terça-feira, 23 de novembro de 2021


Grupo Pau Brasil finaliza compra de área para construção de Atacado em Caicó.


📝 Foi finalizado nesta terça-feira (23), a compra de uma área com 18 mil metros quadrados para a construção de um Atacado do Grupo Pau Brasil. O empreendimento será construído as margens da BR-427, na saída de Caicó para Serra Negra do Norte.

A área foi comercializado pelo Corretor de Imóveis Alexandre Abreu. As obras do empreendimento serão iniciadas no primeiro semestre de 2022 e vai gerar dezenas de novos empregos no município.

▶️ @plantaocaico 

Fumaça do cigarro mata as células do olho, diz estudo



👀 O impacto do cigarro na saúde ocular, embora conhecido dos especialistas, ganhou um novo capítulo. Um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade Farmacêutica Gifu, no Japão, destaca que a fumaça produzida ao fumar leva à morte das células da córnea e pode afetar não apenas os fumantes ativos, mas também quem estiver perto, os passivos.

Os resultados publicados no periódico Scientific Reports, vinculado à Nature, revelam que a exposição aos componentes da fumaça do cigarro gera um acúmulo de ferro, que mata as células do epitélio da córnea — camada mais externa do olho, cuja função é absorver nutrientes e oxigênio das lágrimas, e proteger contra infecções. A mesma reação foi observada com o aerossol produzido pelos produtos de tabaco aquecido (PTA). Embora diferentes dos cigarros eletrônicos, estes também exigem um dispositivo eletrônico para o uso e nem sempre vêm com nicotina.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores cultivaram em laboratório culturas de células do epitélio da córnea humana, e expuseram parte delas a um extrato da fumaça do cigarro e do aerossol do PTA, que continham a maioria dos ingredientes inalados pelos fumantes. Após 24 horas, o número de células mortas nas culturas expostas à fumaça e aos aerossóis foi maior do que em comparação àquelas que não interagiram com as substâncias.

Ao entrar em contato com os componentes do cigarro, a ferritina dentro das células oculares se decompõe, liberando o ferro armazenado. O acúmulo deste, por consequência, prejudica as próprias células. Embora os resultados sejam importantes, os próprios autores destacam que mais estudos são necessários, principalmente em seres humanos, para confirmar os achados.

▶️ @plantaocaico 

Prefeito abre gabinete para atender demandas da população e acaba levando duas facadas no abdômen


😱 O prefeito de Palmitinho (RS), Caetano Albarello, de 76 anos, foi esfaqueado dentro da prefeitura da cidade do Noroeste do Rio Grande do Sul, na manhã desta segunda-feira (22).

Segundo a Polícia Civil, uma mulher entrou no gabinete do prefeito e o atingiu com duas facadas na região do abdômen.

Albarello foi levado inicialmente para o hospital do município e posteriormente transferido para Tenente Portela. Em nota, a Prefeitura de Palmitinho afirma que a situação do prefeito é estável.

A mulher foi presa em flagrante logo depois do crime.

Segundo a assessoria da prefeitura, nas segundas e quintas-feiras pela manhã, o prefeito recebe a população no gabinete e, por isso, a mulher entrou facilmente no local.

A polícia investiga a motivação para o crime.

▶️ @plantaocaico 



Caicó ganha Arena de Beach Tennis


🎾 A primeira Arena de Beach Tennis em Caicó está de portas abertas. Bora treinar❓
🥎 Escolha o plano que é a sua cara, garante sua inscrição e vem com a gente‼

▶️ Maiores informações : 84-9.9232-2323
▶️ @arenaserido.

Senado aprova novo feriado nacional em homenagem a Irmã Dulce

🗓 A Comissão de Educação do Senado aprovou projeto que cria um feriado nacional em homenagem à Irmã Dulce, primeira santa brasileira. A proposta é de autoria do senador Angelo Coronel (PSD-BA) e segue para análise na Câmara dos Deputados. O PL 4.028/2019 foi aprovado na última quinta-feira (18).

O projeto prevê a comemoração do feriado nacional para 13 de março, dia em que Irmã Dulce morreu. De acordo com o documento, o feriado “objetiva homenagear a vida de uma baiana, de uma brasileira, de uma santa que se dedicou a cuidar dos pobres, acolhendo todos com muito amor e dedicação na esperança de vê-los bem de saúde e vivendo com mais dignidade”.

Dois milagres reconhecidos pela Igreja Católica foram atribuídos à Irmã Dulce, que se tornou a primeira santa brasileira em outubro de 2019. Desde então, recebeu o nome de Santa Dulce dos Pobres.

O relator do projeto de lei, senador Flávio Arns (Podemos-PR), destacou que “Irmã Dulce não é reverenciada apenas pelos católicos e religiosos, mas por todo o povo e, em especial, pelos mais pobres”. Segundo ele, a santa dedicava-se “aos sem casa, aos que estavam na sarjeta: o marginal, a prostituta, o desvalido”.

Vida de Irmã Dulce 
Maria Rita de Sousa Brito Lopes Pontes nasceu em maio de 1914, na cidade de Salvador (BA). Desde suas primeiras missões como freira, Irmã Dulce já atuava junto aos pobres. Em 1939, Irmã Dulce inaugurou o Colégio Santo Antônio, voltado para os operários e seus filhos.

Entre suas iniciativas mais conhecidas, está a construção do Convento Santo Antônio, que funcionava como hospital para 70 doentes. O Anjo Bom da Bahia, como era conhecida, teria realizado diversos milagres, segundo testemunhas. Um deles, a cura de um maestro que voltou a enxergar, foi a chave para ser santificada. A santa morreu em 13 de março de 1992, aos 77 anos.

▶️ Metrópoles

▶️ @plantaocaico