sexta-feira, 1 de outubro de 2021


Nem tudo está perdido : Heineken não deve acompanhar aumento de preços da Ambev



🍺 A Heineken não vai acompanhar a Ambev (ABEV3) e manterá o mesmo preço para as cervejas nos próximos meses, informou a empresa em notícia divulgada pelo Valor Econômico nesta última quinta-feira (30).

De acordo com o Bank of America, a Ambev tende a subir o preço das suas cervejas em cerca de 5% ou 6% após o salto de 10,05% na inflação dos últimos 12 meses.

Os especialistas comentaram que os reajustes da companhia foram diferente para cada marca, como a Stella que subiu 1%, Brahma com alta de 1,5% e Skol com elevação de 0,5%.

Ainda segundo os analistas, essa alta aconteceu no 3º trimestre de 2021. Não obstante, eles também explicaram os motivos para Heineken não aumentar o valor.

“A Heineken mencionou que não está planejando novos aumentos no futuro previsível, mas observamos que a empresa já elevou os preços antes da AmBev, o que também tem apoiado a participação da concorrente”, afirmou o Bank of America.

Para a instituição financeira, mesmo com esses reajustes sobre os produtos, a vendedora de bebidas tende a sofrer entre o final desse ano e o próximo devido à inflação impulsionada pelas commodities.

Ambev

A Ambev tende a sofrer entre o final desse ano e o próximo devido à inflação impulsionada pelas commodities (Imagem: Money Times/ Gustavo Kahil)
“Em 2022, assumindo o valor da cerveja em linha com a inflação, a margem deve mais, apesar de um melhor mix de canais, já que os custos continuarão a subir cerca de 15%, principalmente devido aos preços mais altos das commodities”, comentou o banco.

Por isso, os analistas recomendaram cautela com ação após classifica-la como desempenho abaixo do mercado. (Underperform).

Nem tudo está perdido

A Ágora Investimentos também ficou preocupada com o reajuste de preços, mas no sentido da competitividade da Ambev com a Heineken.

“Esse cenário pode resultar em alguma perda de participação de mercado para a empresa, no entanto, esse risco é mitigado pelo nosso entendimento de que a Heineken terá restrições de capacidade que provavelmente durarão até 2023”, disseram Leandro Fontanesi e Ricardo França ao assinar o relatório da corretora.

⏸ @plantaocaico 

Homem bêbado some e acaba se juntando aos amigos na busca por ele mesmo

😱 Beyhan Mutlu, de 50 anos, saiu a trabalho do distrito de Inegöl, na província de Bursa (Turquia), e, ao não retornar para o local onde estava, foi dado como desaparecido na manhã de terça-feira (28). Seus familiares perderam contato com ele, e um dos motivos foi porque Mutlu havia bebido além da conta.

O curioso é que, ainda bêbado, o homem encontrou parte dos seus amigos na volta para casa e foi para uma floresta, se juntando a um grupo que ajudava autoridades locais a localizar um homem. Foi um pouco mais tarde que Mutlu descobriu que os esforços que ele estava fazendo com os amigos na procura de um homem junto aos socorristas, era para na busca dele mesmo.

⏸ @plantaocaico 

Banco do Estado de Sergipe sofre falha de segurança e invasores acessam chaves Pix

💰 O Banco do Estado de Sergipe (Banese) informou que uma brecha de segurança foi detectada pela instituição e que dados cadastrais de pessoas que não são clientes do banco foram acessados indevidamente. Em comunicado, o Banco Central (BC) informou que não foram expostos dados sensíveis, como senhas, valores movimentados e saldos nas contas. Os telefones de clientes, no entanto, foram capturados por pessoas de fora da instituição.

Segundo informou o Banese, 395.009 chaves Pix, exclusivamente do tipo telefone, foram obtidas “mediante engenharia social”, explica a instituição. Apesar de informar que a atividade maliciosa não compromete senhas, extratos, históricos e informações financeiras, o banco relata que o sistema ao qual os invasores tiveram acesso, chamado Diretório de Identificadores de Contas Transacionais (DICT), também guarda dados como nome, CPF, banco em que a chave está registrada, agência, conta, data da abertura da conta e data de registro da chave Pix.

Segundo o BC, as informações obtidas não permitem movimentação de recursos nem acesso às contas ou a outras informações financeiras. As pessoas com dados vazados serão notificadas exclusivamente por meio do aplicativo da instituição financeira, sem avisos por chamadas telefônicas, aplicativos de mensagem, SMS ou e-mail.

De acordo com o comunicado do BC, o vazamento decorreu de “falhas pontuais” nos sistemas do Banese. O órgão informou ter adotado as ações necessárias para a apuração detalhada do caso e aplicará as medidas sancionadoras previstas na regulação.

A autoridade monetária esclareceu que a divulgação do vazamento de dados cadastrais do Pix não é exigida pela legislação, porque tem pouco impacto para os usuários. Mesmo assim, decidiu comunicar o incidente por ter compromisso com a transparência.

⏸ Movimento Econômico / @plantaocaico

Decreto estabelece obrigatoriedade da vacina em eventos com mais de 300 pessoas no RN

💉 O Decreto Estadual Nº 30.940, de 30 de setembro de 2021, estabelece a obrigatoriedade do esquema vacinal de acordo com o calendário de imunização do Plano Nacional de Imunização. O objetivo é estimular a adesão da sociedade à imunização contra a Covid-19, e garantir um cenário epidemiológico favorável em todo o Rio Grande do Norte.

Estabelecimentos e serviços públicos ou privados destinados ao público em geral, sejam para eventos de massa, sociais, recreativos ou conferências, convenções, simpósios e afins, com participação de público superior a 300 pessoas, deverão controlar a entrada dos usuários exigindo o comprovante do esquema vacinal e um documento com foto. Além de seguir com todos os protocolos sanitários durante a realização dos eventos. A pena para o descumprimento do decreto é aplicação de multa e suspensão do estabelecimento ou do evento.

Para eventos em estádios, ginásios, eventos esportivos, cinemas, teatros, salas de concertos, museus, a obrigatoriedade da comprovação da vacina independe do número de pessoas.

O público pode comprovar a vacinação em dia através do Aplicativo RN Mais Vacina, do Conecta SUS, ou ainda, com a carteira de vacina emitida pelas secretarias de saúde dos estados e municípios, ou por institutos de pesquisa clínica ou outras instituições governamentais, sejam nacionais ou estrangeiras. Pessoas com devido atestado médico desautorizando o uso da vacina ou aquelas que ainda não entraram no Plano Nacional de Imunização estão isentas da comprovação.

⏸ @plantaocaico 

Campanha Nacional de Multivacinação: Caicó dará início neste dia 1º de outubro em crianças e adolescentes até 14 anos


💉 Durante este mês de outubro acontecerá, em todo o país, a Campanha Nacional de Multivacinação. O objetivo é atualizar a Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente e, por isso, o público-alvo será crianças e adolescentes de até 14 anos, 11 meses e 29 dias. 

A multivacinação terá início neste 01 de outubro e segue até o dia 29 do mês, de acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde de Caicó.  

Dentro da programação, acontecerá o Dia "D", no dia 16, sábado, com início às 8 horas da manhã e se prolongando até às 17 horas.  Neste dia "D", além de acontecer a multivacinação nas Unidades Básicas de Saúde, será realizado também a Multivacinação no CER III ( ao lado do Hospital do Serido) com atrações para as crianças. 

Os pais e responsáveis devem procurar sua Unidade Básica de Saúde ou posto de vacinação mais próximo e levar cartão de vacinação e documentos.

⏸ @plantaocaico 

Corte de energia por falta de pagamento volta a ser permitido a partir de outubro

⚡ O corte de energia por falta de pagamento no caso dos consumidores de baixa renda voltará a ser permitido a partir desta sexta-feira. Em abril, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) suspendeu o corte de luz por inadimplência para os beneficiários da tarifa social em razão da crise provocada pela pandemia do coronavírus.

Inicialmente, a medida valeria até 30 de junho, mas foi prorrogada pela agência até 30 de setembro. Agora, não há previsão de outro adiamento. A proibição do corte contemplou cerca de 12 milhões de famílias que se enquadram na tarifa social de energia elétrica.

⏸ @plantaocaico