sábado, 2 de outubro de 2021


Senado aprova incentivo à energia solar por meio de financiamento imobiliário

💡 Em sessão semipresencial nesta quinta-feira (30/09), o Plenário do Senado aprovou um projeto de lei que incentiva a energia solar por meio do financiamento imobiliário (PL 2015/2021). Pelo projeto, da senadora Kátia Abreu (PP-TO), será permitida a inclusão do valor referente à aquisição e à instalação de sistema de energia solar fotovoltaica no financiamento do imóvel para moradia, no âmbito do Sistema Financeiro da Habitação (SFH). Relatado pelo Irajá (PSD-TO) e aprovado por unanimidade com 65 votos, o projeto segue agora para análise na Câmara dos Deputados.

Para implementar esse incentivo, o projeto faz modificações na Lei 4.380, de 1964, que regula o SFH.

Kátia Abreu defende as vantagens dos painéis fotovoltaicos como forma de proteger o meio ambiente e diminuir o uso de fontes poluentes. Ela destaca o potencial do Brasil para geração de eletricidade a partir do sol: “No local menos ensolarado no Brasil é possível gerar mais eletricidade solar do que no local mais ensolarado da Alemanha, que é um dos líderes no uso da energia fotovoltaica”.

Além disso, a senadora também apontou os efeitos da falta de chuvas sobre o custo da energia numa matriz predominantemente hidrelétrica. Segundo ela, a crise hídrica faz com que a tarifa de energia elétrica sofra alterações em meses de estiagem. Kátia ressaltou que os hábitos de consumo também estão sendo influenciados, fazendo com que as pessoas passem a procurar uma alternativa para fugir das altas tarifas.

Com base em dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), Kátia Abreu afirmou que esse setor de geração elétrica foi responsável, entre 2012 e 2020, por mais de 140 mil empregos diretos e indiretos. Segundo ela, seu projeto de lei poderá tornar a instalação de painéis fotovoltaicos ainda mais acessível, especialmente pelas famílias de baixa renda que hoje têm dificuldade para arcar com o investimento inicial elevado desses sistemas.

⏸ Agência Senado / @plantaocaico 

Thiago Brado fará show gratuito em Caicó


🎵 Uma das atrações confirmadas para a Festa do Rosário de Caicó 2021 é do cantor Thiago Brado. O show será em frente à Igreja do Rosário na sexta-feira, 22 de outubro.

Thiago Brado é cantor, compositor e missionário, natural do Paraná, e está na estrada evangelizando há 8 anos.

Entre os diversos sucessos de Thiago Brado está “Minha Essência”, que ultrapassou 130 milhões de visualizações.

O show será gratuito, mas com limite de público e cumprindo todas as normas de biossegurança estabecidas pelos decretos.

⏸ @plantaocaico 

Caicó tem Dia D de Vacinação Antirrábica neste sábado (02)


🐕‍🦺 A Secretaria de Saúde de Caicó (RN), fará neste sábado (02), o Dia de D de Vacinação Antirrábica 2021. A campanha iniciou em 13 de setembro e seguirá até 13 de novembro.

Podem ser vacinados cães e gatos saudáveis acima de 2 meses de idade. Recomenda-se que os tutores levem os animais aos pontos de vacinação contidos em guias/coleiras ou caixa de transporte por pessoas com capacidade física para contê-los, não esquecendo também a carteira de vacinação do pet.

Em Caicó, os locais de vacinação estarão abertos das 07h às 17h.

A doença é grave e 100% letal, mas passível de eliminação do ciclo urbano (transmissão por cão e gato) através da vacinação animal.

Em virtude da expansão urbana e a perda de hábitat, é cada vez mais frequente, o surgimento de animais silvestres suspeitos de raiva – principalmente morcegos – próximos a residências, propiciando um maior contato com cães e gatos, aumentando o risco de transmissão da doença entre animais e para os humanos. A vacinação em massa de cães e gatos tem se mostrado a melhor forma de prevenção da doença nestes animais e em humanos.

Os locais de vacinação em Caicó, são os seguintes:

UNIDADES BÁSICAS DOS BAIRROS:

NOVA CAICÓ
SAMANAÚ
VILA DO PRÍNCIPE
SOLEDADE
WALFREDO GURGEL
JOÃO XXIII
JOÃO PAULO II
PARAÍBA
NOVA DESCOBERTA
CASTELO BRANCO

👉 Outros locais: ⬇️

“CENTRO DE CONTROLE DE ZOONOSES” NO BAIRRO SALVIANO SANTOS
“ESCOLA MUNICIPAL RAIMUNDO GUERRA” NO BAIRRO ALTO DA BOA VISTA
CONAB (ANTIGA CIBRAZEM) NO BAIRRO BOA PASSAGEM
CONSELHO COMUNITÁRIO DO BAIRRO BOA PASSAGEM
PET RAÇÕES (RAIMUNDO NONATO) NO BAIRRO BOA PASSAGEM
ESCOLA MUNICIPAL MARIA BERNADETE NO BAIRRO RECREIO
“A PESCAÇA” NO CENTRO
“PRAÇA DA IGREJA DE SANT'ANA” NO CENTRO
“PRAÇA DO ENTRONCAMENTO” NO BAIRRO PAULO VI
“ESCOLA ESTADUAL ZUZA JANUÁRIO” NO BAIRRO BARRA NOVA
“ESCOLA ESTADUAL DOM ADELINO” NO BAIRRO WALFREDO GURGEL
“COLÉGIO CAIC” NO BAIRRO PAULO VI
“IV URSAP” NO BAIRRO PARAÍBA
“CASA DA AMIZADE DO ROTARY CLUBE” NO PENEDO
“IDIARN” PRÉDIO DA EMATER E DA SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA NO BAIRRO MAYNARD.

⏸ @plantaocaico 

Mulher esconde teste de gravidez no sorvete do marido e gera polêmica

🌎 As mulheres têm inventado maneiras bem criativas de anunciar a gestação aos parceiros. Mas uma mulher viralizou — e tem gerado polêmica — nas redes sociais, após esconder um teste positivo na casquinha de sorvete do marido. Nas imagens compartilhadas por ela em seu perfil no TikTok, a futura mamãe pega o sorvete, mostra o teste de gravidez e então o empurra dentro do sorvete.

Na sequência, a gravidinha vai até a mesa e entrega a casquinha para o parceiro. Ela faz comentários sutis sobre a importância do sorvete, encorajando-o a tomá-lo bem rápido, mas leva um tempo para o futuro pai perceber o que está acontecendo. Em um determinado momento, ele encontra o teste e fica atordoado, perguntando se é "real", e ela responde que sim. Na legenda do vídeo, ela escreveu : "O mais doce anúncio de gravidez".

Desde que foram publicadas, há uma semana, as imagens foram visualizadas mais de 11 milhões de vezes, obtendo mais de 533 mil curtidas e mais de 11 mil comentários. Muitas pessoas, no entanto, ficaram bem incomodadas com as cenas. "Isso é nojento", escreveu uma pessoa. "Você fez xixi nisso", lembrou outra. Um terceiro disse: "Mano, é anti-higiênico". Outra usuária brincou: "Esqueça a gravidez, a máquina de sorvetes está funcionando?".

⏸ Fonte: revistacrescer.globo.com / @plantaocaico