segunda-feira, 20 de dezembro de 2021


Governo do RN usa detentos para limpar e pintar Forte dos Reis Magos


👨‍🔧 O Sistema Penitenciário, o Rio Grande do Norte está utilizando pessoas “privadas de liberdade” com qualificação para o trabalho de limpeza, capinagem e pintura de meio fio no Forte dos Reis Magos e imediações.

O secretário da Administração Penitenciária (Seap), Pedro Florêncio, explicou que a pasta firmou convênio com outras secretarias estaduais para que os presos possam realizar trabalhos de limpeza, reforma e manutenção de prédios públicos. “O controle do Sistema Prisional passa fundamentalmente por cumprir os requisitos da Lei de Execuções Penais. Para que haja uma efetiva ressocialização das pessoas privadas de liberdade é necessário que a gente possa capacitá-los profissionalmente e possa oferecer educação. Dessa forma, quando ele sair do sistema aumentam as possibilidades dele não voltar a delinquir.”

Por meio de parcerias foi possível consertar 600 carteiras escolares e dezenas de macas hospitalares, além de reformar “Alas Covid” dos hospitais Maria Alice Fernandes, Giselda Trigueiro e João Machado utilizando-se mão de obra de apenados. Também foram realizados serviços na Casa de Apoio Esperança, na Escola Estadual Tiradentes, sede do Grupamento dos Bombeiros Mirins, e na Escola Machadão de Ponta Negra.

“Com os presos trabalhando em serviços de manutenção e limpeza de hospitais, escolas e prédios públicos, temos um retorno social muito grande. Isso resgata a dignidade do preso e o prepara para o convívio social. O que estamos fazendo na Secretaria da Administração Penitenciária é manter o controle, a segurança, a ordem e a disciplina nas unidades prisionais e ao mesmo tempo levamos as assistências que a lei determina aos privados de liberdade”, afirmou o secretário.

▶️ @plantaocaico 

Oito municípios concentravam 25% do PIB nacional em 2019, diz IBGE

💰 Apenas oito cidades brasileiras, num total de 5.570 no país, concentravam cerca de 25% da produção de riqueza do Brasil em 2019.

Juntas, São Paulo e Rio de Janeiro representam 15% da produção de riquezas do país

Os dados sobre o Produto Interno Bruto (PIB) do país fazem parte de um levantamento, divulgado nesta sexta-feira (17), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Do PIB em 2019,

▶️ São Paulo foi responsável por 10,3%
▶️ Rio de Janeiro, 4,8%
▶️ Brasília, 3,7%, na produção de bens e serviços produzidos
▶️ Belo Horizonte e Curitiba representam, cada uma, 1,3%
▶️ Manaus, Porto Alegre e Osasco representam 1,1% cada.

▶️ @plantaocaico 

Carro que transportava a banda do cantor Gusttavo Lima capota na PB


😱 Um veículo que transportava a banda do cantor Gusttavo Lima capotou na manhã desta segunda-feira (20) na BR-230, entre as cidades de Soledade e Olivedos, sertão da Paraíba. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, a Van colidiu com um Fiat Uno e o motorista perdeu o controle, causando o acidente.

O músico fez um show na noite deste domingo em São Bento, também no sertão. Não há informação de mortos, apenas ferimentos leves e danos materiais.

▶️ BG

▶️ @plantaocaico


Bandidos metralham pelotão da PM e explodem agência bancária em Ceará Mirim

💰 Um assalto a uma agência do Banco do Nordeste em Ceará-Mirim causou momentos de terror na cidade na madrugada de ontem. segundo informações, foram pelo menos 4 veículos tipo 4×4 Toro e Hilux usados na ação criminosa, que começou por volta das 2h da manhã.

Em meio à ação, os bandidos metralharam o pelotão da Polícia Militar e agiram por cerca de 20 minutos. Uma Tropa de Choque da Polícia Militar do Rio Grande do Norte chegou à cidade logo após a ação e realizou buscas pela quadrilha durante toda a madrugada.

Populares disseram ter ouvido duas explosões. Equipes especializadas em artefatos explosivos também foram acionadas, além de investigadores. Ainda não se tem informações se os bandidos conseguiram levar o dinheiro da agência.

Muitas cápsulas de .40, 9mm, calibre 380, fuzil .50 e calibre 12 foram encontradas no chão em diversos pontos de várias ruas no entorno da agência. Os disparos e explosões foram ouvidos por moradores de comunidades mais distantes do centro da cidade, como Várzea de Dentro e Capela, por exemplo.

▶️ @plantaocaico 

Venda de carros elétricos bate recorde no Brasil em 2021

🚘 O total de VEs (veículos elétricos) vendidos no Brasil em 2021, até novembro, já superou a marca dos 30 mil, de acordo com dados do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores do Ministério de Infraestrutura).

Só no último mês, foram 3.505 eletrificados emplacados. De janeiro a novembro foram 30.445, estabelecendo um novo recorde de vendas de automóveis e comerciais leves desse segmento no Brasil.

▶️ @plantaocaico