

Criminosos aplicam golpe da 3ª dose da vacina contra a covid-19 para clonar celular


⚠️ Criminosos tentam enganar pessoas aplicando o velho golpe da vacina contra a covid-19 com uma roupagem nova, no interior de São Paulo e em outros Estados. Os bandidos enviam falsas mensagens em nome do Ministério da Saúde que dizem que o destinatário foi sorteado para receber a terceira dose do imunizante. O falso remetente diz ainda que a pessoa tem a opção de escolher a marca da vacina. Ao abrir um link para ter mais informações e se cadastrar, a vítima tem o celular clonado.

A mensagem de e-mail imita o logotipo do Conecte SUS, o aplicativo que registra os atendimentos do paciente no Sistema Único de Saúde. A terceira dose, ou dose de reforço, ainda não está sendo aplicada no Brasil. O Ministério da Saúde definiu que iniciará a aplicação em idosos acima de 70 anos e imunossuprimidos a partir da segunda quinzena de setembro. No Estado de São Paulo, o governo paulista anunciou a terceira dose para idosos com 60 anos ou mais a partir do dia 6 de setembro. Os golpistas estão usando o interesse na terceira dose como isca para atrair os incautos.

O golpe da terceira dose é uma nova versão de ondas anteriores de tentativas de fraude em que os criminosos se passavam por integrantes do Ministério da Saúde, dos serviços de saúde municipais e até do Ministério Público para oferecer a vacina. O objetivo sempre foi induzir a vítima a passar dados pessoais ou clicar em links maliciosos pelos quais teriam o telefone celular ou seus aplicativos clonados. A falsa mensagem chega ao destinatário por e-mail ou WhatsApp.

Na nova versão, o e-mail falso diz que a inscrição no SUS da pessoa foi selecionada para receber uma dose extra da vacina contra a covid-19. “A escolha de qual fabricante tomar é optativa, de acordo com a disponibilidade, e deve ser feita em um prazo máximo de 72 horas antes que seja feita a aplicação da dose”, diz o texto. Em seguida, dá à pessoa a opção de clicar em um botão azul para visualizar um cartão que serviria para agendar a vacinação. Abaixo, um aviso afirma que é possível escolher pessoalmente a marca da vacina imprimindo um anexo, e aí vem a pegadinha. Clicando nesse link, a pessoa permite que seus dados sejam capturados pelo criminoso.

O Ministério da Saúde informou que tem alertado para mensagens falsas envolvendo a vacinação e orienta as pessoas a procurarem os canais oficiais, em caso de dúvida. Conforme a pasta, não há agendamento para a terceira dose e o Ministério não pede dados à população, nem envia códigos para usuários do sistema de saúde. Caso a pessoa receba e-mails ou mensagens pelo celular, a pasta orienta a não fornecer nenhum dado e denunciar às autoridades competentes.

🔵 Estadão Conteúdo

🔵 @plantaocaico 


Ministério público abre investigação contra caicoense que gravou vídeo "dizendo ser autista"


⚖ O Ministério público do Rio Grande do Norte resolve instaurar o presente procedimento investigatório criminal contra o caicoense, Wryvang da Cunha Gorgônio pela suposta prática do delito tipificado no artigo 88 do EPD ocorrido no dia 25/08/2021 por meio de vídeo publicado no seu perfil da rede social Instagram e posteriormente viralizado na rede mundial de computadores.

🔵 MP-RN 
🔵 @plantaocaico 

CARNATAL 30 ANOS: Edição 2021 da micareta será só para vacinados contra covid-19

💥 A edição de 30 anos do Carnatal está prevista para ocorrer de 9 a 12 de dezembro deste ano, mas apenas para vacinados contra a Covid-19. A Destaque Promoções, produtora do evento, apresentou ao Governo do Estado o projeto com todos os dados para realização da maior micareta do Brasil.

“A decisão não é apenas uma medida para conter a propagação da covid-19, mas também para incentivar os jovens a se vacinarem e conscientizar a população sobre a importância de completar o ciclo vacinal”, disse a diretora do Carnatal Roberta Bezerra ao.

🔵 Novo Notícias 

🔵 @plantaocaico 




Geração de energia será insuficiente a partir de outubro, diz ONS

💡 A partir de outubro, a capacidade geradora de energia do país será insuficiente para atender à toda população, informou o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) nessa quinta-feira (26/8). De acordo com o órgão, a falta de chuva tornou imprescindível” aumentar a oferta de energia em cerca de 5,5 GW já a partir de setembro.

Como solução, a ONS sugere colocar em operação mais usinas termelétricas, que além de serem mais poluentes, também são mais caras. Outra ideia é importar energia.

No início da semana, o Ministério de Minas e Energia minimizou o risco de apagão. Informou apenas que há “relevante piora” das condições hídricas no Brasil, sem explicar as circunstâncias.

Segundo a ONS. entretanto, o cenário é grave, já que nossos principais reservatórios chegarão ao fim de outubro com níveis baixíssimos de armazenamento. “Os recursos são insuficientes para atendimento ao mercado de energia e demandarão novas medidas no curto prazo”, aponta o relatório.

Segundo a ONS. entretanto, o cenário é grave, já que nossos principais reservatórios chegarão ao fim de outubro com níveis baixíssimos de armazenamento. “Os recursos são insuficientes para atendimento ao mercado de energia e demandarão novas medidas no curto prazo”, aponta o relatório.

A situação piorou no último mês em razão dos reservatórios da região Sul, Sudeste e Centro-Oeste, que juntos respondem por 70% da capacidade de geração de energia do país. Atualmente, eles estão com apenas 22,5% da capacidade de armazenamento.

Isso causa o aumento no custo da geração de energia, valor que é repassado aos consumidores. De acordo com o ministro da Economia, Paulo Guedes, um reajuste na bandeira tarifária (que já está no vermelho) deve ser feito nas próximas semanas.

🔵 @plantaocaico