Caicó é considerado o município mais quente do Brasil

março 21, 2022

☀️ O Brasil possui poucas estações de monitoramento de temperatura, apenas 338. Então, para que possamos detectar os lugares mais quentes do Brasil, precisamos acessar um histórico com médias máximas registradas entre os anos de 1981 e 2010, do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Foi o que fez o site CanalTech, com ajuda de Willians Bini, da Climatempo.

Com base nos dados, o lugar mais quente é o município de Caicó, no Rio Grande do Norte. Com clima semiárido, a seca é marcante e chove pouco: a precipitação média anual é de 630 milímetros. A média da capital, Natal, é de 1225 mm. Quando se trata da média de temperatura máxima, a qual abrange registros de décadas, o calor na cidade atinge 34,9 °C. Ainda assim, ao longo do ano a temperatura média da cidade gira em torno de 28 °C. Durante o verão, a média alta não passa dos 37,1 °C, enquanto no inverno a mínima é de 21,5 °C.

A reportagem lista ainda outros cinco lugares onde as altas temperaturas persistem. Assim como Caicó, ficam em uma região que é cortada pela Linha do Equador, a faixa do planeta que mais recebe energia do Sol. Só no Piauí, ficam quatro deles: Caldeirão Grande do Piauí, Picos, Floriano e Piripiri; O outro lugar é Sobral, no Ceará. Mas vale ressaltar, em 2021 um levantamento do INMET considerou que entre 2011 a 2020 houve alto aumento de temperatura, principalmente nos anos de 2015, 2016 e 2019, apontados pelo documento, como os mais quentes da história (registros começaram em 1961).

➡️ @casaninjaamazonia
➡️ @plantaocaico 

Leia Também...

0 Comments