quinta-feira, 14 de outubro de 2021


Mais de 20 milhões passam fome no Brasil e favelas dobraram em 10 anos

 🇧🇷 Quase 20 milhões de brasileiros afirmaram passar 24 horas ou mais sem comida em alguns dias e 24,5 milhões não têm certeza de como se alimentarão no dia a dia. Outros 74 milhões vivem inseguros sobre se vão acabar passando por isso. Mais da metade (55%) dos brasileiros sofriam de algum tipo de insegurança alimentar (grave, moderada ou leve) em dezembro de 2020, de acordo com levantamento da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan).

As estatísticas foram publicadas pelo jornal Folha de S.Paulo. — Desde 2014, segundo a FGV Social, o rendimento domiciliar real per capita do trabalho diminuiu de R$ 249 mensais para R$ 172, em média, na metade mais pobre do Brasil. De acordo com Daniel Balaban, do United Nations World Food Programme (programa mundial de alimentos da ONU), ao contrário de muitos países africanos.

O Brasil não implementou mudanças em sua estrutura tributária. Segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário, a carga de impostos sobre alimentos no Brasil equivale a 22,5%, ante 6,5% na média mundial. — "A tributação sobre o consumo é uma das mais injustas, porque os pobres consomem toda a sua renda no dia a dia. Temos que modificar isso, para que os mais ricos contribuam mais via Imposto de Renda", disse Balaban.

— Favelas

Uma estimativa do IBGE apontou que o total de "aglomerados subnormais” (favelas, palafitas, etc.) aumentou de 6.329 em 323 municípios para 13.151 em 734 cidades de 2010 a 2019. — Caracterizadas por padrão urbanístico irregular e falta de saneamento básico, a quantidade de moradias nessas condições subiu de 3,2 milhões para 5,1 milhões no período.

Os dados de 2010 são do Censo e os de 2019 foram estimados pelo próprio IBGE com o objetivo de subsidiar a operação do próximo Censo, em 2022, e distribuir o trabalho aos recenseadores. Segundo essas projeções, um de cada quatro desses domicílios precários fica nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro; mas a proporção é bem maior em capitais como Belém (55,5% do total de residências), Manaus (53%) e Salvador (42%).

⏸ @plantaocaico 

Caicoense morre em confronto com policiais no estado da Paraiba


🚔 O caicoense Leonardo Kledson de Oliveira Fonseca, também conhecido como “Pacote”, de 41 anos, morreu durante um confronto com policiais ocorrido na noite desta quarta-feira (13), na cidade de Patos (PB).

A polícia disse que Leonardo participou de uma ação criminosa contra agências bancárias em Paulista e na fuga se deparou com guarnições da PM. Caicoense morreu ao lado de um pernambucano.

⏸ @plantaocaico 




Com preço da gasolina nas alturas, Câmara aprova valor fixo do ICMS



⛽ Diante da alta dos combustíveis, a Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira (13) um projeto de lei que estabelece valor fixo para a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). As mudanças definidas devem implicar em uma redução do preço final praticado ao consumidor.A iniciativa estabelece que estados e o Distrito Federal especifiquem a alíquota do ICMS de cada produto pela unidade de medida adotada, e não mais sobre o valor do produto, como ocorre atualmente.
⏸ @plantaocaico 

Sine oferece 61 vagas de empregos em Natal, Mossoró, Currais Novos e Caicó; veja



⚠️ A Subsecretaria do Trabalho da Sethas, através do Sine, oferece 61 vagas de emprego para Natal, Região Metropolitana, Mossoró, Currais Novos, Caicó e regiões nesta quinta-feira (14). As vagas são para vários níveis.

Para concorrer às vagas, o candidato deve se cadastrar via Internet no Portal Emprega Brasil do Ministério do Trabalho e Emprego, através do endereço empregabrasil.mte.gov.br ou nos aplicativos Sine Fácil e Carteira de Trabalho Digital, disponíveis para Android e IOS.

As vagas para pessoas com deficiência são uma parceria da Subsecretaria do Trabalho da SETHAS com a Coordenadoria de Promoção e Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Semjidh.

Todas as oportunidades estão sujeitas a alteração. Para saber em tempo real qual ocupação está de acordo com seu perfil profissional é necessário acessar o empregabrasil.mte.gov.br com o seu login (PIS) e senha ou através do celular no aplicativo SINE Fácil.

⚠️ Vagas para Natal e Região Metropolitana ⬇️

📍Almoxarife 10
📍Analista de Marketing 01 
📍Assistente de Vendas 01
📍Consultor de Viagem 05 
📍Massagista 06
📍Mecânico de Motocicletas 02
📍Vendedor Precista 05
📍Pessoas com Deficiência : Vagas da Corde Recepcionista Atendente 01

⚠️ Vagas para Caicó e Região ⬇️

📍Estoquista 05
📍Operador de Caixa  05
📍Vendedor Interno 15
 
⚠️ Vagas para Currais Novos e Região ⬇️

📍 Técnico em Química de Alimentos 02

 ⚠️ Vagas para Mossoró e Região ⬇️

📍Atendente de Padaria 01
📍Costureira em Geral 01
📍Vendedor Precista 01

⏸ @plantaocaico 

Mulher que jogou bebida no rosto de militar em Cuiabá é jornalista e tem 22 passagens pela Polícia

😱 Com 22 ocorrências policiais contra si, N.S., de 37 anos, é a mulher que foi presa em flagrante na noite desta segunda-feira (11) na praça popular, após jogar bebida no rosto de PM e resistir à prisão. Lesão corporal, atrito verbal e injúria real estão entre as ocorrências em desfavor da mulher, que é formada em jornalismo.

Foi informado pela assessoria da PM que N.S. possui 22 ocorrências policiais em seu desfavor, dentre as quais: preservação de direto, ameaça, lesão corporal, perturbação, atrito verbal, constrangimento ilegal, vias de fato e injúria real.

No comunicado à imprensa ainda foi posto que a suspeita não é esposa de policial militar, nem ex-mulher. Além disso, ela não teria nenhuma conexão com a polícia federal, como alegava no momento da sua detenção.

No perfil de Instagram de N.S., há uma publicação que contem fotografia sua com uma beca de formatura do curso de jornalismo, no ano de 2010. O post foi feito em 2020.

O caso aconteceu em um bar na Praça Popular, região de grande movimento noturno em Cuiabá. Vídeos mostram o momento que a Polícia Militar se aproxima do bar, após a suspeita jogar uma garrafa na viatura que fazia policiamento no local. Um dos policiais chega perto da mulher, que joga cerveja no rosto dele. O policial entra e então começa o tumulto para conter a suspeita.

⏸ Olhar Direito ➖ @plantaocaico 

Remédio inédito para tratar tipo de câncer de pulmão altamente letal chega ao Brasil

💊 A Anvisa recentemente deu o aval para o tratamento de um tipo de câncer de pulmão, que até então era desprovido de qualquer recurso terapêutico. Desenvolvido pela farmacêutica Janssen, o medicamento infusional amivantamabe foi desenhado para um tumor geralmente diagnosticado em estágio avançado ou com metástase — quando já se espalhou para outras partes do corpo. A nova droga age precisamente em um subtipo de tumor, com uma mutação específica no gene chamado EGFR (receptor do fator de crescimento epidérmico). Ele está entre os mais difíceis de serem tratados.

O remédio consegue aumentar em até 55% a sobrevida dos pacientes, que já se encontram em fase final da doença. O que significa ganhar quase um ano de tempo, um prazo que na frieza das estatísticas pode parecer pouco, mas para quem vive a realidade de um câncer grave, poucos dias podem ser suficientes para resolver questões essenciais da vida.

⏸ @plantaocaico